quarta-feira, dezembro 22, 2010

PROCURA-SE UM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Há quase dois meses a educação de Ipu se encontra sem Secretário, vitimada pela demissão abrupta e coletiva de membros do primeiro escalão feita pelo prefeito Sávio Pontes no início de novembro. Após a dispensa da professora Aldânia Lima o quadro técnico de educadores, que assumiu o comando da pasta temporariamente para que a mesma não ficasse acéfala, aguarda para os primeiros dias de janeiro a nomeação do seu novo comandante.
Depois da saída da Professora Danielle Taumaturgo o Prefeito Sávio Pontes ainda busca um educador que assuma a altura da ex-dirigente. O Prefeito sempre confessa a pessoas próximas que, por ele, a secretaria teria ficado até os dias atuais com a competente Professora Argentina Castro.

ESPECULAÇÕES

O suplente de vereador e renomado Professor, Flávio Pereira, foi cogitado para o cargo, mas o mesmo traria consigo sua equipe (repleta de Pica Paus, embora muitos deles reconhecidamente competentes como a Professora Clédina Paulino) para a pasta o que causaria um mal estar terrível no já desgastado paço municipal junto ao seu eleitorado Cururú. Conceição Guilherme, ex-diretora do CRED-5 e também ex-secretária do município, foi também cogitada . A professora Regina Martins, ex-subsecretária de Aldânia, é uma forte candidata para o cargo, pois é de confiança do Prefeito e se encaixa assim no perfil buscado pelo mesmo para novas indicações do seu novo secretariado. A pedagoga Ivaneide Fernades, atual coordenadora do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), é no momento também cotada para a pasta, pois além do perfil técnico satisfatório é pessoa próxima a ex-prefeita Toinha Carlos a qual Sávio não quer perder ligação.

ERRO NA GESTÃO ANTERIOR

A educação municipal é um campo minado e que não pode ser entregue a qualquer pessoa. Na gestão anterior da Prefeita Corrinha do Torrim, em uma atitude despótica e nepótica, entregou a secretária para sua cunhada Lúcia Torres. O resultado final foi terrível, pois ficamos com números qualitativos medíocres e entre as piores colocações dos indicadores escolares do Estado do Ceará.

PERFIL DO PRÓXIMO SECRETÁRIO

O próximo, ou próxima, secretário(a) de educação deve ter os seguintes atributos:

1. Ter amplo conhecimento e experiência do funcionamento da educação pública, sobretudo da educação municipal, com suas rigorosas avaliações, seus projetos em andamento, dificuldades e nuances funcionais;

2. Ser respeitado e admirado por seus colegas da área de trabalho e agregador em suas ações corporativas;

3. Conhecer bem o município com suas barreiras geográficas e as dificuldades em executar as ações e projetos;

4. Ter respaldo junto ao Prefeito para lutar por questões salariais e força para barrar indicações políticas que implicam em incompetência técnica;

5. Ter o dom da oratória, pois não serão poucos os eventos em que o(a) mesmo(a) terá que se expressar mostrando inteligência emocional;

6. Ter moral e boa conduta junto à vigilante e exigente sociedade ipuense.

RECUPERAÇÃO DE POPULARIDADE


O prefeito Sávio Pontes anda preocupado com a sua popularidade que está em baixa, e se ainda pretender ter vida política no Ipu terá que ser engenhoso e agregador em seus próximos e delicados passos políticos. Deve saber ele que o ano de 2011 será decisivo, pois o que se plantar politicamente nele certamente se colherá eleitoralmente em 2012. A pessoa da secretária de educação sempre ocupará um papel de coadjuvante de luxo nos processos eleitorais, pois os números da sua pasta e as suas ações políticas terão um peso decisivo no projeto de reeleição de qualquer prefeito.  Basta observamos o “peso morto” que teve que carregar a ex-prefeita de Ipu no seu último ano de mandato.
A margem de erro do Prefeito terá que ser mínima daqui para frente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ele teria que pintar o Ipu de ouro, mesmo assim não votaria mas nesse prefeito, ninguem de carater vai querer ser secretario dessa administração pra depois ter seu nome sendo investigado pela promotoria, a popularidade dele esta la embaixo, ja eraaaaaaaaaa.

Anônimo disse...

Blogueiro, faça uma enquete; talvez encontraremos alguém para assumir a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

O Flávio não mamãe, Argentina não mamãe, PELO AMOR DE DEUS NÃO MAMÃE...