quarta-feira, junho 15, 2011

FIM DA MESMICE EM SOBRAL: POSSÍVEL CANDIDATURA DE DR. GUIMARÃES À PREFEITO AMPLIARÁ O DEBATE POLÍTICO

            Photo Effect Result
Desde o ano de 2000 acompanho de perto as eleições municipais de Sobral, pois  a partir de quando passei a ter duplo domicílio não consegui ficar alheio a evolução política da Princesa do Norte, mesmo sendo um eleitor ipuense.
Senti que a cidade passou por um processo de grandes transformações com as duas gestões de Cid Gomes (1997-2004), mas também percebi que o debate político na cidade, ou seja, a existência de uma oposição salutar na cidade simplesmente foi dissipada. Essa situação foi causada pela sedutora política de cooptação de possíveis adversários feita pela “escola Ferreira Gomes”.
O único tostão, porém valioso, que ainda insistiu nessa empreitada cidadã para a existência de um Estado Democrático de Direito, foi a do então combativo Vereador Luciano Linhares. Em 2004, ocasião em que Cid lançou como seu sucessor Leonidas Cristino, Linhares se candidatou a prefeito, mas acabou sendo ofuscado – para não dizer prejudicado- pela candidatura ideologicamente inconsistente de Marcos Prado.
Leonidas Cristino fez uma administração discreta, onde as possíveis falhas da sua gestão jamais foram consistentemente discutidas pela acomodada imprensa falada e escrita da cidade e até mesmo pelos bem comportados edis da Câmara Municipal. Sua reeleição em 2008 foi um mar de bucolismo em meio ao Estabelishment criado por aqui, onde surgiram candidaturas oposicionistas, como foi o caso do sindicalista Muniz (fomentadas sabe-se lá por quem), que atenderam mais ao grupo situacionista do que aqueles que esperavam ter a opção de um voto de oposição ideologicamente consistente.
Com a entrada de Veveu na Prefeitura e a sua virtual e frágil tentativa de reeleição, mesmo apoiada por Cid Gomes e o PT de Dilma, vejo um cavalo selado a espera de um candidato oposicionista, pronto para cavalgar para a vitória.
Todo esse tédio parece ter chegado ao fim. Em 2012, se não houver a ação “de forças ocultas” e se o popular (mas já comprovadamente limitado eleitoralmente) Marquinhos “Chocolate” Prado, não se intrometer, teremos a  competitiva chapa à Prefeito de Sobral do Dr. Guimarães (PV), uma liderança nova e corajosa e que nas eleições de 2010 já mostrou sua força sendo o segundo candidato a Deputado Estadual mais votado em Sobral.
Dr. Guimarães, apesar de não poder votar nele, acredito piamente que a sua candidatura vai trazer de volta não só uma verdadeira opção de voto, mas também o benéfico debate político o qual tanto anda arredio numa cidade que aspira ao cosmopolitismo mas que ainda insistem em fazer com a mesma continue a ter uma política provinciana.

Nenhum comentário: