sexta-feira, julho 09, 2010

MARCÍLIO LIMA - UM EXPLEMPLO DA VERSATILIDADE CULTURAL DO IPUENSE

Nascido em 28 de Maio de 1954, Francisco Marcílio de Melo Lima é um dos personagens que mais exemplificam a versatilidade cultural do povo ipuense. Carnavalesco, instrumentista e compositor, Marcílio é sempre visto em sua motoca “vasculhando” diariamente as ruas do Ipu e batendo ponto na Farmácia Imperial do Milfon ou no Bar do Flavinho, distribuindo simpatia e deixando a nossa terra cada vez mais folclórica. Filho do dramaturgo Chico Lima, o nobre artista quando perguntado sobre os carnavais de outrora de sua terra afirma: “O carnaval do Ipu acabou, explodiu, fez fumaça no ar......e a saudade me cala”.

Marcílio teve uma vida frenética e viveu intensamente os nuances da sua geração. Em 1973 foi um dos craques do futsal ipuense que conquistaram o campeonato Intermunicipal ao lado dos conterrâneos Marcos Baú, Ferreirinha, João de Deus e Cia. Foi baterista no final da década de 1970 do histórico conjunto musical Os Satélites. Protagonizou o épico carnaval ipuense dos anos 90, sendo o principal letrista das músicas do Bloco Papalau e da Mala. O Vovô coruja de Mirela e de Dimateu, suas grandes paixões e fonte inspiração, também musicou os hinos das Escolas Moacir Alves Timbó e Eunice Martins Aragão.

O artista afirma que teve uma grande tristeza com a partida do seu melhor amigo, Serjão, em 2004 Mas, por outro lado, vive um momento de grande alegria com a sua aprovação no concurso público da Prefeitura Municipal.

“Quando o poeta emudece é por que a emoção transborda” –    Marcílio Lima 

2 comentários:

Herbert Nobre disse...

Sou fã dessa figura!
Tocamos juntos no Choro Feliz.

João Guilherme disse...

Grande Ipuense. Simples e ao mesmo tempo de muita profundidade ao grassar seus pensamentos.