quarta-feira, junho 22, 2011

PSB X PSB: ELIANE NOVAIS NÃO ADMITE INTERVENÇÃO DOS FERREIRA GOMES


            (Eliane Novais afirmou não reconhecer a anulação de atas do partido)

“Minha candidatura saiu da instância partidária e hoje está com o povo de Fortaleza. Sou a deputada do PSB mais votada em Fortaleza, com 30 mil votos”, disse Eliane da tribuna. “Eu não sei se é porque eu sou mulher, se é porque eu fortaleço a prefeita Luizianne Lins... É uma coisa muito estranha. Mas, independentemente de Cid, Ciro ou Ivo, vou me lançar pré-candidata”.
O discurso de Eliane foi de reação aos fatos ocorridos na segunda-feira, quando a maioria do PSB municipal, ligada a Cid, presidente estadual do partido, anulou a ata do diretório municipal, presidido por Sérgio Novais (irmão de Eliane), que referendava a pré-candidatura da deputada. A ata, produzida no começo de abril passado, foi invalidada anteontem por 20 votos da ala de Cid contra 10 do grupo dos Novais.
DIGO AOS GOMES QUE FICO
Para Eliane, não há dúvida de que a anulação é coisa dos Ferreira Gomes. “É estranha essa mudança na correlação de forças. Até um tempo atrás nós tínhamos a maioria no partido. Não podemos aceitar nenhuma intervenção abusiva na executiva municipal. Precisamos observar coletivamente esse movimento que tenta confundir a cabeça da população de Fortaleza”, disse a deputada, acompanhada pelos olhos e ouvidos atentos de José Sarto (PSB), que se pronunciaria depois.
Além da tentativa de matar no berço sua candidatura, Eliane acusou os Ferreira Gomes de querer tirar Sérgio Novais do comando do PSB de Fortaleza. “Os acontecimentos recentes me levam a crer que há uma reação no partido contra a possibilidade de o mandato do Sérgio se prolongar até 2014. Não aceitaremos nenhuma intervenção da executiva estadual sobre a municipal”.
TÁTICAS NAZISTAS
José Sarto pediu aparte a Eliane e foi por esta ignorado. Encerrado o discurso da correligionária, ele ocupou a tribuna para “restabelecer a verdade” e frisar que o resultado de segunda-feira deixa claro que o diretório municipal do PSB não reconhece a candidatura da Eliane.
Ademais, conforme Sarto, aquela documento não tinha validade. “As pessoas que estiveram na reunião disseram que assinaram apenas uma lista de presença, não uma ata”. Assim, na reunião da segunda-feira, “depois de cinco horas e meia de reunião, deliberou-se que a ata estava completamente irregular e foi nula”.
Não obstante, prosseguiu Sarto, Eliane tem usado a tática do regime nacional-socialista alemão de repetir uma mentira até que ela soe verdadeira. O deputado disse mais: que Waldemir Catanho, articulador político de Luizianne Lins, está agindo nos bastidores, a mando dela, para tumultuar o PSB. “Não há perseguição no PSB. A deputada diz que o governador tem feito pressão, mas talvez seja o Catanho atrapalhando”.
Eliane replicou fazendo uso de um outro elemento da tática nazista que caracterizaria a ação dos Ferreira Gomes: a blitzkrieg, o ataque-relâmpago da máquina de guerra de Hitler. “Ao falar na prática nazista, o deputado Sarto mostrou total desconhecimento da história do PSB, e por isso fala aquilo que não é cabível. Agora, eu conheço a blitzkrieg, o rolo compressor alemão que querem fazer no PSB”.
PSB NA CABEÇA E PT NA VICE
À imprensa, Eliane reforçou que os Ferreira Gomes a perseguem “por causa da força política que temos em Fortaleza”. A deputada afirmou que, por ela, PSB e PT mantêm a aliança firmada em 2004, tal como Cid diz desejar. Mas tal arranjo não impede sua candidatura, ela salientou. “O PSB pode estar na cabeça de chapa e o PT na vice. Isso não prejudica o projeto político que está estabelecido em Fortaleza”.
A deputada disse ainda que o governador desrespeitou os trâmites do PSB ao adiantar-se e lançar ao páreo o seu secretário de Cidades, o deputado petista licenciado Camilo Santana. “Não houve debate”, queixou-se Eliane, porque o PSB dos Gomes “só faz reuniões por questões eleitorais”.
Ela prometeu continuar trabalhando sua candidatura ao Paço de modo a fazê-la realidade no congresso municipal do PSB, cuja data ainda será marcada. “Vou continuar pré-candidata e vou para a luta nas bases, e vamos para o congresso do partido mostrar quem tem força. Quem tem 30 mil votos para a Assembleia pode ter muito mais para a Prefeitura de Fortaleza”.
PROBLEMAS COM SÉRGIO NOVAIS
Sarto, por seu turno, disse aos jornalistas que os fatos recentes não têm relação com as vontades do governador: “O que há é uma insatisfação grande da ala histórica do PSB. Temos nomes respeitáveis no PSB que deflagraram esse movimento. Há uma tentativa de desfocar a discussão colocando dois lados: o do governador Cid Gomes e o do Sérgio Novais”.
Sobre a mudança de correlação de forças citada por Eliane, Sarto declarou que tal virada ocorreu em decorrência de discordâncias antigas com Sérgio Novais. “A parcela majoritária da ala histórica do PSB há tempos não concorda com o presidente municipal. Essa divergência aflorou agora. Divergências que todos os membros da ala histórica fizeram questão de tornar públicas”.
O incômodo, de acordo com Sarto, foi agravado com o comportamento de Eliane. “A deputada pode falar por ela, não pelo partido, porque o partido não foi escutado. A coisa foi tomando vulto porque foi dito que executiva e diretório tinham sido reunidos, e isso é mentira. Não foram. Sou filiado e nunca fui chamado, e desafiei ontem [segunda] o presidente Sérgio Novais a dizer que tinha me chamado sequer por telefone”.
“MANIA DE CONSPIRAÇÃO”
Em suma, finalizou Sarto, é “mania de conspiração” o que Eliane Novais apresenta. “Não podemos desviar o foco nem querer vitimizar-se por ser mulher, porque Fortaleza já não engole essa. Fortaleza já elegeu a Maria Luiza, a Luizianne... É uma tentativa manjada de querer vitimizar-se por ser mulher”.
O deputado salientou que falava do PSB com autoridade e afirmou que o sucesso de Eliane na eleição de 2010 tem muito a ver com a ajuda de Luizianne Lins. “Sou membro do diretório municipal, sou deputado no quinto mandato, sou um dos deputados historicamente mais votados, não uma vez só - quero ver mais pra frente, se a Eliane vai ser a deputada mais bem votada sem a ajuda da Prefeitura de Fortaleza”.
Fonte: Bruno Pontes - Jornal o Estado
A já pública discórdia entre os correligionários Cid Gomes e Eliane Novais acentuaram-se ontem na Assembleia Legislativa, onde a deputada protestou contra “a perseguição do Palácio da Abolição” à sua candidatura a prefeita de Fortaleza pelo PSB. E quem tem operado a ação, segundo Eliane, é Ivo Gomes, chefe de gabinete do irmão governador.

Nenhum comentário: