terça-feira, julho 20, 2010

ENEM - ESCOLA MURILO AGUIAR É A MELHOR COLOCADA ENTRE AS IPUENSES

O Ministério da Educação divulgou o ranking das melhores escolas de Ensino Médio do Brasil. O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, o qual teve sua prova aplicada em Dezembro de 2009, foi utilizado como diagnóstico determinante no grau de qualidade entre todas as escolas da rede pública e privada do Brasil. No Ceará , os melhores resultados da rede privada foram obtidos pelas sedes (inclusive a de Sobral) do Colégio Farias Brito. Segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão governamental responsável pelo ENEM, a média nacional foi de 500 pontos. As escolas que não ultrapassaram essa média se encontram com sérias deficiências em seus processos de ensino-aprendizagem.
Esse ano o diagnóstico será mais preciso, pois muitas escolas deverão aumentar a participação dos seus alunos na prova nacional do Enem, pois este será o único meio de adentrar as principais universidades públicas do país como é o caso da UFC( Universidade Federal do Ceará).
Em 2009 só foram consideradas no ranking as escolas que tiveram mais de dez alunos participando do ENEM. As duas escolas de Ensino Médio de Ipu da rede particular, Patronato e Colégio ipuense, não foram avaliadas devido a participação evasiva dos seus alunos concludentes de 3º ano. Mas nesse ano já há uma intensa movimentação dessas instituições para a participação de todos os seus alunos, pois não apenas a UFC mas também a UVA utilizarão o ENEM como critério de seleção para 2011.
O grande destaque do Ipu foi a Escola Murilo Aguiar. Fundada nos anos 80 através de um esforço colossal da Vereadora Madalena Pontes e do Deputado Francisco Aguiar, a escola tem como núcleo gestor os educadores Nivaldo de Araújo (Diretor), Maria Barros e Elton Moreira, ambos coordenadores pedagógicos. Além de grandes professores a instituição também conta com o renomado Professor Raimundo Augusto Martins na articulação educacional. O “Murilão” superou a média nacional e atingiu a pontuação de 518,94.
Apesar dessa conquista louvável da Escola Murilo Rocha Aguiar temos que observar que o Ipu, observando apenas como referência a rede pública, foi superado por escolas de outras cidades da região. Vejamos: Escola Israel Leocádio - Sobral (564,63 pontos – foi a melhor do Norte do Ceará), Escola Cesário Barreto – Sobral (559,91 pontos), Escola Tancredo Nunes – Tianguá( 539,89 pontos), Escola Priscila Maciel – Hidrolândia ( 524,28 pontos), Centro Educacional Olcino Pereira- Hidrolândia ( 521,66) e LICEU de São Benedito ( 522,5 pontos). Visto por esse ângulo, notamos que as escolas de Ipu precisam sempre adotar uma agenda de superação nas suas estratégias para o sucesso dos seus alunos na prova do ENEM ( que esse ano acontecerá em 6 e 7 de Novembro), pois devem buscar sempre uma melhor colocação a cada ano nesse ranking que já é referência nacional.

Nenhum comentário: