
Como há muito havíamos previsto, o PSDB, no Ceará, é um partido sem futuro e, por isso mesmo, caminha inexoravelmente para a extinção. Para conseguir uma sobre-vida, a única saída é a fusão, juntando os cacos do que restou do DEMO (ex-Arena, PDS e PFL) e do PPS. Nascido de uma dissidência do PMDB que inchou depois que chegou ao centro do poder com o fim da ditadura militar, os dissidentes acusavam os dirigentes peemedebistas de aéticos, clientelistas e nepotistas, além de descompromissados com as causas maiores da Nação. Mas, tão logo o PSDB chegou ao poder central, aliou-se justamente com os que antes abominavam. No Ceará, Tasso Jereissati tornou-se a liderança maior dos tucanos, cooptando senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. Chegou a ter 13 dos 22 deputados federais, 26 dos 46 deputados estaduais e 130 dos 184 prefeitos municipais, uma força política arrasadora. Dos sete deputados estaduais eleitos no ano passado, somente dois (João Jaime e Fernando Hugo) devem permanecer, e a revoada de prefeitos será enorme. Com Tasso no governo, a Assembleia Legislativa passou a ser uma simples secretaria estadual, sendo o seu presidente e os demais membros da Mesa Diretora impostos pelo todo poderoso “imperador”. A exceção foi Antonio Câmara, no primeiro governo, que permaneceu no PMDB, deu dignidade ao Poder Legislativo e tornou-se uma incômoda pedra no seu sapato, derrotando-o muitas vezes. Contra a vontade de Tasso Jereissati, Antonio Câmara elegeu-se presidente da Assembleia Estadual Constituinte, acumulando com a presidência da Assembleia Legislativa. Foi um dos maiores presidentes de toda a história do legislativo cearense. O PSDB cearense era Tasso e depois dele era ele de novo. A sua vontade era imposta e não havia uma única voz que discordasse. Assim ele criou o seu próprio código de ética e mandou a fidelidade partidária pras cucuias. Em 1998 e 2002, o PSDB disputou a presidência da República, mas, no Ceará, o candidato apoiado pelos tucanos foi Ciro Gomes, então no PPS; em 2006, o então governador tucano Lúcio Alcântara disputou a reeleição, mas Tasso e sua trupe votaram em Cid Gomes. Agora, a cúpula tucana quer expulsar o deputado estadual Gony Arruda por este ter aceito ocupar a Secretaria Estadual de Esportes. Ele consultou a bancada estadual e teve o aval de seis dos sete colegas. Anteontem, Gony anunciou a sua desfiliação do PSDB, mas mesmo assim o processo de expulsão terá prosseguimento. Tucano cearense tem moral para expulsar alguém por infidelidade partidária?
FONTE: Messias Pontes – Jornalista – Notícia no Jornal O Estado do Ceará.
PS: O PSDB ipuense, que inicialmente pertenceu ao grupo político de Zezé Carlos e Toinha Carlos, é atualmente comandado pelo líder político Torrim. O Pica Pau também controla a sigla em Pires Ferreira.
Essa crise que o partido passa também se reflete na política local. Sem um apoio forte em nível de política estadual as eleições municipais se tornam complicadas e difíceis para esses políticos.
Sempre existe uma primeira vez, mas nunca antes na história da política ipuense um prefeito foi eleito sem apoio do governando do Estado. O PSDB cearense que não controla mais nem a sua cozinha, o qual no Ipu e Pires Ferreira tem como referência Torrim e Corrinha, vai encolher mais ainda nas eleições de 2012. Pelo visto e a essa altura dos já diminutos prazos eleitorais, o casal Pica Pau vai ter que se manter num partido decadente.
ESSE É O FIM, BEM MERECIDO, DE PARTIDOS QUE ESTIVERAM NO PODER E SIMPLESMENTE NUNCA OLHOU, VERDADEIRAMENTE, PARA O QUE MAIS PRECISAVAM (O POVO)... E ISSO NÃO SOMENTE AQUI NA CIDADE DE IPÚ. AGORA SÓ ESPERO QUE O POVO POSSA TOMAR CONCIÊNCIA E FAZER A MUDANÇA QUE PRECISA SER FEITO... QUANDO A CASA ESTÁ CHEIA DE RATOS É PORQUE TEMOS DEIXADO A SUGEIRA E O LIXO ENTULHADO PELOS CANTO DA MESMA. PRECISAMOS LIMPAR TUDO, TIRAR O PODRE E O IMUNDO DO MEIO DE NOSSA CASA E EXTERMINAR "OS RATOS E RATAZANAS"... SÓ O NOVO PODE MELHORAR OS ARES DO MEU IPÚ... E DAR DIGUINIDADE AO CENÁRIO POLÍTICO DO IPÚ... ACORDA E MUDA IPÚ.
ResponderExcluirja eraaaaaa pica pau
ResponderExcluirpica-pau só na tv, por isso sr.e sra pica pau tenham mais humildade.
ResponderExcluirÉ A INTEGRAÇÃO CEARENSE!!!
ResponderExcluirTAÍ DR TASSO, O QUE É CONFIAR EM FERREIRA GOMES!!!
CORRINHA PODE VIR COM 10, 20, 30, 45, O QUE FOR, NÃO MUDA NADA!
ResponderExcluirPRÁ EVITAR A EXTINÇÃO DA NOSSA CIDADE
QUEREMOS CORRINHA!
CORRINHA PODE VIR COM 10, 20, 30, 45, O QUE FOR, NÃO MUDA NADA!
ResponderExcluirPRÁ EVITAR A EXTINÇÃO DA NOSSA CIDADE
QUEREMOS CORRINHA!
alguem aqui realmente acredita que exista partidarismo numa cidade como esta?
ResponderExcluirO Tasso só tá pagando na mesma moeda,pois ele fez muita covardia com quem ajudou ele...olha o que ele fez com o ZeZé!agora já era Tasso,e pica pau,pois vc naum tem mais padrinho politico.
ResponderExcluirVotei no Sávio Pontes mas agora só voto se for na Corrinha. Eu era feliz e não sabia.
ResponderExcluirConcordo com o comentario á cima....
ResponderExcluirPartido pra mim não influi em nada, não queremos é corruptos como este que está aí no poder (SP), não importa o partido político, queremos nossa dignidade de volta.
ResponderExcluirFalar em dignidade, temos que extinguir o casal pica-pau.Não consigo esquecer de tanta opresão, humilhação e terrorismo.
ResponderExcluirPica-pau nunca mais.
O QUE NUNCA MAS PODE ACONTECER NESTA CIDADE É ELEIÇÃO DE CRIMINOSOS E ESTELIONATÁRIOS.
ResponderExcluirINDIVÍDUOS QUE SÓ SE PREOCUPAM COM SEUS BOLSOS. FRALDADORES DE LICITAÇÕES E ASSASSINOS DE NOSSA DIGNIDADE.
NÃO ACREDITO QUE A CORRUPÇÃO SEJA GENÉTICA, MUITO MENOS CULTURAL (ISSO NÃO FAZ PARTE DE NOSSA CULTURA), PORTANTO QUEM ASSIM SE APRESENTA NA POLÍTICA TEM QUE SER EXPULSO DE NOSSA SOCIEDADE.