A prefeita de Pires Ferreira-CE, Lívia Muniz, plausivelmente anunciou que dará um aumento de 8% para os docentes da rede municipal. Na região do “sopé da Ibiapaba”, é o maior aumento concedido aos professores.
Porém, há um contraponto a ser aqui lembrado. Apesar de ser uma das cidades com maior destaque nas provas do Spaece – o sistema de avaliação do governo do estado do Ceará, a Prefeitura de Pires Ferreira é a cidade que tem o mais baixo salário pago aos seus professores no interior do Ceará. Antes do aumento de 8%, um professor em sala de aula em início de carreira (incluindo gratificações) recebia R$ 2.591,00. Outro ponto: a premiada cidade não possui um estatuto do magistério que valorize a classe, apesar das efusivas comemorações e premiações que a classe docente tem conquistado.
Há uma expectativa de que, com a posse de dezenas de novos professores concursados e efetivados nos últimos anos, considerando que uma grande parte destes é também de cidades vizinhas e sem vínculos políticos com o município ou até familiares, haja uma maior mobilização da classe por melhorias. Muitos destes profissionais certamente estarão mais à vontade para lutar pelo fim dessa discrepância com o término do seu estágio probatório. Os professores se quer possuem ainda um sindicato para dar força na luta por essa devasagem salarial em relação aos demais municípios.

Nenhum comentário:
Postar um comentário