terça-feira, abril 26, 2016

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL ENTRAM EM GREVE

Professores da rede pública estadual do Ceará iniciaram nesta segunda-feira (25), a greve da categoria por tempo indeterminado.
A decisão pela greve geral ocorreu na última quarta-feira (20), após uma reunião entre a classe trabalhadora e o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Ceará (Apeoc).
A categoria reclama que a data-base da categoria, de 1º de janeiro, não foi respeitada e reivindica reajuste de 12,67%, entre outros itens. O Governo do Estado prevê para junho uma posição sobre remuneração dos profissionais do magistério.

Servidores estaduais
Os servidores estaduais de outras áreas também estudam entrar em greve. Ele pedem R$ 12,67% de reajuste, com o objetivo de repor a inflação do ano passado, de 10,67%, e agregar mais 2% para minimizar parte das perdas salariais acumuladas, já que o poder aquisitivo do funcionalismo público caiu 57% de 1999 a 2015. Algumas categorias já sinalizaram como única alternativa, prova disso que os servidores do Detran decretaram  estado de greve na última segunda-feira (18).

Em paralelo às reivindicações, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) apresentou estudo técnico onde demonstra que é possível ampliar a arrecadação do Estado sem aumentar impostos. Caso adotasse as medidas apontadas pelo Fórum, o Governo teria condições de implementar o reajuste e ainda ficar abaixo do limite prudencial definido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Soma-se a isto a situação favorável do Ceará, que teve a melhor avaliação fiscal do Nordeste e foi o 3º Estado que mais investiu no Brasil em 2015 (R$ 2,4 bilhões).
Fonte: CNEWS

Nenhum comentário: