Click nos textos abaixo e leia sobre a evolução política de Ipu

quarta-feira, julho 30, 2025

AILCA PROMOVE A 4ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ARCHIMEDES MEMÓRIA

As escolas públicas e privadas de Ipu estão sendo convidadas para participarem da 4ª edição do Prêmio Archimedes Memória. O evento educacional e cultural é promovido pela AILCA - Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Confira AQUI o Edital 2025.

Cada instituição de ensino pode inscrever até 20 (vinte) alunos que estejam regularmente cursando o Primeiro Ano do Ensino Médio. A prova -  a qual será aplicada em 13 de setembro (9h) - conterá um total de 20 (vinte) questões, sendo assim distribuídas: 10 (dez) questões de Matemática e 10 (dez) questões de História da Arte Ocidental e do Brasil, podendo, algumas destas contemplarem a importância histórica dos projetos arquitetônicos desenvolvidos por Archimedes Memória e a sua biografia.  

A noite de premiação dos alunos com os melhores desempenho, acontecerá no sábado, 27 de Setembro ( 19h), na sede da arcádia que fica localizada  na Rua Pedro Aragão - 1271, Centro de Ipu.

A AILCA busca com esse evento cultural-educacional estimular na comunidade ipuense a importância biográfica do ilustre filho da terra e renomado arquiteto brasileiro, Archimedes Memória (1893-1960). Em consonância, busca também estimular no alunado o conhecimento das ciências matemáticas e da história das artes, áreas de pesquisa pertinentemente presentes no ofício da arquitetura.

Comissão Organizadora


terça-feira, julho 29, 2025

ATENÇÃO PROFESSORES - PREFEITURA DE SOBRAL INICIA PREPARATIVOS PARA NOVO CONCURSO

O prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil), através da portaria n.º 423/2025 (SME), determinou a criação de uma Comissão Técnica para a realização de estudos para a realização de um novo concurso público para professores e orientadores educacionais da rede pública municipal. 

Conforme a portaria da prefeitura e publicada no Diário Oficial do Município (DOM 2109) do último dia 22 de julho de 2025 (página 26), a Secretaria de Educação, comandada pela professora Cynira Sampaio, considera que há "a necessidade permanente de recomposição e fortalecimento do quadro de professores, visando à garantia do direito à educação com qualidade social".

ÚLTIMO CONCURSO

Realizado em abril de 2023 e com seu resultado homologado em dezembro do mesmo ano, o último concurso foi promovido pelo ex-prefeito Ivo Gomes (PSB) e teve como banca examinadora a UECE (Universidade Estadual do Ceará). No final de sua gestão, Gomes fez a convocação de todos os aprovados no certame, completando o número de vagas ofertadas no edital. 

Mesmo convocando pontualmente alguns aprovados que se encontram no cadastro de reserva do último concurso, acredita-se que o prefeito Oscar não o renovará por mais dois anos, como assim a lei permite. O gestor certamente fará um novo concurso "para chamar de seu", ou seja, da sua gestão municipal iniciada em janeiro de 2025. 

SOBRAL TAMBÉM ADERIU A PND

A prefeitura de Sobral aderiu nesse ano à Prova Nacional Docente (PND). A prova poderá ser também utilizada como critério único ou etapa para o próximo concurso e/ou seleções que a Secretaria de Educação realize nos próximos meses. O resultado, ou seja, a pontuação (nota) dos participantes da edição 2025 da PND está prevista para o próximo dia 10 de dezembro. 

MASSA CONCURSOS

Com sede no Colégio Coração de Jesus, o Massa Concurso - especialista em concursos educacionais -  promoveu entre dezembro de 2022 e abril de 2023, um super-intensivo para o concurso da prefeitura de Sobral. Ao final, os alunos do Massa conquistaram dezenas de aprovações inclundo o primeiro lugar.


quinta-feira, julho 24, 2025

CLÁUDIO PINHO SERÁ O ESTADUAL DA OPOSIÇÃO DE IPU EM 2026?

O deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), cunhado do ex-prefeito Sérgio Rufino (PSB) e hoje ferrenho opositor do governador Elmano de Freitas (PT), certamente não será novamente o candidato oficial do grupo liberdade em Ipu. Com a adesão de Sérgio Rufino ao governo do estado via PSB de Cid Gomes – o que já lhe proporcionou como bônus o comando da Ematerce de Ipu para seu irmão Tião Rufino, Pinho se tornou um “incômodo” partidário. 

Mas quem será então o candidato a deputado estadual pela oposição em 2026? Cenas do próximo capítulo, mas esse nome tem que ser estratégico e que facilite a necessária boa votação para estadual a qual em muito reflete o ambiente político para a próxima sucessão municipal. Lembrando que em 2022, mesmo com o comando da prefeitura, os Rufinos só conseguiram conquistar 5.873 votos para Cláudio Pinho nas urnas ipuenses.

Leia a matéria relacionada abaixo


quarta-feira, julho 23, 2025

"AGORA SOU PRAIA TAMBÉM" - COOPTAÇÕES INEVITÁVEIS E POSTAGENS EVITÁVEIS

Alvo de muitas divergências dentro de grupos partidários que já comandaram o Ipu, a cooptação de adversários acabou virando uma praxe da “velha política” ipuense. Os comandantes do poder se sentem tentados na estratégia de fortalecimento político do seu grupo ao mesmo tempo que buscam utilizar a gestão pública para enfraquecer os opositores. 

De janeiro até esse final de julho, são inúmeras as visualizações de adversários acomodados e/ou cooptados pela gestão Milena Damasceno (PT), gerando contestações e até insatisfações acentuadas em grande parte dos seus 14.519 votos do acirradíssimo pleito de 2024.

Esse cenário de supostas adesões políticas tem por base uma já antecipada disputa de poder entre vereadores e suplentes do grupo situacionista, os quais buscam acomodar pessoas próximas dos seus eleitores ou até adesistas de última hora já de olho em 2028. Para esse cenário tem contribuído o pouco conhecimento de uma cultura de históricas paixões partidárias – certamente não tão comuns em outras cidades interioranas – por parte de Milena e do seu marido e líder político Lindbergh Martins, fazendo o “casal da praia” ser complacente e não saber dar um não para muitas dessas precoces acomodações e até desnecessárias.

Mas em um Ipu que acabou de sair de uma eleição tensa e sendo a mais dura da sua história nos últimos trinta anos, não esquecendo que foi desbancado o poderoso clã Rufino que se encontrava há doze anos no poder, há que se perceber o terreno melindroso de se mimar adesistas e mostrar empoderamento em tempos de redes sociais com sua cultura de cancelamentos. O eleitorado, que se sente coparticipante da vitória sobre os Rufinos, passa a se sentir ultrajado com esse tipo de situação.

Desde ontem, 22/07, percorre nas redes sociais uma postagem do vereador Nonato Filho (PT) e do seu irmão e coordenador da campanha do Grupo Praia no pleito passado, o advogado Carlos Felipe, celebrando a adesão do empresário Gleison da Construtora G10. Nesse cenário, é natural que empresários e empreendedores sejam os mais fáceis de serem atraídos ao poder devido à necessidade de terem acesso mais fácil à burocracia municipal para destravarem seus negócios. 

Embora o agora ex-Rufinista seja um empresário do ramo de construção que muito contribui com a geração de emprego na cidade e é reconhecido como um cidadão honrado na sociedade, o mesmo é (ou era) também identificado como um efusivo militante do candidato Sérgio Rufino (PSB) e do Vereador Moreira Filho (PSB). Nas redes sociais, embora curiosamente algumas páginas tenham recebido alguma “ordem superior” para retirarem os comentários, notou-se uma “onda praiana” de contestações por parte de eleitores em relação à adesão postada pelo edil Nonato reconhecido como o vereador com mais poder de influência dentro da gestão. Fotos pretenciosas como essa, causam mais desconforto  e desconfiança do que empolgação na fiel militância. 

Ainda não estamos em ano eleitoral e os políticos precisam ter mais empatia com o eleitorado do seu grupo e terem a perspicácia que, em tempos de redes socais, têm sempre que se medir os efeitos colaterais. Não se pode sentar em cima de sua votação e ficar olhando para os lados e para cima, esquecendo dos que lhe fizeram subir ao topo. 

Por fim, quanto a quem postou, sobrou exacerbação em tom eleitoral e em muito faltou parcimônia.

domingo, julho 20, 2025

ENTENDA COMO CID BUSCA SE FORTALECER USANDO O EMPAREDADO JÚNIOR MANO COMO "MOEDA"

Alvo de mais uma investida da Polícia Federal com autorização do STF em meio a irregularidades no uso de Emendas Parlamentares - mas que dessa vez ganhou ampla repercussão nacional em todos os grandes veículos de comunicação -, o deputado federal Júnior Mano (PSB) tem sua pré-candidatura ao Senado em 2026 mais ainda comprometida. Como agravante, “forças ocultas” em Brasília agem para que essa investigação avance efusivamente, pois é interesse do governo federal minar o Congresso Nacional com o uso impositivo e descontrolado dessas emendas. Nesse contexto, o político de Nova Russas com suas digitais expostas nessa investigação, deverá ser o epicentro da ação investigativa para reforçar o discurso governamental e judicial do ministro do STF Flávio Dino em enfraquecer a autonomia parlamentar no uso de emendas

Enquanto isso no Ceará, o Senador Cid Gomes (PSB), padrinho político de Mano e cacifador de sua candidatura ao Senado, convocou uma coletiva e fez uma defesa incisiva da honestidade do Deputado com ataques as investigações da PF e do STF,  acusando (sem citar nomes) prefeitos e outros deputados de estarem envolvidos no desvio dessas emendas parlamentares. O ex-governador surpreendeu correligionários e desagradou os aliados do PT que torcem o nariz para fazerem dobradinha com o ex-bolsonarista Júnior Mano.

Mas qual o porquê dessa eloquente defesa que o Senador sobralense fez?

Júnior Mano virou uma espécie de “moeda de troca” para Cid. Isso explica a razão do estranho lançamento antecipado de sua candidatura ao Senado no início desse ano. O FG já calculava que Mano iria sangrar politicamente esse ano com o curso das investigações e maquiavelicamente seguiria como seu “defensor” para, ao final, barganhar as 50 prefeituras interioranas que o deputado tem conquistadas por suas Emendas Pix.

A Aposta de Cid

Cid calcula que Mano irá implodir politicamente até meados de 2026 e para isso deve continuar estrategicamente “cativando” sua amizade e demarcando território como seu, até segunda ordem, “defensor”. Com isso ele herdaria o lastro dos mais de 500 mil votos da base dos prefeitos comprometidos com o neo-socialista para seu grupo político. Em outra frente, abdicaria da vaga do PSB ao Senado para ficar com a Vice de Elmano para um irmão FG (Lia ou Ivo). Anotem aí.    

2024 AINDA NÃO TERMINOU - DISPUTAS JUDICIAIS MARCAM A POLÍTICA-PARTIDÁRIA IPUENSE

O clima político do pleito para prefeito de 2024, de certa forma, ainda prevalece se considerarmos as querelas jurídico-eleitorais em meio à polarização que segue a vida partidária de Ipu. De um lado, o candidato não vitorioso Sérgio Rufino (PSB) vem sofrendo derrotas em primeira e segunda instância judiciária com suas tentativas de anular a eleição municipal. Foram três Ações Eleitorais contra a chapa da Prefeita Milena Damasceno (PT) e sua Vice Arlete Lima (PSD) - com duas destas já vencidas na considerada teórico decisiva segunda instância (TRE-CE), restando agora ainda uma delas que envolve o suposto uso indevido da FM Cidade em benefício da então campanha oposicionista, a ser julgada no Fórum local. Por outro lado, ele Sérgio Rufino e seu sobrinho e também ex-prefeito de Ipu, Robério Rufino (PSB), serão julgados pela Juíza Eleitoral nos próximos dias em uma ação que pode levá-los a perda de direitos políticos (inelegíveis) por abuso do poder econômico quando estavam no comando da prefeitura no ano eleitoral passado.

Em meio à morosidade do Poder Judiciário do país que pode levar essas disputas judiciais até o final desse ano para um veredicto final em Brasília em última instância, a gestão da prefeita Milena Damasceno segue buscando se ajustar em suas ações administrativas ainda em compasso de estruturação. Mas é inegável que essas disputas judiciais levam a prefeita e o seu grupo político liderado por seu marido, Lindbergh Martins, a desvirtuarem o foco das suas ações administrativas locais, o que também gera preocupação dos eleitores anti-rufinistas de 2024 que torcem por nenhum revés após doze anos de oposição. Mas é nítido, em contrapartida, que a sequência de vitórias nos tribunais de primeira e segunda instância para a chapa PT-PSD tem ajudado a militância política a se manter ativa, sobretudo os engajados direta ou indiretamente com a gestão municipal.

Percebe-se que o resiliente Sérgio Rufino busca se manter vivo na política ipuense. Mas mesmo controlando a maioria da Câmara Municipal (7 x 6) e tendo reativado parcialmente uma rádio FM com poder regional, o ex-prefeito segue inábil no diálogo com a comunidade local, não revertendo (ou amenizando) a sua velha falta de carisma em tempos das vorazes redes sociais. Certamente, após um ano da gestão Milena  a ser completado, Rufino terá que se expor e inevitavelmente fazer comparações do antes e do depois. Se fugir desse debate, mostrará fraqueza.

sábado, julho 19, 2025

ÚLTIMO ANO DA GESTÃO RUFINO EM IPU É MARCADA PELA REDUÇÃO DO NÚMERO DE CRIANÇAS ALFABETIZADAS

Com uma política estadual de alfabetização consolidada e referência nacional, o Ceará tem nove cidades que atingiram o índice de 100% de crianças que sabem ler e escrever ao final do 2º ano do Ensino Fundamental pelo segundo ano consecutivo. Os municípios são: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga. 
Os resultados são do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados no dia 11 de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Indicador integra o Compromisso Criança Alfabetizada (CNA), lançado em junho de 2023. Essa política se baseia na colaboração entre União, Estados e Municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa e recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano afetados diretamente pela pandemia da Covid-19.

O índice é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. Esses testes são compostos por um conjunto de itens cedidos pelo Inep e aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação. 

Mais informações aqui

GESTÃO PASSADA

Observando os dados do MEC/INEP, notamos que o Ipu - apesar de estar dentro da meta governamental de 80% - teve uma redução na quantidade de crianças alfabetizadas em sua rede pública municipal no comparativo de 2023 (94,2%) para 2024  (86,6%) em total de -7,5%. Percebe-se claramente que essa redução no número de crianças ipuenses que ao final do 2º ano do EF não sabiam ler e escrever, é o resultado da ausência de uma ação educativa mais incisiva no aspecto pedagógico e de planejamento educacional por parte do ex-prefeito Robério Rufino (PSB) e da secretaria de educação encabeçada por sua tia Terezinha Rufino. Os números falam por si só. 

OS DESAFIOS DA NOVA GESTÃO

Há uma grande expectativa de que a nova gestão municipal liderada pela Prefeita Milena Damasceno (PT) melhore a médio prazo esses dados educacionais. Com a professora Evanir Teles à frente da Secretaria de Educação, a gestão da prefeita petista não tardará a ter a qualidade da sua rede de ensino comparada com os dados oficialmente aferidos e o feedback da sua comunidade escolar no tocante aos anos da gestão passada.

É notório que a Secretaria ainda passa por um momento de ajustes, sobretudo em meio a saída do Professor Figueiredo (hoje, chefe de Gabinete) para a entrada de Evanir ainda no percurso inicial desse primeiro ano de administração da prefeita Milena. Também nesse processo de ajustamento de uma mudança de comando político-partidário em Ipu, observam-se as inevitáveis novas nomeações de direção e coordenação nas escolas e a reestruturação da equipe técnica dentro da Secretaria, levando a desafios de alinhamento para haver uma renovação satisfatória nas políticas educacionais da cidade e que resultados apareçam. 

Fiquemos então na expectativa! O Ipu, considerando o potencial e a tradição da qualidade dos seus professores, precisa ser uma cidade referência na educação da sua região.

domingo, julho 13, 2025

INSCRIÇÕES DA PROVA NACIONAL DOCENTE INICIAM NESTA SEGUNDA (14)

Se você é professor ou está se formando para lecionar na educação básica, precisa conhecer a Prova Nacional Docente (PND), também chamada de “CNU dos Professores”.
A edição de 2025 marca o início oficial da PND como avaliação nacional para seleção de professores, podendo ser usada por estados, municípios e a União como etapa única ou complementar em concursos públicos. 

O que é a PND e para que ela serve?

A Prova Nacional Docente (PND) é um exame teórico aplicado nacionalmente com o objetivo de avaliar os conhecimentos e competências de estudantes concluintes de cursos de licenciatura e de outros interessados em ingressar na carreira docente.

A estrutura da PND segue os moldes do Enade das Licenciaturas, com questões objetivas e discursivas baseadas nas diretrizes curriculares de cada área.

O grande diferencial da PND é a possibilidade de seu resultado ser utilizado como critério de seleção em concursos públicos para professores. Isso significa que, ao realizar a prova, o candidato poderá aproveitar sua nota em processos seletivos promovidos por estados e municípios que aderirem à avaliação como etapa do certame.

3 pontos importantes que você precisa saber sobre o edital PND 2025

1️⃣ A PND não oferece vagas diretamente. Ela é uma prova de avaliação de competências. Os concursos que utilizarem a PND como fase de seleção definirão posteriormente suas vagas, salários e regras específicas.

2️⃣ A prova será realizada em todos os estados e no Distrito Federal. A aplicação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2025, e os locais exatos serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição.

3️⃣A inscrição é obrigatória mesmo para quem já está inscrito no Enade. Estudantes concluintes cadastrados no Enade estarão automaticamente isentos da taxa de R$ 85,00, mas ainda precisam completar a inscrição entre 14 e 25 de julho de 2025.

Clique AQUI  e acesse o guia prático da PND 2025