Click nos textos abaixo e leia sobre a evolução política de Ipu

domingo, março 08, 2015

MEC ATRASA REPASSE DO FIES PARA UNIVERSIDADES

Em troca da isenção da mensalidade do curso escolhido, universitários devem realizar 12 horas semanais de serviços comunitários
O Ministério da Educação (MEC) atrasou pagamento a faculdades privadas com alunos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), segundo relatos de dirigentes e associações do setor. A queixa é de que o último pagamento, previsto para fevereiro, não foi feito. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC responsável pelo Fies, não confirmou atrasos.
Para fazer o repasse da verba federal para as instituições privadas, o FNDE paga as faculdades com títulos públicos, usados por elas para quitar tributos. Como o valor do certificado pode ser maior do que o débito com impostos, o governo recompra os títulos restantes e esse dinheiro cai na conta da faculdade. As escolas se queixam que o FNDE não respeitou a data para a primeira recompra, de 27 de fevereiro, segundo o calendário do órgão.
O MEC e as faculdades privadas travam uma guerra desde dezembro, quando uma portaria mudou parte das regras do Fies. Até 2014, por exemplo, eram doze datas para recompra dos títulos pagos às escolas. A partir deste ano, serão apenas oito vezes, o que reduz o fluxo de caixa das faculdades.
O diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, diz que o atraso piora a situação. "Já não tivemos a recompra de janeiro, que acabou após a mudança de regra, e agora estamos sem a de fevereiro."
Fonte:Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário