quarta-feira, julho 30, 2025

AILCA PROMOVE A 4ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ARCHIMEDES MEMÓRIA

As escolas públicas e privadas de Ipu estão sendo convidadas para participarem da 4ª edição do Prêmio Archimedes Memória. O evento educacional e cultural é promovido pela AILCA - Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Confira AQUI o Edital 2025.

Cada instituição de ensino pode inscrever até 20 (vinte) alunos que estejam regularmente cursando o Primeiro Ano do Ensino Médio. A prova -  a qual será aplicada em 13 de setembro (9h) - conterá um total de 20 (vinte) questões, sendo assim distribuídas: 10 (dez) questões de Matemática e 10 (dez) questões de História da Arte Ocidental e do Brasil, podendo, algumas destas contemplarem a importância histórica dos projetos arquitetônicos desenvolvidos por Archimedes Memória e a sua biografia.  

A noite de premiação dos alunos com os melhores desempenho, acontecerá no sábado, 27 de Setembro ( 19h), na sede da arcádia que fica localizada  na Rua Pedro Aragão - 1271, Centro de Ipu.

A AILCA busca com esse evento cultural-educacional estimular na comunidade ipuense a importância biográfica do ilustre filho da terra e renomado arquiteto brasileiro, Archimedes Memória (1893-1960). Em consonância, busca também estimular no alunado o conhecimento das ciências matemáticas e da história das artes, áreas de pesquisa pertinentemente presentes no ofício da arquitetura.

Comissão Organizadora


terça-feira, julho 29, 2025

ATENÇÃO PROFESSORES - PREFEITURA DE SOBRAL INICIA PREPARATIVOS PARA NOVO CONCURSO

O prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil), através da portaria n.º 423/2025 (SME), determinou a criação de uma Comissão Técnica para a realização de estudos para a realização de um novo concurso público para professores e orientadores educacionais da rede pública municipal. 

Conforme a portaria da prefeitura e publicada no Diário Oficial do Município (DOM 2109) do último dia 22 de julho de 2025 (página 26), a Secretaria de Educação, comandada pela professora Cynira Sampaio, considera que há "a necessidade permanente de recomposição e fortalecimento do quadro de professores, visando à garantia do direito à educação com qualidade social".

ÚLTIMO CONCURSO

Realizado em abril de 2023 e com seu resultado homologado em dezembro do mesmo ano, o último concurso foi promovido pelo ex-prefeito Ivo Gomes (PSB) e teve como banca examinadora a UECE (Universidade Estadual do Ceará). No final de sua gestão, Gomes fez a convocação de todos os aprovados no certame, completando o número de vagas ofertadas no edital. 

Mesmo convocando pontualmente alguns aprovados que se encontram no cadastro de reserva do último concurso, acredita-se que o prefeito Oscar não o renovará por mais dois anos, como assim a lei permite. O gestor certamente fará um novo concurso "para chamar de seu", ou seja, da sua gestão municipal iniciada em janeiro de 2025. 

SOBRAL TAMBÉM ADERIU A PND

A prefeitura de Sobral aderiu nesse ano à Prova Nacional Docente (PND). A prova poderá ser também utilizada como critério único ou etapa para o próximo concurso e/ou seleções que a Secretaria de Educação realize nos próximos meses. O resultado, ou seja, a pontuação (nota) dos participantes da edição 2025 da PND está prevista para o próximo dia 10 de dezembro. 

MASSA CONCURSOS

Com sede no Colégio Coração de Jesus, o Massa Concurso - especialista em concursos educacionais -  promoveu entre dezembro de 2022 e abril de 2023, um super-intensivo para o concurso da prefeitura de Sobral. Ao final, os alunos do Massa conquistaram dezenas de aprovações inclundo o primeiro lugar.


quinta-feira, julho 24, 2025

CLÁUDIO PINHO SERÁ O ESTADUAL DA OPOSIÇÃO DE IPU EM 2026?

O deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), cunhado do ex-prefeito Sérgio Rufino (PSB) e hoje ferrenho opositor do governador Elmano de Freitas (PT), certamente não será novamente o candidato oficial do grupo liberdade em Ipu. Com a adesão de Sérgio Rufino ao governo do estado via PSB de Cid Gomes – o que já lhe proporcionou como bônus o comando da Ematerce de Ipu para seu irmão Tião Rufino, Pinho se tornou um “incômodo” partidário. 

Mas quem será então o candidato a deputado estadual pela oposição em 2026? Cenas do próximo capítulo, mas esse nome tem que ser estratégico e que facilite a necessária boa votação para estadual a qual em muito reflete o ambiente político para a próxima sucessão municipal. Lembrando que em 2022, mesmo com o comando da prefeitura, os Rufinos só conseguiram conquistar 5.873 votos para Cláudio Pinho nas urnas ipuenses.

Leia a matéria relacionada abaixo


quarta-feira, julho 23, 2025

"AGORA SOU PRAIA TAMBÉM" - COOPTAÇÕES INEVITÁVEIS E POSTAGENS EVITÁVEIS

Alvo de muitas divergências dentro de grupos partidários que já comandaram o Ipu, a cooptação de adversários acabou virando uma praxe da “velha política” ipuense. Os comandantes do poder se sentem tentados na estratégia de fortalecimento político do seu grupo ao mesmo tempo que buscam utilizar a gestão pública para enfraquecer os opositores. 

De janeiro até esse final de julho, são inúmeras as visualizações de adversários acomodados e/ou cooptados pela gestão Milena Damasceno (PT), gerando contestações e até insatisfações acentuadas em grande parte dos seus 14.519 votos do acirradíssimo pleito de 2024.

Esse cenário de supostas adesões políticas tem por base uma já antecipada disputa de poder entre vereadores e suplentes do grupo situacionista, os quais buscam acomodar pessoas próximas dos seus eleitores ou até adesistas de última hora já de olho em 2028. Para esse cenário tem contribuído o pouco conhecimento de uma cultura de históricas paixões partidárias – certamente não tão comuns em outras cidades interioranas – por parte de Milena e do seu marido e líder político Lindbergh Martins, fazendo o “casal da praia” ser complacente e não saber dar um não para muitas dessas precoces acomodações e até desnecessárias.

Mas em um Ipu que acabou de sair de uma eleição tensa e sendo a mais dura da sua história nos últimos trinta anos, não esquecendo que foi desbancado o poderoso clã Rufino que se encontrava há doze anos no poder, há que se perceber o terreno melindroso de se mimar adesistas e mostrar empoderamento em tempos de redes sociais com sua cultura de cancelamentos. O eleitorado, que se sente coparticipante da vitória sobre os Rufinos, passa a se sentir ultrajado com esse tipo de situação.

Desde ontem, 22/07, percorre nas redes sociais uma postagem do vereador Nonato Filho (PT) e do seu irmão e coordenador da campanha do Grupo Praia no pleito passado, o advogado Carlos Felipe, celebrando a adesão do empresário Gleison da Construtora G10. Nesse cenário, é natural que empresários e empreendedores sejam os mais fáceis de serem atraídos ao poder devido à necessidade de terem acesso mais fácil à burocracia municipal para destravarem seus negócios. 

Embora o agora ex-Rufinista seja um empresário do ramo de construção que muito contribui com a geração de emprego na cidade e é reconhecido como um cidadão honrado na sociedade, o mesmo é (ou era) também identificado como um efusivo militante do candidato Sérgio Rufino (PSB) e do Vereador Moreira Filho (PSB). Nas redes sociais, embora curiosamente algumas páginas tenham recebido alguma “ordem superior” para retirarem os comentários, notou-se uma “onda praiana” de contestações por parte de eleitores em relação à adesão postada pelo edil Nonato reconhecido como o vereador com mais poder de influência dentro da gestão. Fotos pretenciosas como essa, causam mais desconforto  e desconfiança do que empolgação na fiel militância. 

Ainda não estamos em ano eleitoral e os políticos precisam ter mais empatia com o eleitorado do seu grupo e terem a perspicácia que, em tempos de redes socais, têm sempre que se medir os efeitos colaterais. Não se pode sentar em cima de sua votação e ficar olhando para os lados e para cima, esquecendo dos que lhe fizeram subir ao topo. 

Por fim, quanto a quem postou, sobrou exacerbação em tom eleitoral e em muito faltou parcimônia.

domingo, julho 20, 2025

ENTENDA COMO CID BUSCA SE FORTALECER USANDO O EMPAREDADO JÚNIOR MANO COMO "MOEDA"

Alvo de mais uma investida da Polícia Federal com autorização do STF em meio a irregularidades no uso de Emendas Parlamentares - mas que dessa vez ganhou ampla repercussão nacional em todos os grandes veículos de comunicação -, o deputado federal Júnior Mano (PSB) tem sua pré-candidatura ao Senado em 2026 mais ainda comprometida. Como agravante, “forças ocultas” em Brasília agem para que essa investigação avance efusivamente, pois é interesse do governo federal minar o Congresso Nacional com o uso impositivo e descontrolado dessas emendas. Nesse contexto, o político de Nova Russas com suas digitais expostas nessa investigação, deverá ser o epicentro da ação investigativa para reforçar o discurso governamental e judicial do ministro do STF Flávio Dino em enfraquecer a autonomia parlamentar no uso de emendas

Enquanto isso no Ceará, o Senador Cid Gomes (PSB), padrinho político de Mano e cacifador de sua candidatura ao Senado, convocou uma coletiva e fez uma defesa incisiva da honestidade do Deputado com ataques as investigações da PF e do STF,  acusando (sem citar nomes) prefeitos e outros deputados de estarem envolvidos no desvio dessas emendas parlamentares. O ex-governador surpreendeu correligionários e desagradou os aliados do PT que torcem o nariz para fazerem dobradinha com o ex-bolsonarista Júnior Mano.

Mas qual o porquê dessa eloquente defesa que o Senador sobralense fez?

Júnior Mano virou uma espécie de “moeda de troca” para Cid. Isso explica a razão do estranho lançamento antecipado de sua candidatura ao Senado no início desse ano. O FG já calculava que Mano iria sangrar politicamente esse ano com o curso das investigações e maquiavelicamente seguiria como seu “defensor” para, ao final, barganhar as 50 prefeituras interioranas que o deputado tem conquistadas por suas Emendas Pix.

A Aposta de Cid

Cid calcula que Mano irá implodir politicamente até meados de 2026 e para isso deve continuar estrategicamente “cativando” sua amizade e demarcando território como seu, até segunda ordem, “defensor”. Com isso ele herdaria o lastro dos mais de 500 mil votos da base dos prefeitos comprometidos com o neo-socialista para seu grupo político. Em outra frente, abdicaria da vaga do PSB ao Senado para ficar com a Vice de Elmano para um irmão FG (Lia ou Ivo). Anotem aí.    

2024 AINDA NÃO TERMINOU - DISPUTAS JUDICIAIS MARCAM A POLÍTICA-PARTIDÁRIA IPUENSE

O clima político do pleito para prefeito de 2024, de certa forma, ainda prevalece se considerarmos as querelas jurídico-eleitorais em meio à polarização que segue a vida partidária de Ipu. De um lado, o candidato não vitorioso Sérgio Rufino (PSB) vem sofrendo derrotas em primeira e segunda instância judiciária com suas tentativas de anular a eleição municipal. Foram três Ações Eleitorais contra a chapa da Prefeita Milena Damasceno (PT) e sua Vice Arlete Lima (PSD) - com duas destas já vencidas na considerada teórico decisiva segunda instância (TRE-CE), restando agora ainda uma delas que envolve o suposto uso indevido da FM Cidade em benefício da então campanha oposicionista, a ser julgada no Fórum local. Por outro lado, ele Sérgio Rufino e seu sobrinho e também ex-prefeito de Ipu, Robério Rufino (PSB), serão julgados pela Juíza Eleitoral nos próximos dias em uma ação que pode levá-los a perda de direitos políticos (inelegíveis) por abuso do poder econômico quando estavam no comando da prefeitura no ano eleitoral passado.

Em meio à morosidade do Poder Judiciário do país que pode levar essas disputas judiciais até o final desse ano para um veredicto final em Brasília em última instância, a gestão da prefeita Milena Damasceno segue buscando se ajustar em suas ações administrativas ainda em compasso de estruturação. Mas é inegável que essas disputas judiciais levam a prefeita e o seu grupo político liderado por seu marido, Lindbergh Martins, a desvirtuarem o foco das suas ações administrativas locais, o que também gera preocupação dos eleitores anti-rufinistas de 2024 que torcem por nenhum revés após doze anos de oposição. Mas é nítido, em contrapartida, que a sequência de vitórias nos tribunais de primeira e segunda instância para a chapa PT-PSD tem ajudado a militância política a se manter ativa, sobretudo os engajados direta ou indiretamente com a gestão municipal.

Percebe-se que o resiliente Sérgio Rufino busca se manter vivo na política ipuense. Mas mesmo controlando a maioria da Câmara Municipal (7 x 6) e tendo reativado parcialmente uma rádio FM com poder regional, o ex-prefeito segue inábil no diálogo com a comunidade local, não revertendo (ou amenizando) a sua velha falta de carisma em tempos das vorazes redes sociais. Certamente, após um ano da gestão Milena  a ser completado, Rufino terá que se expor e inevitavelmente fazer comparações do antes e do depois. Se fugir desse debate, mostrará fraqueza.

sábado, julho 19, 2025

ÚLTIMO ANO DA GESTÃO RUFINO EM IPU É MARCADA PELA REDUÇÃO DO NÚMERO DE CRIANÇAS ALFABETIZADAS

Com uma política estadual de alfabetização consolidada e referência nacional, o Ceará tem nove cidades que atingiram o índice de 100% de crianças que sabem ler e escrever ao final do 2º ano do Ensino Fundamental pelo segundo ano consecutivo. Os municípios são: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga. 
Os resultados são do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados no dia 11 de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Indicador integra o Compromisso Criança Alfabetizada (CNA), lançado em junho de 2023. Essa política se baseia na colaboração entre União, Estados e Municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa e recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano afetados diretamente pela pandemia da Covid-19.

O índice é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. Esses testes são compostos por um conjunto de itens cedidos pelo Inep e aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação. 

Mais informações aqui

GESTÃO PASSADA

Observando os dados do MEC/INEP, notamos que o Ipu - apesar de estar dentro da meta governamental de 80% - teve uma redução na quantidade de crianças alfabetizadas em sua rede pública municipal no comparativo de 2023 (94,2%) para 2024  (86,6%) em total de -7,5%. Percebe-se claramente que essa redução no número de crianças ipuenses que ao final do 2º ano do EF não sabiam ler e escrever, é o resultado da ausência de uma ação educativa mais incisiva no aspecto pedagógico e de planejamento educacional por parte do ex-prefeito Robério Rufino (PSB) e da secretaria de educação encabeçada por sua tia Terezinha Rufino. Os números falam por si só. 

OS DESAFIOS DA NOVA GESTÃO

Há uma grande expectativa de que a nova gestão municipal liderada pela Prefeita Milena Damasceno (PT) melhore a médio prazo esses dados educacionais. Com a professora Evanir Teles à frente da Secretaria de Educação, a gestão da prefeita petista não tardará a ter a qualidade da sua rede de ensino comparada com os dados oficialmente aferidos e o feedback da sua comunidade escolar no tocante aos anos da gestão passada.

É notório que a Secretaria ainda passa por um momento de ajustes, sobretudo em meio a saída do Professor Figueiredo (hoje, chefe de Gabinete) para a entrada de Evanir ainda no percurso inicial desse primeiro ano de administração da prefeita Milena. Também nesse processo de ajustamento de uma mudança de comando político-partidário em Ipu, observam-se as inevitáveis novas nomeações de direção e coordenação nas escolas e a reestruturação da equipe técnica dentro da Secretaria, levando a desafios de alinhamento para haver uma renovação satisfatória nas políticas educacionais da cidade e que resultados apareçam. 

Fiquemos então na expectativa! O Ipu, considerando o potencial e a tradição da qualidade dos seus professores, precisa ser uma cidade referência na educação da sua região.

domingo, julho 13, 2025

INSCRIÇÕES DA PROVA NACIONAL DOCENTE INICIAM NESTA SEGUNDA (14)

Se você é professor ou está se formando para lecionar na educação básica, precisa conhecer a Prova Nacional Docente (PND), também chamada de “CNU dos Professores”.
A edição de 2025 marca o início oficial da PND como avaliação nacional para seleção de professores, podendo ser usada por estados, municípios e a União como etapa única ou complementar em concursos públicos. 

O que é a PND e para que ela serve?

A Prova Nacional Docente (PND) é um exame teórico aplicado nacionalmente com o objetivo de avaliar os conhecimentos e competências de estudantes concluintes de cursos de licenciatura e de outros interessados em ingressar na carreira docente.

A estrutura da PND segue os moldes do Enade das Licenciaturas, com questões objetivas e discursivas baseadas nas diretrizes curriculares de cada área.

O grande diferencial da PND é a possibilidade de seu resultado ser utilizado como critério de seleção em concursos públicos para professores. Isso significa que, ao realizar a prova, o candidato poderá aproveitar sua nota em processos seletivos promovidos por estados e municípios que aderirem à avaliação como etapa do certame.

3 pontos importantes que você precisa saber sobre o edital PND 2025

1️⃣ A PND não oferece vagas diretamente. Ela é uma prova de avaliação de competências. Os concursos que utilizarem a PND como fase de seleção definirão posteriormente suas vagas, salários e regras específicas.

2️⃣ A prova será realizada em todos os estados e no Distrito Federal. A aplicação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2025, e os locais exatos serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição.

3️⃣A inscrição é obrigatória mesmo para quem já está inscrito no Enade. Estudantes concluintes cadastrados no Enade estarão automaticamente isentos da taxa de R$ 85,00, mas ainda precisam completar a inscrição entre 14 e 25 de julho de 2025.

Clique AQUI  e acesse o guia prático da PND 2025


sábado, março 01, 2025

PIRES FERREIRA - PREFEITA CONVOCA PROFESSORES APROVADOS NO CADASTRO DE RESERVA

A prefeita de Pires Ferreira, Lívia Muniz (PSB), convocou através do Edital 03/2025, dezenove educadores aprovados no último concurso municipal e que estavam classificados no cadastro de reserva. Serão 10 professores pedagogos (Educação Infantil e Fundametal I), 3 professores de Língua Portuguesa e 6 professores de Matemática. Também foi convocado um Psicopedagogo e dois auxiliares de serviço gerais. 

Essa ação da atual gestora é uma medida exemplar e de compromisso com a meritocracia dos concurseiros, os quais estudaram com afinco e pleitearam uma vaga de professor efetivo na rede municipal. A prova do certame foi aplicada em janeiro de 2024 pela banca CETREDE, sendo marcada por uma acirrada concorrência com concurseiros de várias cidades da região. 

Os candidatos relacionados no presente Edital, deverão comparecer, pessoalmente, ou por intermédio de procurador, mediante procuração pública ou particular com firma reconhecida em cartório na data de 13/03/2025, quinta-feira, das 08:00h às 12:00h na Secretaria de Administração e Finanças do Município de Pires Ferreira, Ceará, situado no Palácio Pedro Marques de Melo, localizado à Rua Maria Antusa Soares Passos, S/N, Centro, Pires Ferreira, Ceará, para apresentação e entrega dos documentos.

Confira a lista:



domingo, fevereiro 16, 2025

LEANDRO MAIZENA, SUPLENTE DE VEREADOR DO PDT, ADERE AO GRUPO DA PRAIA

Uma baixa no grupo Liberdade liderado pelo clã Rufino foi consumada nesse início de gestão da Prefeita Milena Damasceno (PT). O primeiro suplente de vereador do PDT, Leandro Maizena, usou suas redes sociais na última sexta-feira, 14/02, para comunicar sua adesão ao grupo situacionista de Ipu. 

Candidato a vereador pela primeira vez e obtendo significativos 514 votos, Maizena era linha de frente na gestão passada, trabalhando no setor de transportes do hospital municipal. A ida de Leandro para o “grupo da Praia”, como assim é chamado a ala liderada por Milena e seu marido Lindbergh Martins, deixa o líder oposicionista Sérgio Rufino (PSB) em alerta, pois seu modo de operar cooptando opositores está agora sendo utilizado por aqueles que o derrotaram na última eleição ipuense.

A adesão do pedetista coloca em evidência o hoje titular do PDT de Ipu no legislativo ipuense, o vereador Chagas Teteu, o qual faz parte da bancada de oposição à prefeita Milena. Caso Teteu necessite de uma licença, Leandro assume sua vaga e reverte a a maioria que hoje é de 7 a 6 contra o governo da prefeita petista.

quarta-feira, janeiro 22, 2025

POR QUE VÁRIOS IPUENSES ESTÃO SENDO EMPREGADOS NA PREFEITURA DE GUARACIABA?

Apesar da justificativa de que precisa de quadros técnicos para sua administração que se inicia, o prefeito de Guaraciaba do Norte, Cefas Melo (PSD), deverá seguir colocando vários ipuenses dentro da sua gestão. Por trás dessa ação, a qual acredita-se que também deverá se refletir em empresas que prestarão serviços à prefeitura guaraciabense, está a influência do líder político e ex-prefeito de Ipu Sérgio Rufino (PSB).

Rufino foi um dos principais encorajadores e articuladores da campanha vitoriosa de Cefas Melo sobre o grupo político do ex-prefeito Adail Machado (MDB). Também conhecido como um político experiente na obtenção de Emendas Parlamentares, o ex-gestor de Ipu deverá seguir agora dando suporte ao seu apadrinhado nessa articulação de recursos em Brasília. 

A influência de Sérgio, em se tratando da indicação para cargos, já causa um grande incômodo em grande parte dos 15.984 eleitores guaraciabenses que colocaram o filho do saudoso ex-prefeito José Maria Melo no poder. Por outro lado, uma parcela de apoiadores de Sérgio Rufino que atuavam em cargos de confiança ou contratados na última gestão comandada por seu sobrinho Robério, sobretudo em áreas da saúde e educação, aguarda ansiosamente o chamado do seu líder partidário para subirem a serra para trabalhar.  

domingo, janeiro 19, 2025

OS CÁUCULOS E AS MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS DE CID GOMES PARA A SUCESSÃO GOVERNAMENTAL

Cid Gomes (PSB) sabe que dificilmente a eleição governamental de 2026 terá novamente a onda Lula, a qual levou Elmano de Freitas (PT) à vitória logo no primeiro turno em 2022. Sabe ele também que o governador tem dificuldades de sair da sombra de Camilo Santana (PT) e, ao mesmo tempo, ter uma aprovação significativa dos cearenses sobre seu governo que pavimente sua iminente tentativa de reeleição. Ademais, o governo de Lula não navega em mares tão tranquilos de popularidade, faltando já menos de dois anos para uma recuperação de aceitação para o continuísmo petista ao nível nacional.

Olhando para o eleitorado à direita, o político sobralensee ex-governador percebe que o eleitorado conservador e até o de centro está órfão de um nome competitivo. O jovem e fiel bolsonarista André Fernandes (PL), que deu um susto no PT na sucessão municipal de Fortaleza, não tem idade eleitoral para se candidatar ao governo e nem o Senado. Capitão Wagner (UB) já vem arranhado com várias derrotas e continua filiado a um partido rachado em ser ou não aliado ao PT. O Senador Eduardo Girão (Novo), que teve menos de 5% dos votos na última eleição da capital cearense, é outro nome que não converge para unir a direita e o centro.  

Então, é isso que Cid Gomes está lendo: há um espaço político-eleitoral entre esquerda e direita para ele jogar suas cartas e tomar de Camilo Santana o posto de maior liderança política do Ceará. Isso deixa claro que por uma questão de sobrevivência política, já está em curso uma virtual rota de colisão entre os dois senadores.

Musculatura e controle do PSB

Nesse próximo mês de fevereiro, uma dezena de Deputados Estaduais deverão estar efetivamente deixando o PDT e se filiando ao PSB. Dentre eles, o presidente da Assembleia, Romeu Aldigheri. Esse grupo de parlamentares são todos fiéis a Cid Gomes e, somados a 65 prefeituras que o partido socialista tem, darão mais ainda musculatura a ele para a sucessão governamental de 2026. Em outra frente, o influente Senador tem padrinhos na cúpula nacional do PSB e membros em seu diretório para, a qualquer momento, tomar a presidência da sigla de Eudoro Santana, colocado lá por influência do seu filho o ministro Camilo Santana (PT).

Cooptações estratégicas

Percebendo que Luizianne Lins anda explicitamente descontente com o seu PT e principalmente com Elmano e Camilo que tiraram dela a possibilidade de candidatura à prefeitura de Fortaleza para colocar o neopetista Evandro Leitão, Cid já iniciou uma oportuna aproximação com ela. Deixando de lado o retrovisor com um histórico de desavenças com a “Loira do PT” e sabendo das suas pretensões de sair candidata ao Senado, o Ferreira Gomes já deve ter feito convite para se unirem.

Em outra frente, o ex-governador cearense busca reatar diálogo com Roberto Cláudio que está de saída do PDT. Enfraquecido na derrota para o governo em 2022 e na tentativa de reeleição do seu aliado José Sarto em Fortaleza, RC está disposto a ir para um embate contra seus maiores desafetos hoje na política cearense: Camilo e Elmano.

O bote na hora certa

Nesse ano de 2025, Cid continuará dando sinais de que seguirá com sua maquinações, buscando assim manter um nicho político de deputados apoiadores e, ao mesmo tempo, influenciar na chapa governamentaal (ou não) e na sucessão de sua vaga ao senado.

No tabuleiro político, ele sabe que o PT cearense hoje precisa dele com seu poder de articulação e que ele, por sua vez, precisa dos seus amigos vermelhos cearenses que comandam o governo federal, estadual e agora também a prefeitura de Fortaleza. Todo político que entende do jogo vai fazendo suas jogadas à medida que os cenários propícios vão se apresentando.

Ainda é cedo para dizer que haverá uma ruptura para o primeiro turno da sucessão ao governo dentro da esquerda e centro-esquerda cearense, pois novos cenários podem até surgir. 

Aguardemos os novos capítulos, ou seja, as novas mexidas no interessante tabuleiro partidário para 2026 que já está em pauta dando picos de temperatura alta. 

Análise política do Historiador Kléber Teixeira (Blog do KT)

sexta-feira, janeiro 17, 2025

ENTENDA A CRISE POLÍTICA EM PIRES FERREIRA: OS MARQUES X AMARO PEREIRA

Após 20 anos comandando a cidade de Pires Ferreira, sem adversários que verdadeiramente os ameaçassem, Os Marques (Professor Marcos com seus filhos Pedro Humberto e Marcos Paulo ao lado das suas respectivas noras Marfisa Aguiar e Lívia Muniz), perceberam que um perigo estava nascendo em seu território: o Prefeito de Ipaporanga, Amaro Pereira (PT), oriundo da localidade de Marruás. 

MONITORAR A AMEAÇA

No cálculo dos Marques, hoje representados pela prefeita Dra. Lívia (PSB), e sabendo que o piresferreirense prefeito estava pleiteando participar mais diretamente da sucessão municipal local de 2024, deixá-lo solto se movimentando seria perigoso. Daí, como estratégia, resolveram atrair Amaro para o seu ninho político e estudar de perto suas intenções, monitorando-o e até o enfraquecendo para uma eventual investida sua em 2028. Para consolidar essa aproximação, deram-lhe espaço para a candidatura da irmã de Amaro, Samara, na eleição piresferreirense passada para vereadora, filiando-a ao PSB, que eles controlam o diretório local. Cogitou-se até dar a família de Amaro a Vice da chapa, mas por medida de extrema segurança e para não deixar margem para essa pretensão, repatriaram a carismática ex-prefeita Marfisa Aguiar para ser a companheira de chapa de sua concunhada Lívia. 

PESCOÇO GROSSO

Nesse percurso, Amaro se empoderou e ganhou uma grande visibilidade estadual e até musculatura dentro do PT cearense. Reeleito prefeito com impressionante 92% dos votos, ele se projeta como uma liderança regional, estudando ser candidato a deputado em 2026 pela sigla vermelha que incentiva o surgimento de novas lideranças em seus quadros. Samara, por sua vez e com as bençãos do irmão, foi a vereadora eleita mais votada em Pires Ferreira com sonoros 1.140 votos (15%). 

Ato contínuo, após os triunfos eleitorais de 2024, Amaro ficou com mais poder de barganha para controlar a Câmara Municipal e colocar apoiadores em cargos estratégicos na gestão da prefeita reeleita Lívia. Os Marques fizeram um novo cálculo e deram à ainda inexperiente Samara a presidência do legislativo de Pires Ferreira nesse primeiro biênio (2025-2026). Essa tomada de decisão não foi fácil para a família do Professor Marques, em meio a divergências internas e a frustração de vereadores do grupo da Prefeita que pleiteavam o comando da Câmara. Porém, e aquela altura, era ainda necessário ceder para controlar os Amaros e tirar a prova dos nove em termos de fidelidade, deixando assim o estratégico segundo biênio para algum dos vereadores de maior confiança.

BALA TROCADA  

Início de 2025 e um novo jogo começou. Nos primeiros dias da nova gestão de Lívia, percebia-se que espaços no comando das Secretarias de Pires Ferreira, Samara e seu irmão não teriam poder de indicação, como assim esperavam. Nomes ligados a nova chefe do parlamento municipal, cotados para assumirem ou até continuarem como Secretários, foram excluídos das novas nomeações da gestão da Prefeita. Do outro lado, o empoderado Amaro e sua irmã presidente buscaram ter autonomia em todos os cargos do Poder Legislativo, exonerando pessoas ligadas aos Marques. 

NÃO SE ENQUADROU, ENTÃO SAIA

Marcos Paulo, marido da prefeita Lívia e articulador político do grupo situacionista, mediante a virtual perda de influência no Legislativo, reagiu, achando que era hora de demarcar território e cortar a cabecinha colocada de fora por parte de Amaro, que controla a caneta da irmã vereadora. Irredutível, Marcos sentiu logo de imediato o já esperado: havia ali uma disputa de espaço político onde o "intruso" convidado estava pronto para bater de frente logo nos primeiros minutos da partida.

Em meio a negativas e ausência de retornos de contato de ambos os lados, o clima ficou tenso naqueles primeiros dias de janeiro. 

Uma reunião com a bancada de 7 dos 9 vereadores foi feita no início da semana, e o recado dos Marques foi dado: “Amaro e Samara não fazem mais parte do nosso grupo”, fazendo valer a máxima de que o mal se corta pela raiz.

ENCURRALADO

A eleição de Pires Ferreira em 2028 já começou a ser desenhada. Fica uma verdade já escrita: se o Prefeito de Ipaporanga recuar e pedir arrego, expõe o perfil de um político desarticulado e que, acuado, foge do embate. Críticos dele afirmam que ele não tem ainda luz própria e obedece ordens de um mentor político que lhe deu pernas para se tornar prefeito.   

Ficará também uma outra verdade a ser ainda consolidada: O emergente Prefeito Amaro, se seguir com altivez e demarcando território com o suporte da sua prefeitura serrana, nesse contexto atual, é sim uma verdadeira ameaça ao clã familiar que administra o ex-distrito de Ipu desde 2005. Sendo assim, seria hora de mostrar que tem brilho próprio. 

Conclusão: alguém está sabendo jogar melhor que o outro nessa disputa de espaço político e demarcação de território. No protagonismo da dura política interiorana os fracos não tem vez. 

Análise política do Historiador Kléber Teixeira (Blog do KT)

quinta-feira, janeiro 16, 2025

A METEÓRICA TRAJETÓRIA DO DEPUTADO FEDERAL JÚNIOR MANO E O SEU FUTURO INCERTO


O Deputado Federal Júnior Mano (PSB), reeleito como o segundo mais votado em 2022 com 216 mil votos, só perdendo para os 229 mil do ultradireitista André Fernandes (PL) e superando Célio Studart (PSD) que obteve 205 mil sufrágios, passou a chamar a atenção do cenário político estadual com essa faceta nas urnas. 

Diferentemente do bolsonarista André e de Studart, que é defensor da causa animal, Mano é um daqueles políticos que, sem um ideal ou representação de uma classe, consegue impressionantemente uma massiva votação em vários municípios. Ademais, o Deputado Federal vem da mediana cidade de Nova Russas, com seus 30 mil habitantes, onde a sua mulher, Giordanna, é prefeita reeleita. A projeção de Júnior passou a ser tão grande na órbita política do Ceará que ele foi cogitado para ser candidato ao Senado em 2026, sendo recentemente cooptado pelo PSB para se filiar à sigla alimentando assim essa possibilidade. 

Então, de onde vem tanto o seu poder eleitoral? Por que ele foi votado em mais da metade dos municípios alencarinos? De onde vem a adesão de Prefeitos e grupos políticos de quase todo o Ceará ao seu projeto de poder?

Advindo do mundo empresarial de prestação de serviços para Prefeituras, o político novarussense entra esse ano de 2025 no “olho do furacão” em uma investigação encaminhada ao STF sobre o uso irregular de Emendas Parlamentares com reflexos eleitorais. A grande imprensa nacional destaca que as investigações da Polícia Federal colocam Júnior Mano no “papel central” de um esquema de manipulação de eleições em 51 municípios cearenses. 

OUTRA INVESTIGAÇÃO

Para piorar sua situação, a Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará encaminhou para a Procuradoria-Geral da República materiais colhidos em processo judicial que tramita no Tribunal do Júri do Ceará, que "indicam a possível participação do deputado federal Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior em crime de extorsão e/ou corrupção passiva ocorrido no município de Eusébio". Lembrando que esse inquérito guarda relação com o assassinato do advogado Francisco Di Angelis Duarte de Morais em 2023. 

VULNERÁVEL

Embora ainda seja cedo para mensurar os danos que lhe serão causados, Mano em Brasília pertence ao "baixo clero" do Congresso. Sem a proteção do poderoso PL - que o expulsou devido ao seu apoio ao PT na sucessão da prefeitura de Fortaleza - pode ser deixado ao sol por seus pares indispostos a não se comprometerem com sua defesa. 

A dimensão do caso e o avanço das investigações dificilmente o deixarão ileso. As ações do STF podem levar à sua perda de mandato e inelegibilidade por vários anos. 

FUTURO COMPROMETIDO 

O sonho de sair candidato ao Senado já implodiu. Em Nova Russas, inimigos e até teóricos aliados de conveniência já torcem para sua queda como forma de enfraquecer seu império sediado na "terra do crochê", a qual levou sua esposa ao poder após estranhamente convencer o prefeito Rafael Pedrosa a desistir de uma reeleição para apoiá-la em 2020. 

Com a ação da Justiça desabando em sua cabeça, Mano, caso saia dessa berlinda ainda em condições de buscar um novo mandato, certamente seguirá sangrando e sem a mesma capilaridade eleitoral de antes. Cautelosos políticos cearenses, daqui por diante, repensarão antes de se reconectarem com o parlamentar federal. 

Análise política do Historiador Kléber Teixeira (Blog do KT)

segunda-feira, janeiro 13, 2025

SÉRGIO RUFINO EM APUIARÉS - A ÂNCORA E O BALÃO DE ENSAIO

Em sua segunda tentativa, o líder político e ex-prefeito de Ipu, Sérgio Rufino, conseguiu fazer de sua esposa, Ana Pinho Rufino (PSB), prefeita da pequena Apuiarés, cidade do Vale do Rio Curú. Uma vez iniciado o mandato e de maneira previsível, o agropecuarista foi confirmado no estratégico cargo de Secretário de Finanças por sua esposa. 

Seguindo o modus operandi nos doze anos de administração do clã Rufino em Ipu, Ana também nomeou vários parentes seus e do marido, com destaque para o filho Davi como Secretário de Governo. 

BASES POLÍTICAS 
Mesmo derrotado em sua terra natal, Ipu, em uma tentativa de um terceiro mandato, Sérgio deverá continuar no mundo político além dos limites do município em que irá gerenciar a parte financeira. Conhecido por sua resiliência, foco político e articulação que chega até a cooptação de emendas parlamentares em Brasília, Rufino tem ao lado de Ana a missão de fazer do Apuiarés uma gestão que se sobressaia regionalmente. 

De lá, deverá monitorar a política ipuense dando suporte aos vereadores de oposição do seu grupo e, ao mesmo tempo, articular ao lado do parceiro e ex-deputado Denis Bezerra (PSB) uma possibilidade de candidatura sua e/ou dele à deputado já em 2026. 

FILHO SENDO PREPARADO
O ingresso do seu filho na gestão municipal é uma maneira de iniciar o seu ensaio para o mundo político. Impossibilitado pela Lei eleitoral de ser lá em 2032 um eventual candidato a prefeito para suceder sua mãe em Apuiarés, Davi Rufino deve ser o nome postado por Sérgio em Ipu para novas disputas eleitorais, caso haja necessidade em meio a impedimentos jurídicos seus ou até mesmo em um contexto em que seu nome não esteja a disposição. 

NO JOGO POLÍTICO
Mesmo tendo perdido as joias da coroa que é o Ipu, o escorregadio líder político segue vivo com suas jogadas previsíveis. Mesmo assim, considerando a sua capilaridade política e até possíveis fraquezas dos seus opositores - e aqui incluo a frágil que ele encontrou em Apuiarés, Sérgio Rufino seguirá com suas investidas buscando colher algum tipo de placar favorável.
Análise política do Historiador Kléber Teixeira (Blog do KT)
________________________________________
Leia matéria relacionada clicando na imagem abaixo

domingo, janeiro 12, 2025

RONILSON OLIVEIRA E A DURA TAREFA DE TER ESPAÇO NA POLÍTICA IPUENSE

Reeleito prefeito de Croatá com folga e com uma gestão acima da média, o ipuense Ronilson Oliveira (PT) segue mirando na política da Terra de Iracema de olho nos cenários que podem lhe surgir no percurso dos próximos anos até a sucessão municipal de 2028. 

Ronilson sabe que, à conta de hoje, não há um cenário propício como assim ocorreu com os também ipuenses prefeitos Torrim (em 2004 com Corinha) e Lindbergh Martins (em 2024 com Milena), os quais conseguiram entrar meteoricamente na política ipuense elegendo suas esposas como prefeitas. Sabe ele também que o tradicional bipartidarismo ipuense segue hoje com duas lideranças fortes, Lindbergh Martins e Sérgio Rufino, ambas com pretensões de projeção regional e com projetos políticos de longo prazo. Mesmo assim, o ascendente prefeito serrano nitidamente buscará manter-se "vivo” para os seus conterrâneos dentro do tabuleiro político. 

Com penetração tanto no grupo de situação como no grupo de oposição, Oliveira deverá atuar discretamente em várias frentes, sempre com o cuidado de não "queimar a largada". A mais pragmática será a de continuar - embora de maneira mais incisiva - divulgando seus feitos como gestor municipal e líder regional em projeção, tendo a seu favor a habilidade de comunicar-se bem na mídia e nas redes sociais. Em outra frente, não bater a cara na porta dos líderes políticos conterrâneos que lhe procurarem em seu paço municipal. 

No mais, é não esperar que o acaso do mundo político faça tudo lhe acontecer favoravelmente de maneira natural. Se bem que grandes vacilos dos chefes políticos do grupo de situação ou de oposição, seriam muito bem-vindos, pois abririam caminho para Ronilson entrar abertamente no jogo sucessório ipuense.  
Análise política do Historiador Kléber Teixeira (Blog do KT)

Leia matéria relacionada clicando na imagem abaixo:

segunda-feira, janeiro 06, 2025

SANTA QUITÉRIA - VOCÊ SABIA QUE A OPOSIÇÃO TEVE MAIS VOTOS QUE O PREFEITO BRAGUINHA?

Braguinha (PSB), o prefeito reeleito e impedido de tomar posso ao ser preso por uma ação da Polícia Federal e Justiça Eleitoral devido ao seu suposto envolvimento com o crime organizado, teve aparentemente uma vitória eleitoral tranquila no pleito passado. Olhando por cima, José Braga Barroso venceu com mais de 3.000 votos, ou seja, 11% de maioria sobre o segundo lugar e ex-prefeito Tomás Figueiredo (MDB). Mas olhando por outro ângulo a realidade é diferente: Juntos, Tomás e a terceira colocada Lígia Protásio (PT), tiveram 5.000 votos a mais que o vencedor do PSB. 

Conclusão: a cidade, epicentro dos noticiários nos últimos dias, saiu do pleito eleitoral muito dividida. 


domingo, janeiro 05, 2025

PIRES FERREIRA: UM PICA-PAU SÓ NÃO FAZ VERÃO?

Em meio a derrota eleitoral em sua quinta tentativa de voltar ao comando de Pires Ferreira - dessa vez com a candidatura de sua esposa Corrinha (PT), o ex-prefeito Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim), conseguiu ser eleito como um dos nove vereadores. Com 445 votos, o agora petista Torrim, também chamado de “Pica-Pau” devido ao seu estilo aguerrido na arena política, será o único edil do Legislativo Municipal de oposição eleito em 2024. 

Certamente, e considerando o seu estilo resiliente e conhecedor das nuances administrativos municipais, o ex-gestor deve ser o grande protagonista nas sessões que acontecem às segundas-feiras a cada quinze dias no ex-distrito de Ipu. Torrim terá também a chance de superar as críticas sobre sua ausência em Pires Ferreira nos anos em que não há eleição. 

A segunda gestão da Prefeita Lívia Muniz (PSB) terá, dessa vez, um verdadeiro e irreversível membro opositor no legislativo, com reflexo nas redes sociais. E já na eleição da Mesa Diretora do Legislativo, Torrim já mostrou coerência partidária em não votar na chapa situacionista, mesmo sabendo que não poderia reverter o placar de 8 votos da bancada de situação.

Uma andorinha só não faz verão, mas um Pica-Pau sozinho pode fazer muito barulho nesse quadriênio da política piresferreirense que está iniciando. 

Análise política do Historiador Kléber Teixeira (Blog do KT)

sábado, janeiro 04, 2025

ELMANO MONITORA OPOSITORES E SE MOVIMENTA PARA SUA REELEIÇÃO

As lições da histórica derrota de José Sarto (PDT), o único prefeito de Fortaleza não reeleito, o fortalecimento da oposição em cidades estratégicas como Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e logicamente na capital cearense - não esquecendo dos sinais de rebeldia do Senador Cid Gomes de olho na sucessão estadual, fizeram Elmano de Freitas agir. O governador inicia o 2025 com uma ampla reforma em seu secretariado, mirando na sua candidatura à reeleição em 2026. Sabe ele que o cenário político da sua iminente tentativa de reeleição será bem diferente da sua vitória em 2022 em meio a "onda Lula" no Nordeste. Desta feita, Freitas será mais exigido e testado no campo da dupla articulação que envolve governo e política partidária. 

Vejamos as mais pertertinentes mudanças no Secretariado:

* O bem articulado Chagas Vieira, bastante elogiado quanto esteve no governo Camilo Santana, volta a Casa Civil que é o epicentro político do governo. Waldemir Catanho foi sacado da Casa Civil, sendo essa entregue ao ex-deputado Nelson Martins que deve reverter as reclamações que existem da falta de diálogo do Abolição com a Assembleia e com o meio político interiorano. 

* Mas a grande surpresa foi a nomeação do experiente Domingos Filho, ex-governador, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Aqui se percebe a fusão técnica e política, pois é uma maneira de aproximar mais ainda o PT com o PSD. Virtualmente a siga dos “Domingos de Tauá” é o mais estratégico e acessível aliado em uma iminente chapa de reeleição para Elmano. Além de várias prefeituras do interior, incluindo Caucaia do prefeito Naumi Amorim que é o segundo maior colégio eleitoral do estado, o PSD fez a dobradinha vitoriosa com Evandro Leitão indicando a sua vice Gabriela Aguiar. 

* Jade Romero (MDB), a Vice-Governadora, assume a estratégica da Proteção Social. O MDB de Eunício segue próximo ao governo e há quem veja nessa manobra uma jogada de fortalecimento de Romero e ofuscamento do comandante cearense do partido. 

Olho na oposição

Elmano de Freitas e seu padrinho político Camilo Santana, sabem que a oposição de “direita” é uma inimiga em crescimento, embora sua referência maior, o Deputado Federal André Fernandes, o qual vendeu caro a sua derrota para o PT na disputa da prefeitura de Fortaleza, não tenha ainda idade constitucional para se lançar ao governo em 2026. Um nome deverá surgir e esse não pode ter margem de aliança com gruos políticos estratégicos que estão hoje acomodados no governo estadual. 

Olho em Cid Gomes (PSB)

Certamente o PT sabe que, embora sem o comando direto de um partido, pois o PSB teoricamente está nas mãos de Eudoro Santana que é o pai de Camilo, o Senador Cid com suas 65 prefeituras é uma ameaça doméstica e deve ser monitorado de perto. Cid certamente se sentirá a vontade para entrar em campo se o governo Elmano não chegar 2026, bem avaliado pela população e desarticulado politicamente. A relação do Senador com o PT não é algo tão sólido e sim de conveniência de poder. 

Análise política do Historiador Kléber Teixeira (Blog do KT)

sexta-feira, janeiro 03, 2025

SÁVIO PONTES, PRIMEIRO SUPLENTE DO PSD, PODE VOLTAR A SER DEPUTADO ESTADUAL

O ex-prefeito de Ipu, Sávio Pontes (PSD), entra o ano de 2025 na expectativa de assumir novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará. Candidato a Deputado Estadual em 2022, Pontes obteve 8.127 votos ficando na 5ª suplência. O PSD fez três vagas com os eleitos Gabriela Aguiar, Lucílvio Girão e Fernando Hugo.

Porém o influente PSD cearense saiu das urnas de 2024 mais ainda fortalecido. Gabriela Aguiar foi eleita Vice-Prefeita de Fortaleza na chapa de Evandro Leitão (PT) e teve que renunciar aos seus dois próximos anos de mandato. A vaga de Gabriela foi assumida pelo primeiro suplente Simão Pedro. 

Outros dois pesedistas, Apolo Vicz (2º suplente) e Vinícius Duarte (4º suplente) - eleitos vereadores, respectivamente, em Fortaleza e Juazeiro do Norte - abdicaram da reserva de vaga do partido. Keivia Dias, a 3ª Suplente, segue ocupando o cargo de Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura. Nesse cenário, o ipuense Sávio Pontes passa a ser o primeiro suplente.

Chances em assumir

Sávio é reconhecido como um político de histórica fidelidade partidária e amizade particular com o ex-vice-governador Domingos Filho e seu filho, o Deputado Federal Domingos Neto, os quais comandam o PSD do Ceará. O ex-prefeito de Ipu em suas duas passagens pela Assembleia Legislativa (2002-2008), ficou reconhecido também por sua forte capacidade de articulação política, sendo inclusive um dos construtores da candidatura de Cid Gomes ao governo em 2006. 

PSD fortalecido. 

É esperado que Sávio esteja em breve sendo contemplado pelo comando do PSD com um retorno ao Legislativo Estadual. Seu partido e seu líder maior, Domingos Filho, indicado recentemnete por Elmano de Freitas (PT) para assumir a estratégica Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entra 2025 com forte capilaridade política junto ao governo estadual e a prefeitura de Fortaleza. 

O mundo político segue dando voltas. Feliz do politico que enfrenta desafios  e está sempre no jogo eleitoral.

quinta-feira, janeiro 02, 2025

COM A ADESÃO DE TRÊS VEREADORES, PREFEITO OSCAR CONQUISTA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA EM SOBRAL

O Vereador Chico Júnior (UB), foi eleito na noite de ontem, 1º de janeiro, presidente da Câmara Municipal de Sobral. Representando a base do prefeito Oscar Rodrigues (UB), Júnior teve 13 dos 21 votos dos edis. Sua vitória foi viabilizada com o voto de três vereadores que foram eleitos pela base do ex-prefeito Ivo Gomes, revertendo o placar de 11 a 10 no pós eleição que dava uma pequena maioria nas cadeiras legislativas aos apoiadores da candidata derrotada Izolda Cela (PSB).

Causando insatisfação nas lideranças do agora grupo de oposição, os edis Romano (PT), Marlon Sobreira (PSB) e Socorrinha Brasileiro (PSB), votaram na chapa que concedia o comando da mesa diretora para o biênio 2025-2026 para Chico Júnior. 

APOIO BRANCO

Acredita-se que esses edis estarão votando favorável aos projetos do prefeito Oscar Rodrigues, embora continuem teoricamente nas suas respectivas siglas partidárias que apoiaram a candidata Izolda com seu vice de chapa o petista Paulo Flor. 

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

Os três edis, os quais já tinham, há quinze dias atrás, assinado um documento de composição ou de apoio a chapa articulada por Oscar Rodrigues para eleger o sobrinho Chico Júnior, estão sendo alvo de questionamentos dos caciques partidários das suas siglas por falta de fideliade partidária. Como não há precedentes de cassação e perda de mandato parlamentar nesse tipo de votação e postura, os mesmos devem seguir em "apoio branco" (extraoficial) até surgir uma nova janela partidária em 2026. 

COM OPOSIÇÃO NO COMANDO, SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL SERÃO MARCADAS POR FORTE EMBATE POLÍTICO

O grupo Liberdade liderado pelo ex-Prefeito Sérgio Rufino (PSB), conseguiu eleger a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ipu para o biênio 2025-2026. A vereadora Cristina Peres (PSB), eleita presidente, venceu por 7 a 6 a chapa encabeçada por Edvan Peres (PT). 

SEM "GOL CONTRA"

A expectativa do agora grupo situacionista da Prefeita Milena, e até o temor de eleitores do candidato derrotado Sérgio Rufino (PSB), de que houvesse uma “virada de lado”, acabou, diferentemente de outras ocasiões políticas em Ipu, não correndo. 

A estratégia do clã Rufino em fidelizar Cristina com sua candidatura e manter uma política de marcação colada com o grupo dos sete vereadores eleitos por seus partidos apoiadores, surtiu efeito.

ARENA POLÍTICA

Com a presidência da casa legislativa e a maioria de edis (7 x 6), o grupo de oposição deverá trazer dificuldades à gestão da nova prefeita. Certamente as sessões da Câmara Municipal, isso à primeira vista, serão um ponto de acirrado embate entre os vereadores e apimentada por uma plateia em lua de mel com a vitória eleitoral que tirou os Rufinos do poder. 

Lembrando que nas gestões passadas a maior parte das legislaturas foram marcadas por uma ampla maioria do prefeito Sérgio Rufino e de seu sobrinho Robério. Apenas no último ano, ou seja, no 2024 e em meio as adesões de edis que deixaram o barco do grupo Liberdade, as sessões passaram a ter um acirramento maior refletindo o quadro de disputa eleitoral.