sexta-feira, outubro 28, 2016

Enem 2016 - DICAS PARA A ÚLTIMA SEMANA

A pouco mais de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes se preparam com revisão dos principais assuntos, resumos e técnicas de redação. Conforme o professor de português e redação Marcelo Braga, deixar para estudar em cima da hora pode causar desgaste mental e físico, inadequado para quem vai prestar os exames. Estudantes de todo Brasil fazem o Enem nos dias 5 e 6 de novembro.

"É sempre importante que o aluno trabalhe esse lado psicológico e o próprio descanso mental para que ele possa fazer uma prova satisfatória", afirmou em entrevista à Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010). O professor lembra que o momento é de rever as matérias em que o aluno acredita que ainda tem dificuldade, mas sem exagerar. Produzir, no máximo, três redações durante a última semana também é indicado.
Ainda em entrevista ao programa O POVO no Rádio, o professor deu algumas dicas de temas para a redação do Enem. Preservação do patrimônio material e respeito à cultura nacional; esporte como fator de inclusão social; aspectos sociais, econômicos e ambientais na mobilidade urbana são alguns dos assuntos prováveis, acredita Marcelo Braga. Para ele, é importante que "o aluno se atenha à diversidade" existente no Brasil.

Relaxar é essencia. O professor lembra que o estresse prejudica a comunicação. "Quando você está tranquilo, está mais suscetível a interpretar (textos)", avaliou. Outro detalhe importante é selecionar informações da competência do aluno. "Ele (estudante) não deve buscar o que não conhece. Busque dar a fundamentação teórica, ampliar, exemplificar e fazer alusões históricas, se for de acordo com o tema". 
O professor afirmou ainda que é imprescindível que o vestibulando busque apresentar sugestões viáveis que estejam direcionadas ao propósito temático da redação. As sugestões devem sinalizar o que e como fazer e quais são os agentes que devem realizar.

Ouça entrevista completa com o professor Marcelo Braga à Rádio O POVO CBN

Nenhum comentário: