quinta-feira, fevereiro 25, 2010

TRANSPORTE DOS UNIVERSITÁRIOS IPUENSES CONTINUA RENDENDO INSATISFAÇÕES

A relação conflituosa que envolve os Universitários ipuenses da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e os Prefeitos da cidade está tendo mais um capítulo. O Ipu possui mais de 200 Universitários, muitos deles trabalham e outros não possuem condições de arcarem com as despesas de moradia em Sobral. A maioria pertencem a UVA, mas com a proliferação de faculdades particulares ( INTA,UNOPAR e Educare) o público tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
No momento apenas um ônibus (foto abaixo) está fazendo o transporte desses alunos nos dois turnos. Isso tem causado insatisfações entre os universitários, sobretudo aqueles que precisam do transporte no turno da noite, não esquecendo da falta de segurança que um ônibus lotado proporciona aos seus usuários. Na última segunda-feira(22/02), no turno da manhã, o ônibus trouxe mais de 80 alunos( foto acima) e no turno da noite o mesmo trás diariamente uma média de 75 alunos.

O líder dos Universitários Elomir Paulino Melo, acadêmico do curso de Filosofia, aguarda para os próximos dias uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal.

A Educação do Município não tem obrigação legal de subvencionar o transporte para Universitários. Essa é uma justificativa Constitucional que todos os Prefeitos e Secretários de Educação usam para se defender. No Ipu desde a gestão do Prefeito Zezé Carlos (1993-1996) que a Prefeitura cede o transporte dos Universitários para Sobral e nas administrações, mesmo com solavancos ( adiamentos e suspensões) essa praxe tem sido mantida. A Secretaria de Transportes do Município se encontra em sérias dificuldades para atender a demanda do alunado do município, e dessa forma, está deixando a problemática dos acadêmicos de Sobral para ser resolvida depois. Na primeira semana de aula em fevereiro a secretaria os surpreendeu, deixando-os  "a pé" para Sobral.

Os Universitários tem sempre se comportado como foco de oposições aos prefeitos. Só lembrando que no ano passado os nossos acadêmicos, em meio a um impasse com a prefeitura, fizeram uma manifestação pública de protesto contra o Prefeito a qual a oposição ainda cambaleante tentou tirar proveito. Os estudantes do nível superior são formadores de opinião e fazem parte daqueles cinco mil votos que no Ipu oscilam decisivamente em todos os processos eleitorais do município, e sempre com uma tendência oposicionista. São eles que, dentro em breve, estarão engrossando a mão de obra qualificada da cidade e que trarão renda para o município.

Cuidar dessa gente é cuidar do futuro. Não apenas da cidade, mas também da próxima eleição.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Kleber, o Ipu entrou numa roda de decadência sem tamanho, a credibilidade do(s) governante(s) nunca esteve tão baixa,se não for tomada medida de extrema urgência, iremos amargar uma grande perda do que conquistamos nos ultimos 50 anos, um exemplo é este ai, o futuro de nossa cidade é a educação, aqueles municipios que hoje são considerados grandes, prósperos, foram aqueles que investiram em seus jovens, que ao se formarem retornaram a sua terra natal ondem prestam serviços em todas as áreas, não sendo necessario a importação de profissionais de outras localidades, O Ipu sofre hoje em toda sua estrutura, é na saude que está um verdadeiro caos, na educação, na infra estrutura, e até nas mais simples tarefas, não existe coodenação em nada, nada funciona, a não ser a grande maquina de corrupção aqui instalada.

Anônimo disse...

Caro Kleber Teixeira, sou universitário ando nesse ônibus todos os dias, arrisco a minha vida, pois o ônibus vai e vem lotado se tornando muito perigosa a viagem, mas fazer o que, já procuramos o prefeito falamos do problema, ele mandou foi agente procurar a justiça(promotor da cidade). Eu nunca imaginei que o atual prefeito iria fazer isso, nunca pensei que ele fosse fazer essa sacanagem com os universitários.

Anônimo disse...

Esse caos minha gente, eu sinto como vocês estão sentindo agora. É uma época caótica mesmo, sabe? Caótica amigo Universitarios! Mas é o prenúncio de um "novo tempo" que vem. Esse tempo vem com o trem. Chama-se trem das sete. Ele só passa uma vez. ( RAUL SEIXAS )

Graças a Deus, ele só passa uma vez!

Anônimo disse...

Infelizmente professor é assim, agradecemos muito a ex-prefeita Corrinha que sempre buscou nos compreender e nos ajudar em relação a nossa formação acadêmica com o ônibus que nos disponibilizava, mas hoje a situação esta caótica parecem que querem nos empurrar com a barriga este é o sentimento dos universitários de Ipu, esquecendo que até eu e muitos de nós colocamos o pessoal da atual administração no lugar onde estam, mas isso não vem ao caso. É até invejoso prefeitos da região que dão total apoio aos universitários de suas respectivas cidades, além do transporte de exelente qualidade, disponibilizam até mesmo casas de apoio e alimentação.Ô Ipu sem sorte.

Anônimo disse...

porque esse blog não traz a verdade da atual corrupção na politica de ipu ou o kleber teixeira já comeu a sua parte do bolo?

Anônimo disse...

O prefeito Municipal de IPU, disponibilou na quarta-feira (03 de março) um micro-ônibus amarelo para dar suporte ao ônibus grande que transporta os universitários de Ipu à Sobral...

Obrigado pela compreensão Sr. Sávio Pontes.(prefeito de Ipu)...........