segunda-feira, março 21, 2011

EXISTE VIDA FORA DO SUS?


  Nunca me posicionei em nosso Blog sobre a mudança nos rumos da saúde pública de Ipu. Sempre tenho deixado o espaço aberto, apesar dos meus posicionamentos comumente parciais sobre a política ipuense. Até hoje ninguém quis aqui nesse espaço de mídia independente ou em outro blog parceiro, se pronunciar de forma favorável as medidas do Prefeito Sávio Pontes, no que tange a saúde pública do município. Diversas postagens foram aqui inseridas com severas críticas as tentativas de reestruturação do Hospital Regional e descredenciamento do Hospital e Maternidade Dr. Fco. Araújo por parte do Prefeito Sávio Pontes.
Desde a gestão de Simão Martins (1997-2000) que existe uma constante ação dos Prefeitos de Ipu "contra" o “Hospital do Dr. Thomáz”, exceção aos anos de Prefeita Toinha Carlos (2001-2004). A prefeita Corrinha do Torrim e a sua secretária Dra. Escócio,na última gestão, promoveram uma verdadeira cruzada contra Dr. Luiz e Cia. Mas sempre “Os Correas” tinham uma sobrevida em meio a ausência de coragem e competência por parte desses gestores, para dar aos ipuenses uma alternativa de saúde pública que não fosse por meio de um Hospital privado.
Essa transição feita pelo Prefeito Sávio Pontes é perfeitamente compreensível e por mim encarada como  relativamente aceitável. A execução da mesma é que foi abominável e a competência dos que lá estarão ainda a ser comprovada para os munícipes. Essa transição  de forma abrupta poderá deixar máculas em sua popularidade e insatisfação na “arraia miúda” ipuense, caso o Hospital Regional/Municipal não atenda satisfatoriamente o povo ipuense. Os médicos da família Correa contam com a credibilidade da sociedade e um nicho político de prestação de serviços louvável em qualquer campanha eleitoral. Vítimas de perseguições são sempre bem recebidas pelo eleitorado.
Até acredito que o Hospital Municipal irá à médio prazo funcionar a contento. E o que me faz acreditar nisso? A vontade que o Prefeito tem de dar uma resposta a sociedade e ao seu Vice Dr. Luiz, por isso a sua neurose salutar em buscar ter como saldo uma projeção regional atendendo aos munícipes vizinhos, equipando o Hospital, transformando-o de atendimento regional. Em termos de macropolítica, eu não duvido de Sávio Pontes.
Dr. Luiz de Gonzaga deve se inspirar na coragem do Dr. Bomfim que desde o ano de 1997 conduz a Casa de Saúde São Sebastião sem apoio(ou credenciamento) do poder público. O hospital do Dr. Bomfim sempre buscou inovar e até hoje em dia continua  se reinventando, fazendo cirurgias e com uma equipe de médicos de atendimentos ambulatoriais que não deixam a desejar a qualquer clínica de Sobral.
O Hospital do Dr. Thomáz foi reaberto e está atendendo particular e pela Unimed, inclusive com internações. Afora os atendimentos do Dr. Luiz e do Dr. Thomás, apenas o Dr. Antero está fazendo atendimentos de ultrasonografia agendadas as quartas e aos sábados.
Competência médica a família Corrêa tem de sobra, basta sabermos se a empáfia e a inércia irão derrotá-los. É na adversidade que provamos o quanto somos fortes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não gostaria de desmerecer os Corrêias pelos trabalhos prestados ao povo ipuense no que diz respeito a saúde.Acredito que faltou ao Dr. Luiz visão de futuro com relação ao hospital que administra. Na gestão Simão Martins, o Dr. Eduardo Pinheiro, sabiamente, ja premeditou essa possibilidade de transferência de recursos e deu início a construção de seu hospital(hoje Hospital Mon. Moraes). Comodismo leva ao fracasso. Por que o Dr. Luiz não tenta viablizar um convênio com o IPEC tendo em vista que tal órgão só funciona na capital e muito precário em Sobral, poderia ser uma boa alternativa para reerguer o Hospital "do Povão". Acorda Dr.Luiz!