quinta-feira, setembro 15, 2016

ACIRRADA ELEIÇÃO DE IPU AINDA ESTÁ COM SEU RESULTADO FINAL SENDO CONSTRUÍDO

Faltando 15 dias para as eleições municipais de Ipu, onde mais uma página interessante da política da Terra de Iracema está sendo escrita, acredito que o resultado final ainda está em aberto e passando por um processo de construção. 

O Ibope  e o pouco conhecido Instituto Datacid andaram divulgando pesquisas com resultados diferentes. Eu, particularmente, não dou fé por completo nessas pesquisas, independente do instituto, pois sempre existem interesses obscuros por quem as contrata e, em muitos casos, um dirigismo onde se deve colher as informações na formatação dos dados. Em 2012, por exemplo, o Ibope apontou que em Sobral, faltando menos de 15 dias para a eleição, o Prefeito Veveu venceria o oposicionista Guimarães com 19% de maioria. Ao final, Veveu só teve 6% de vantagem.

Vejo empolgação de ambos os lados dos dois candidatos que lideram a preferência, segundo as pesquisas. Sergio Rufino, mesmo com uma administração muito questionada e sem projetos ousados e inovadores, tem a máquina administrativa a seu favor. Diego Carlos com sua juventude e carregando uma base de vereadores que são maioria na Câmara, é, inegavelmente, competitivo.
Teremos, como sempre, um montante de aproximadamente 22.000 votos válidos para o Executivo Municipal. Na eleição passada, Sergio Rufino teve 52% da preferência do eleitorado. Desta feita, acredito que o vencedor deva ficar com números bem próximos a mesma maioria de 2012. 

Negativo mesmo é a falta de consistência ideológica dos candidatos, onde as paixões políticas e os interesses particulares mais uma vez, falam mais altos. 
As campanhas, comparadas com o histórico das anteriores, seguem mornas no sentido das "viradas" políticas, o que demonstra que se há alguém com dinheiro para promover esse tipo de manobra, deva andar comedido.

Conclusão: Observando com muita cautela, considerando o histórico bipartidarismo da cidade e percebendo as intensas e parelhas movimentações, acredito que a História do Ipu terá mais um prefeito eleito com uma maioria de menos de 10%. Ou seja, nada que extrapole uma maioria de 2.200 votos.

Mas um fato é incontestável: quem melhor se movimentar nos últimos dias de forma precisa e cirúrgica, fará a diferença.

LEIA TAMBÉM

Nenhum comentário: