quinta-feira, dezembro 31, 2009

OS DESAFIOS DO NOVO TEMPO


O ano que finda foi de fato bom para os Ipuenses? De fato, a chegada de um novo gestor no município representou o renovar das esperanças de uma cidade melhor. Havia uma expectativa ( e ainda há ) que o Ipu ganhasse uma agenda política diferente do provincianismo da administração passada.

Sávio Pontes iniciou seu primeiro ano de mandato procurando manter as alianças políticas que o colocaram no poder, sobretudo com a ex-prefeita Toinha Carlos. Montou um secretariado mesclando competência técnica de uns e arranjos políticos com outros, criando inclusive novas secretarias como a de Cerimonial, Ouvidoria, Relações Institucionais e Comunicação Social. Ainda em Janeiro, foi retomado o abastecimento com a água do açúde Araras e em Fevereiro tivemos um carnaval dentro da média.

Através de uma ampla articulação política encabeçada pela Vereadora Efigênia Mororó, conseguiu vencer a eleição para a Presidência da Câmara emplacando uma mesa diretora presidida pelo Vereador Nilson Rufino, asfixiando as intenções da ex-Prefeita Corrinha do Torrim de se manter viva na política ipuense, pois esta pretendia influenciar no Legislativo apoiando o Vereador Manoel Palácios para Presidente da Câmara Municipal. O voto decisivo dado pelo Vereador Fabio Borges para Nilson e não para Palácios como era esperado, foi uma ducha de água fria em Torrim.

Nos meses seguintes Sávio Pontes procurou intensificar as parcerias com o Governo Federal e sobretudo Estadual. Conseguimos um posto do INSS, casas populares, shows culturais, escola técnica e a perspectiva de uma grande obra de revitalização e estruturação da Bica do Ipu. Não esquecendo da recuperação ( já em curso) da Estação Ferroviária e da secular Igrejinha.

Ao final do ano, veio a decisão polêmica da demissão de centenas de funcionários contratados e a convocação de um Concurso Público. Essa medida, embora seja uma obediência as normas constitucionais, gera polêmica na cidade e o Prefeito precisa ser cirúrgico para amenizar o desgaste com as famílias desses funcionários afastados.

A morosidade das obras anunciadas, a ainda desorganização do trânsito, as deficiências da limpeza pública e o desgaste de alguns secretários são os grandes obstáculos a serem superados por Sávio Pontes em 2010. O rumo é esse mas o foco ainda precisa ser melhor ajustado.
Nesse início de ano, fica aqui a torcida para que tenhamos em 2010 um Ipu cada vez mais forte.

Nenhum comentário: