domingo, julho 10, 2011

MOSQUITOS QUE ENGASGAM: AMBULÂNCIAS SUCATEADAS E O SAMU EM IPU

A maioria das cidades do interior não contam com estrutura de atendimento emergencial em sua rede de saúde pública e particular. A tradicional saída das Prefeituras é colocar ambulâncias à disposição daqueles que se encontram em situação de saúde crítica, e que requerem transferência emergencial para hospitais de maior porte. O Ipu é mais uma dessas cidades, mas a situação de sucateamento das ambulâncias da Prefeitura deixa a população apreensiva.
O Blog do KT procurou ouvir vários motoristas da P.M.I e ao mesmo tempo visitar as instalações onde se encontram as ambulâncias do município. O resultado é preocupante.
Apenas duas ambulâncias se encontram em condições de funcionamento para tender uma população de mais de 40.000 mil habitantes. Detalhe: são ambulâncias pequenas, sendo uma alugada da empresa Easy Life e uma outra sem a mínima condição de fazer um transporte seguro, pois esta se encontra com pneus esgotados, motor falhando e o pára-brisa quebrado. Um dos motoristas ouvidos chegou até a fazer piada dizendo “Se o paciente for do tamanho do Padre Nonato, num cabe nela (ambulância) não !”
Na semana passada o Ipu passou alguns dias sem ambulância e teve até um episódio polêmico, no qual um senhor de idade avançada foi levado em uma dessas ambulâncias para a Santa Casa de Sobral. No percurso o carro quebrou e o paciente faleceu dentro da mesma.
SUCATEAMENTO E REPARO
Há mais de dois meses se encontra para reparo na oficina do Mestre Venta duas ambulâncias de grande porte, uma da marca Iveco e a outra Pegeaut. Conversamos com o proprietário da oficina, o mesmo disse que estaria iniciando os trabalhos de recuperação na próxima segunda-feira(11 de julho), pois somente agora que as peças e o valor do pagamento inicial do serviço foram realizados pela Prefeitura.
Duas outras ambulâncias se encontram em oficinas de Sobral e uma outra se encontra sucateada na garagem da Prefeitura. Segundo um dos motoristas “ Uma dessas que está em Sobral já está pronta, só falta a Prefeitura pagar um dois mil reais para a oficina”.
MOTORISTAS DESVALORIZADOS
Dos motoristas ouvidos pelo Blog do KT, todos se mostraram insatisfeitos com os salários. Somando salário base, gratificações e horas extras, nenhum recebe mais que mil reais por mês. Os funcionários também reclamaram que passaram quatro meses sem receber nenhum tipo de adicional. “Salvamos vidas, precisamos ser valorizados pelo Prefeito!”, nos disse um dos profissionais do volante. Outro nos confirmou que "uma das cidade que pior paga seus motoristas de ambulância é o Ipu, conversarmos com os motoristas das outras cidades e eles dizem que não sabem como que agente aguenta."
SAMU E A CONTRADIÇÃO
Enquanto o Prefeito anuncia a vinda de um SAMU para o Ipu, a fiel situação das ambulâncias é essa que relatamos. O Prefeito continua engolindo bois e se engasgando com os mosquitos.

9 comentários:

Anônimo disse...

SO A CORRINHA VIA A NECESSIDADE DE DAR ASSISTENCIA AO VEICULOS E VALORIZAR OS PROFISSIONAiS. NO VELHO TEMPO AMBULANCIA NUNCA FOI PROBLEMA...

Anônimo disse...

Ipu todo ta entregue as traças...
queremos Toinha Carlos em 2012.

Anônimo disse...

Que bom q agora o amigo Kleber voltou a olhar pelo nosso Ipu, pq o prefeito tava achando ótimo q o foco tinha sido desviado dele. Kleber o Ipu tá acabado. Me diga se qd vc vem aqui vc vê alguma coisa de novo, alguma obra? pois é... num tem mesmo. Só tem uma cidade se acabando, cheia de buracos, e num é só buraco no asfalto não.

Daniel Lauriano disse...

uma cidade como o ipu, o sr. prefeito teria que ter a responsabilidade de ter no minimo 3 ambulancias de plantão 24 horas, em bom estado de conservação. É claro que a administração novo tempo quer está no programa samu, não pelo programa, que na sua essencia é muito bem elaborado, tudo vem abaixo quando chega nas mãos dos gestores municipais. Sobre o salario dos motoristas como de todo funcionalismo, é justo pagar o que o lei e os sindicatos acordam em assembleias, muito mais justo é pagar os trabalhadores do municipio em dia, coisa que na administração atual tem sido um agravante.
Continuo achando que a administração Novo Tempo, não tomou rumo, nem prumo e está na contra mão de questões simples, como a falta de politicas publicas, atraso no pagamento de funcionarios , a ingerencia em varias pastas como o "engessamento"da maquina administrativa, pra não dizer que nossa cidade está quebrada, literalmente.


Daniel Lauriano

Anônimo disse...

Amigo acima não concordo com o seu comentário, pois na gestão da Toinha ambulância era um de tantos problemas, quando tinha motorista não tinha gaolina, quando tinha motorista não tinha pneu e muitas vezes não tinha nem gasolina, pneu, e motorista com salários atrazados... Por isso é que a Toinha até hoje apoia a administração do novo tempo.

Anônimo disse...

toinha carlos foi e é a grande responsavel pelo TISUNAME-savio...ISTO NÃO ESQUECEREMOS!

Salomão Vieira disse...

Apenas um carro que o prefeito desfila em Ipu - Fortaleza, dava pra comprar as ambulâncias que a cidade necessita e ainda mante-las os quatro anos de gestão, com combustível e manutenção. Kleber, quer saber, já cansei de tanto fato consumado de falcatruas, licitãções, enriquecimento ilicito, o que adianta se quem poderia fazer alguma coisa, ta toda comprometida até o talo. A Toinha não pode fazer frente ao Sávio por que o Sávio conseguia linhas para as empresas da familia. A Justiça ta toda comprada pela cúpula Cid Gomes. Eu vou é virar bandido, oh desculpa! politico!!!

Anônimo disse...

O SAMU é uma doação do Governo Federal aos Municipios acima de quarenta mil habitantes, por isso o Ipu irá receber, pois com certeza uma ambulância SAMU jamais seria prioridade do prefeito, pois seria uma contradição pois ele não mantém nem as que estão para o atendimento diário...

Anônimo disse...

caros amigos, se não tiver algém para administrar a manutenção desses veiculos irá continuar assim pra sempre.