quinta-feira, julho 21, 2022

FERNANDO SANTANA É UM DOS MAIS COTADOS PARA SER O CANDIDATO DO PT AO GOVERNO

(Por Kléber Teixeira) - O vice-presidente do PT Nacional, o deputado federal José Guimarães, falou nesta quinta-feira (21) de nomes que foram colocados à disposição do partido para disputar o Governo do Ceará. A decisão deve sair até o próximo sábado (23), quando a sigla realiza "Encontro de Tática do PT", em Fortaleza. O partido, junto com outras legendas, como MDB, PP e PCdoB, anunciaram que formarão palanque próprio após racha com o PDT.

A escolha do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) como pré-candidato ao Governo no grupo governista, em detrimento da pré-candidatura à reeleição da governadora Izolda Cela, foi apontada por petistas como um "rompimento unilateral" da aliança por parte dos pedetistas. 

Já lideranças do PDT afirmam que ainda buscam a unidade da aliança e que não são responsáveis pelo racha, como disse o presidente do PDT Ceará, André Figueiredo. 

Entre os nomes citados por Guimarães, estão os três deputados federais do PT no Ceará: o próprio Guimarães, Luizianne Lins e José Airton Cirilo. Também são cotados os deputados estaduais Elmano Freitas e Fernando Santana e os vereadores de Fortaleza Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar. Mas o Deputado Fernando Santana é o mais cotado para ser o candidato do PT

PERFIL

Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana está no primeiro mandato como deputado estadual. Antes disso, exerceu cargos em secretarias da Prefeitura de Barbalha e também ligadas ao ex-governador Camilo Santana. Ele foi coordenador de campanha do então candidato ao Governo do Ceará em 2014 na região do Cariri. 

Durante o primeiro mandato de Camilo, também foi secretário Adjunto do Gabinete do Governador. Em 2016, foi candidato a Prefeitura de Barbalha, mas acabou derrotado por Argemiro Sampaio, na época no PSDB. 

Nenhum comentário: