sábado, julho 09, 2022

EM MAIS DE DOIS ANOS DE PANDEMIA, JUNHO É O PRIMEIRO MÊS SEM MORTES EM FORTALEZA

(O Povo) - Fortaleza encerrou o mês de junho sem nenhum óbito registrado em decorrência da Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É a primeira vez que a Capital cearense fica um mês inteiro sem mortes pela doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

Em junho do ano passado, a cidade havia registrado 1.375 óbitos decorrentes da infecção. No mesmo mês de 2020, primeiro ano da crise sanitária, o número chegou a 2.110. Na última terça-feira, 5, o cidade voltou a registrar uma morte por complicações causadas pela doença depois de 41 dias. Antes disso, o último óbito tinha ocorrido no dia 24 de maio.

Conforme dados da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o número de mortes por Covid-19 em Fortaleza apresenta redução gradativa desde abril, quando foram registrados 16 óbitos, ante a 69 no mês anterior. Em maio, a estatística caiu para seis, indo a zero no mês passado. Nos primeiros sete dias de julho, há o registro de uma morte.

No primeiro semestre deste ano, a Capital cearense registrou 94,5 mil casos de Covid-19 e 839 mortes em decorrência da doença, segundo mostra o IntegraSUS. A taxa de letalidade —proporção entre casos confirmados e mortes— é de 0,9. No intervalo, mais de 253 mil exames de detecção da doença foram realizados nos 184 municípios do Estado. Ainda há atualmente cerca de 4,8 mil registros suspeitos em investigação na cidade.

Nenhum comentário: