segunda-feira, junho 28, 2010

ELEIÇÕES 2010 - SÁVIO PONTES TERÁ UMA PROVA DE FOGO.


As eleições governamentais de 2010 serão uma verdadeira prova de popularidade para Sávio Pontes. O Governador Cid Gomes, candidato a reeleição e apoiado pelo Prefeito de Ipu, espera uma sonora vitória nas urnas ipuenses, haja vista o respaldo político dado à eleição de Sávio Pontes para Prefeito e a destinação de verbas para obras de grande porte na cidade, as quais tem colocado o Ipu como uma das cidades interioranas com mais investimentos do Governo Estadual.
Embora Cid Gomes seja favorito no cenário estadual, existem vários complicadores que dificultam a uma possível vitória folgada do governador na terra do seu amigo pessoal Sávio Pontes.
A ruptura política de Tasso Jereissati com os Ferreira Gomes, gerando a entrada de Marcos Cals na corrida Governamental pelo PSDB e de tabela a também candidatura de Lúcio Alcântara pelo PR, repercutirá com muita força na Terra de Iracema, não apenas criando opções de voto, mais desarticulando até conchaves já antes fechados com Sávio. Por exemplo, o vereador Nonato Martins (PSDB) tem fortes ligações políticas com Marcos Cals e dificilmente manterá a aliança política com o Prefeito do Ipu. Manoel Palácios é outro que sofrerá pressões do comando Estadual do PR, o qual vai querer que o diretório municipal presidido pelo vereador, que ocupa o cargo de Secretário de Agricultura, apóie o candidato do partido o ex-governador Lúcio Alcântara.
Em outro plano, há também a difícil manutenção da coesão política que elegeu Sávio Pontes, pois sofre ele um alto grau de insatisfação com a facção Rochista (Cururús) de Toinha Carlos. Essa insatisfação se dá não apenas por causa das demissões dos não concursados, mas também devido a cooptação de vários membros da facção Pica Pau que tem causado um mal estar em muitos cururus. Sávio foi até alertado recentemente por Marcelo Carlos, o qual lhe disse que ainda era muito cedo para fazer tipo de adesão de outrora oposicionistas. Essa situação tem feito da  casa da ex-prefeita Toinha Carlos um “muro das lamentações”, onde muito dos seus correligionários já lhe cobram uma ruptura com Sávio Pontes. Esses eleitores podem até não votar em Marcos Cals devido sua identificação com o desgastado Torrim, mas podem sim encontrar em Lúcio Alcântara  ou no voto em branco/nulo uma opção de protesto.
Não podemos esquecer que a oposição feita pelos Pica Paus, a qual chamamos aqui de facção Morais, está desarticulada e de certa forma acéfala em meio a divisão do seu grupo no apoio há vários candidatos a Deputado. A própria ex-Prefeita Corrinha do Torrim tem falado de público da sua insatisfação com os dois únicos vereadores de oposição Alberto Martins e Arlete, pois estes apoiarão a reeleição do Deputado Vanderley Pedrosa (PTB) e não a de Moésio Loiola (PSDB) que será o candidato do casal Pica Pau, deixando a ex-prefeita sozinha em sua triste saga para sair da penumbra. Mas não esqueçamos que Marcos Cals será um fator de coesão eleitoral desse grupo político, o qual possui virtualmente um nicho de aproximados 10.082 eleitores em Ipu, pois esta foi a votação oficial que o grupo oposicionista obteve na última eleição para Prefeito.
A estratégia de Sávio Pontes em criar seu próprio grupo político tentando unir ( ou seria "bagunçar") setores rochistas (cururus) e morais ( pica-paus), terá sua primeira prova de fogo nessas eleições de 2010, sobretudo na governamental onde a decisão é praticamente plebiscitária sobre sua gestão. Se o Prefeito de Ipu tem plantado boas sementes na sua administração e em suas articulações políticas, as urnas, uma vez abertas, trarão um diagnóstico mais aproximado da sua popularidade e do que teremos em 2012.
Só lembrando, e não assustando. Nas eleições de 2006 foi onde Corrinha e Torrim iniciaram sua bancarrota eleitoral pois Lúcio Alcântara, o então candidato do casal pica pau para o governo estadual, obteve míseros 6.292 votos (28%) enquanto Cid Gomes (apoiado por Toinha e Sávio Pontes) teve apoteóticos 12.136 votos (55%) nas urnas ipuenses.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria que vc me apresentasse esses grandes obras que foi feita em Ipu, pois não a conheço nem uma e tambem gostaria de lembra que a ex-prefeita não esta só vc esta muito enganado ela tem o apoio do povo que é o pricipal ou vc não ver as grandes burradas que o atual prefeito vem cometendo nessa tão sofrida cidade ou vc esta mamado um pouquinho pra ficar cego assim.

Anônimo disse...

Tenha mais coragem Professor!!!!!!!!
Sei que seu irmão tem um emprego da Prefeitura e por isso você tem medo, e acaba pactuando com o caos que está na sua terra.Saia do Bar do Flavinho e vá dar uma volta nos Bairros! Pergunte ao povo!
Acorde!!!!!!!!!!!
Não se esconda!!!!! Não use seu conhecimento para o mal.