terça-feira, janeiro 19, 2016

EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL PROMOVE SEMANA PEDAGÓGICA

Secretária Terezinha Rufino e Vereadora Professora Arlete
O ano letivo de 2016 em Ipu teve seu início oficialmente com abertura da Semana Pedagógica, período de preparação e planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante todo ano escolar.
Durante essa semana será discutidos e tratados assuntos referentes à importância da educação, a organização do trabalho pedagógico, as temáticas do cotidiano escolar, além de abordarem o planejamento para o ano letivo e recebem orientações que visam à melhoria na qualidade de ensino.
A abertura oficial da Semana Pedagógica em Ipu aconteceu nesta segunda-feira, (18/01), na Quadra da Escola Monsenhor Gonçalo Lima, no bairro Alto da Boa Vista. A Secretária Municipal de Educação, Terezinha Rufino, diretores, equipes pedagógicas e professores das escolas municipais participaram do evento que ocorreu de 7h as 11h da manhã.
Segundo a Secretária de Educação durante a Semana Pedagógica os educadores conhecem a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar, assistem palestras e fazem discussões em grupo. "Nesse a palestrante é a educadora Lídia Studart, que irá abordar o tema principal da nossa semana pedagógica que é  Responsabilidade de Todos" disse
Nesta terça-feira (19/01) como parte da programação haverá formação pedagógica, das 7:00 às 11:00 - Básico I, local: Escola Valdemira Coêlho, Básico II, EJA, AEE, Mais Educação, local: Escola Monsenhor Gonçalo. Na quinta-feira (21/01) acontece o Planejamento Interno nas Escolas e na sexta-feira (22/01) a Preparação do ambiente nas escolas. O Início das aulas serão na segunda-feira (25/01).


Fonte: Ipunoticias.com

Análise do RR - O DINHEIRO FARÁ DIFERENÇA NAS ELEIÇÕES DE IPU EM 2016?

Texto de Rárisson Ramon (RR)
---------------------------------------------------------------------
Interessante pergunta contida no título desta matéria porque reflete a realidade vivida por muitas cidades interioranas onde o aflorar do sentimento político-partidário fica "a flor da pele". Em Ipu, se alguém perguntar a qualquer popular o que é preciso para um candidato vencer a eleição a primeira resposta que se ouvirá será com certeza: "o que tiver mais dinheiro"!
Não importa quem seja, a resposta não muda. Parece que o fator financeiro está enraizado no subconsciente de cada cidadão ipuense no que tange a vitória nas urnas. Entretanto, será se o candidato que tiver mais dinheiro será o melhor para Ipu? O que ele gastar na política de onde tirará o que gastou? Por que votar só em quem tem mais dinheiro?
Temos que mudar nossa linha de pensamento e acordar desse pesadelo capitalista a muito impregnado em nossas mentes. Ipu é cercado de pessoas dotadas de compromissos ao desenvolvimento do município, que não encaram a política como meio de emprego. Que estão cheias de vontade para oferecer uma renovação na política local.
Para Ipu mudar é preciso que os eleitores também mudem. A falta de: projetos desenvolvimentistas, obras estruturantes, medicamentos, insumos hospitalares, ambulâncias, transporte universitário de qualidade, limpeza de ruas, reparação de esgotos, carteiras escolares descentes, abastecimento hídrico regular etc., é consequência de uma escolha infeliz que o ipuense paga ao votar no candidato com mais dinheiro.
Se a Prefeitura virou negócio lucrativo, compete a nós eleitores quebrar essa prática mercantilista por intermédio do nosso voto. Precisamos dar as devidas respostas a quem quer só tirar proveito do erário público. O eleitor deve estar atento e ter a visão crítica em relação aos candidatos compradores de voto. Criminoso é quem compra e quem vende também!
Ipu dispõem de todo um conjunto de potencialidades que poderão torná-la o grande destaque da Ibiapaba. O que nos falta é realizarmos escolhas sábias na hora do voto. Optar pelo continuísmo é legar a cidade mais atraso em termos de progresso.

Deus nos concedeu o livre-arbítrio para que sejamos responsáveis pelas escolhas ao qual fazemos. Saibamos utilizá-lo a nosso favor!

E você, estimado leitor, ainda acha que o melhor candidato é o que tem mais dinheiro?
Ou seria melhor perguntar qual candidato tem mais caráter para assumir o paço municipal? Qual teria mais caráter para assumir uma cadeira no legislativo?

Mais dinheiro ou mais caráter? A resposta que soa melhor fica a critério de cada eleitor.
Fonte: Blog Expresso Ipu

Áudio: RÁDIO REGIONAL DE IPU COMPLETA 24 ANOS

Fundada pelo líder político Zezé Carlos, a Rádio Regional de Ipu, referência do grupo partidário fundado pelo médico Dr. Rocha Aguiar nos anos 60, está completando 24 anos de funcionamento.

Colocada no ar no dia 19.01.1992, a rádio tem sido protagonista dos principais fatos históricos da Terra de Iracema nas últimas décadas.
A emissora atualmente tem como acionistas: Toinha Carlos, Sávio Pontes, Deputado Sergio Aguiar e a Vereadora Efigênia Mororó. 

A trajetória da Rádio Regional e os principais destaques da política nacional e estadual, foram debatidos hoje pelos radialistas Kleber Teixeira e Hélio Lopes (Diretor da Emissora), na edição de hoje do Informativo 1520.
Confira a sonora abaixo: 

ALUNO DO FARIAS BRITO SOBRALENSE, AOS 16 ANOS, É APROVADO EM MEDICINA NA UFC

A tradição do Farias Brito Sobralense em formar vencedores continua em alta. O jovem Antonio Gabriel Moura Louzada, natural da cidade de Acaraú,  ao lado dos seus familiares e professores, estão tendo um início de ano com vários motivos educacionais para comemorações. 

Após conquistar o Primeiro Lugar no Curso de Tecnologia da Construção Civil no último vestibular da UVA (2016.1), o jovem Gabriel conquistou o extraordinário terceiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Campus Sobral), um dos mais concorridos do país. Com 808,0 pontos na última prova do ENEM, o aluno do Farias Brito também seria aprovado em várias outras conceituadas universidades do Brasil.

Concluindo o terceiro ano do Ensino Médio no FB Sobralense com apenas 16 anos, Louzada é mais um exemplo que a conquista da Medicina é uma tarefa possível quando se une a uma proposta pedagógica eficiente ao apoio familiar. 

Filho do Professor Renato Louzada e da Pedagoga Rosângela Moura, o talentoso agora acadêmico de Medicina é um exemplo dos vários talentos precoces da região norte que são otimizados pela equipe de professores do Farias Brito Sobralense.
Gabriel e a Diretora Rose Vasconcelos (FB-Sobralense)
Gabriel em visita ao FB
Gabriel e seus Pais

Fortaleza: HEITOR DIALOGA COM PSDB E PARTIDOS PEQUENOS

O deputado federal Danilo Forte, presidente do PSB no Ceará, diz que o partido tem um compromisso com a pré-candidatura de Heitor em Fortaleza ( Foto: JL ROSA )
Pré-candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual Heitor Férrer anuncia que, caso eleito, fará um governo com perfil "eminentemente técnico". O momento, no entanto, é de firmar alianças visando à campanha e, para isso, afirma que, na esfera estadual, tem conversado com siglas menores e também com o PSDB, liderado pelo senador Tasso Jereissati.
"Estamos pensando em composições. O presidente estadual do partido, (o deputado federal) Danilo Forte, conversou com vários partidos pequenos, como o Solidariedade, o PRB, o PSDC, e nós fomos pessoalmente ao senador Tasso Jereissati para conversar no sentido de trazê-lo a uma composição com o PSB para a Prefeitura de Fortaleza", detalhou, em entrevista, ontem, ao Diário do Nordeste.
O objetivo das alianças, segundo Heitor, é dar à Capital novo estilo de administração, "saindo da mesmice em que os vários prefeitos administram a nossa cidade ao longo da sua construção". Questionado se o compromisso socialista-tucano seria apenas eleitoreiro, ele respondeu que "o que importa para o cidadão eleitor não é a (situação) copartidária, o que importa é o resultado da administração".
O pré-candidato de oposição acrescentou que, atualmente, ambos os partidos estão em uma direção que se contrapõe ao atual governo. "Eu tenho convicção que, dentro dessa linha de pensamento, a posição com o senhor Tasso Jereissati é coisa nova, porque nós daremos à cidade de Fortaleza políticas públicas com resolubilidade dos problemas, atendendo à demanda social", disse, sem poupar elogios ao senador. "Tasso Jereissati deixou uma marca como gerente administrativo, como administrador do Estado. Existe um Estado do Ceará antes dele e outro depois dele", completou.

Crítica
Heitor Férrer aproveitou, ainda, para alfinetar o prefeito Roberto Cláudio, que disputará a reeleição, desta vez pelo PDT, e tem afirmado, em declarações recentes, que sua prioridade, por enquanto, não é pensar em eleição, mas nos compromissos que pretende cumprir até o fim do mandato, argumentando que preocupar-se com o pleito, a essa altura, é papel da oposição.
"Quando o prefeito diz que não está pensando nisso, é quem, na verdade, mais pensa. Ele pensa em reeleição todos os dias, tanto é que está com um quadro de inauguração de obras já visando à reeleição. Não quer conversar porque acha que o processo eleitoral, para ele, quanto mais curto, melhor", disparou.
Após disputar duas vezes as eleições municipais (em 2004 e 2012), o deputado estadual diz que saiu do último pleito, quando conquistou 262 mil votos, com "aumento de evidência", e aponta como diferença para esta terceira campanha o fato de estar em um partido que já comprometeu-se a priorizar a disputa em Fortaleza "não só em teoria, mas de maneira prática".
Ela diz já ter definido algumas prioridades para o projeto que pretende apresentar aos eleitores: saúde, que aponta como principal deficiência da atual gestão, segurança pública e moradias populares. "Teríamos que desenvolver no município, respeitando os recursos que temos, a construção de casas populares através de um processo que conheço, que é o da utilização de material reciclável, de pré-moldados, (por meio do qual) você pode fazer casas rapidamente. Isso vou mostrar na campanha como será", antecipa Heitor.

Caucaia
Já o presidente estadual do PSB, Danilo Forte, descartou sua candidatura em Caucaia ao afirmar que, em nome do projeto coletivo de reestruturação do partido no Ceará, abriu mão do que seria uma vontade individual.
"Na Caucaia, o nosso projeto hoje está sendo muito mais alimentado por outras lideranças. Tem um movimento de seguidores que vêm comigo desde 2010 na busca de uma construção alternativa ao poder local, liderado pelo presidente da Câmara Municipal da Caucaia, que é o Sílvio Nascimento", afirmou.
Fonte: DN

Operação Zelotes: PRISÃO DE EMPRESÁRIA PREOCUPA PT

A Polícia Federal prendeu na tarde desta segunda-feira, em São Paulo, a empresária Cristina Mautoni, acusada de integrar o esquema de compra de medidas provisórias no governo federal investigado na Operação Zelotes. Mulher e sócia do lobista Mauro Marcondes, preso preventivamente em Brasília por suspeita de operar o pagamento de propinas para viabilizar as MPs, Cristina foi detida em sua casa, no bairro do Morumbi, onde se recupera de uma cirurgia nas pernas. Segundo a defesa da empresária, ela foi levada pelos agentes em uma cadeira de rodas. A ordem de prisão foi dada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, responsável pelos processos da Zelotes.
Mauro e Cristina são réus em uma ação penal por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, os dois operaram esquema de pagamento de propina para conseguir a edição, pelo governo, e a aprovação, pelo Congresso, de medidas provisórias que concediam incentivos fiscais a montadoras de veículos.

A Marcondes e Mautoni Empreendimentos, empresa de lobby que pertence ao casal, fez pagamentos de 2,5 milhões de reais à LFT Marketing Esportivo, do empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. Os investigadores da Zelotes suspeitam que os repasses tenham ligação com as medidas provisórias. O filho de Lula alega ter recebido o dinheiro por serviços de consultoria esportiva.

Uma semana antes de a PF prender Cristina, Mauro Marcondes recebeu a visita do delegado Marlon Oliveira Cajado, um dos responsáveis pelas investigações. O advogado do casal, Roberto Podval, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que, no encontro, Cajado "chantageou" seu cliente para que fizesse acordo de delação premiada. Segundo Podval, a colaboração foi proposta como uma forma de Mauro Marcondes evitar a transferência de Cristina para uma unidade prisional.

O advogado disse que vai entrar com habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1) para tentar tirar Cristina Mautoni do regime fechado. "O sr. Mauro Marcondes tem oitenta anos de idade. Com a prisão da mulher, uma menina de apenas 14 anos vai ficar em casa, sem pai e sem mãe, um ato absolutamente desnecessário", afirma Podval. "Nada existe nos autos, não há qualquer razão que justificasse essa prisão da sra. Cristina Mautoni."
(com Estadão Conteúdo)

Humor: O CARNAVAL DE DILMA ESTÁ CHEGANDO


MOSES RODRIGUES RECEBE EM SOBRAL DEPUTADA Dra. SILVANA

Nesta segunda-feira, 18, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) recebeu, em Sobral, a visita da deputada estadual Dra. Silvana. A visita faz parte da agenda da parlamentar cearense, que esteve na cidade para discutir a conjuntura política e a aplicação de recursos no Estado, assim como políticas públicas para o desenvolvimento do Ceará, em especial da Região Norte. Estiveram presentes no encontro lideranças políticas locais.
Na foto, o deputado Moses Rodrigues e a deputada Dra. Silvana aparecem ao lado do esposo da parlamentar, Pr. Joziel Pereira e do Ir. Josué Pedrosa. 

segunda-feira, janeiro 18, 2016

FARIAS BRITO SOBRALENSE, CAMPEÃO NA UVA 2016.1


ELENCO DO VASCO 2016 É COMPOSTO POR TRINTÕES E GAROTADA

Sete trintões, um quase lá, e média geral de 29,2 anos no time titular. O Vasco começa 2016 com uma base experiente para caminhada visando o retorno à elite do futebol brasileiro. Com a entrada de Mateus Pet, de somente 17 anos, Jorginho ajudou a rejuvenescer a equipe, que tem ainda Madson, Luan e Riascos no grupo dos que não atingiram os 30 anos. 
Passada a primeira semana de trabalhos em Pinheiral, o Preparador Físico Joelton analisou o desempenho dos trintões e foi só elogios.
Mais velhos do elenco, Rodrigo, de 35 anos, e Nenê, 34, têm características distintas, mas também responderam bem aos trabalhos. O meia-atacante, por sinal, é sempre o último titular a deixar o gramado. Durante a semana, ele fez "hora-extra" com treinos de finalização e também em mini-coletivo com os mais jovens.
Enquanto os mais velhos muitas vezes são submetidos até mesmo a cargas reduzidas de esforço, os mais jovens têm uma programação especial para que suportem o jogo mais pegado dos profissionais. Titular de Jorginho em todos os trabalhos, Mateus Pet é um exemplo disso e se esforça para encorpar a estrutura franzina.
Ao todo, nove jovens da base foram incorporados no elenco vascaíno para o período de trabalhos em Pinheiral: Gabriel Félix, Kadu, Mateus Pet e Matheus Índio, que já treinavam no time de cima, e os novatos Alan Cardoso, Andrey, Evander, Renato Kayser e Caio Monteiro.   

Nota Oficial - OPOSIÇÃO EM GUARACIABA SEGUE UNIDA

Por Cyro Leopoldo Aragão do Plug da Notícia.
_____________________________________
Recebi agora a pouco uma nota emitida pelo Dr. Adail ratificando a aliança de três das principais figuras de oposição política ao prefeito Regivaldo Cavalcante. Segundo a nota, esta aliança anunciada no ano passado se mantem pelo “pedido de socorro que ecoa nos quatro cantos da cidade.”
A composição terá o Dr Adail como candidato a prefeito, o vice, será indicação do Senhor Carvalho e caberá ao Senhor Assis, a coordenação e articulação do acordo e da campanha política para prefeito neste ano de 2016.
Embora tenha sido ratificada nessa nota, alguns acreditam em mudanças ou ruptura daqui até a convenção, enquanto outros comemoram a celebração do acordo que acreditam ser a definição da vitoria da oposição em Guaraciaba nesse ano de 2016.

Temos portanto até o momento a definição de 2 chapas concorrentes na eleição majoritária de 2016 em Guaraciaba. O Dr Adail deverá enfrentar nas urnas o prefeito Regivaldo Cavalcante que é candidatíssimo a reeleição.

Mas nem tudo está definido! Prefeito por três vezes e segundo conversas do meio político, detentor da maior intenção de votos em Guaraciaba, exite o Dr Egberto que aparentemente “descansa em berço esplendido”, observando reservadamente toda a movimentação de momento e os cenários que se desenham.

Regivaldo e Dr Adail se lançaram na corrida eleitoral de 2016, mas algumas dúvidas pairam sobre os apaixonados pela política como as seguintes: E o onça? Cadê o doutor? O que está pensando? O que vai fazer? Estaria o Dr Egberto preparando algum “pulo do gato”?… Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Confira na integra a nota emitida pelo Dr. Adail:

“Caros amigos e amigas, recebam nosso carinho!

Gostaria de que soubessem e fizessem outros cientes de que recentemente selamos um acordo previamente estabelecido entre as correntes políticas oposicionistas de Guaraciaba, dando vida, corpo e direção ao nosso compromisso.

Num ato de grande desprendimento, espírito público e convergência de pensamentos, vontades e ações entre os atores (Assis, Carvalho e Adail), celebramos o que era esperado por todos que querem um Novo Caminho pra Guaraciaba. Sensíveis à dor pela qual passa nossa cidade, ouvindo o clamor popular e o pedido de socorro que ecoa nos quatro cantos da cidade, assumimos a responsabilidade de construirmos juntos o caminho que levará Gba a melhores dias.

A população já tão sofrida e descrente não poderia esperar outra atitude nossa, já que não somos mais crianças e, calejados da vida, não podemos brincar de fazer política e muito menos ficar insensíveis ao clamor popular. Esperamos e vamos fazer o possível para unirmos todas as forças políticas e as pessoas de Boa fé neste processo de mudança que ora impera no seio da nossa gente.

Vamos todos em mutirão reconstruir Guaraciaba na sua estrutura físico-administrativa e na funcionalidade de suas instituições, resgatando a autoestima de seu povo e o lugar de vanguarda que perdemos há tempo.

Este movimento de mudança que vem crescendo a passos largos será absorvido nas gestões futuras, contribuindo para uma nova mentalidade de fazer política e uma maneira decente e honesta de administrar a coisa pública, dando seriedade e credibilidade à gestão, onde a transparência, a eficiência e a integração administrativa seja a sua marca.

Vamos dar o salto de qualidade que a nossa querida e amada cidade espera e precisa. Tudo é no tempo de Deus! Agora é a hora! Agora é pra valer! #juntosomosmais!”.
Fonte: Cyro Leopoldo

BASTIDORES DA POLÍTICA IPUENSE: Ouça a Edição desta Segunda (18)

PREFEITO DE IPU DIZ QUE AINDA IRÁ AO RÁDIO FALAR DO ANO DE 2015

Com várias promessas não cumpridas e sem diálogo com a sociedade, o Prefeito Sergio Rufino, após ter sumido da imprensa ipuense nos festejos de final de ano (2015) onde nem se quer deu a tradicional entrevista radiofônica de prestação de contas de final de ano, esteve na Rádio Iracema na última sexta (16).
Nos microfones do Jornal da Iracema, Sergio e seu irmão Tião, foram justificar o porquê do modesto Carnaval de 2016, sem Trio Elétrico e sem a participação dos tradicionais blocos da cidade. O gestor de Ipu também tentou se defender das críticas sobre sua falta de planejamento para o carnaval, culpando o processo licitatório e a busca de parcerias com o setor privado.

Mas também chamou a atenção o fato de Sergio Rufino se comprometer em ir ao rádio para prestar contas ainda sobre o ano de 2015. Fato esse estrategicamente evitado por ele pois "não tinha muito o que falar" como assim nos afirmou um próximo correligionário seu. 

Será que o Prefeito vai falar do Gabinete inexistente do seu Vice? Será que ele vai falar das fábricas e usinas prometidas? Será que ele vai falar da ruptura política dos Martins de Nonato? Será que ele vai falar dos minguados números e da falta de protagonismo regional da educação de Ipu? Será que ele vai falar da prometida reforma do Mercado Público? Será que ele vai falar da prometida continuidade da reforma do Parque da Bica, da restauração da Praça do Cemitério e da construção do matadouro público? Será que ele vai rebater as críticas do Padre Nonato?  Será que ele vai dizer por que não temos calendário cultural? Será que ele vai falar dos "ovos de 70 centavos"? Será que ele vai falar do porquê que não concluiu a Praça do CVT? Será se ele vai falar por que a Prefeitura prefere alugar ônibus ao invés de comprar? Será que ele vai justificar o porquê se gasta tanto coma assessoria? Será que ele vai explicar por que o trânsito de Ipu é um caos e sem fiscalização? Será que ele vai falar por que não dá aumento salarial para os funcionários que ganham acima do salário mínimo?
Será que ele vai dizer o por que não deve ser candidato?
(Foto Ipunotícias)

Paralisadas: CIDADÃO QUESTIONA PREFEITURA DE IPU SOBRE OBRAS ESPORTIVAS ANUNCIADAS

O eleitor e contribuinte que trabalha como técnico ministerial Marcos Ricardo R. M. Sampaio através de ofício encaminhados aos poderes legislativo e executivo pede esclarecimentos sobre obras paradas do município na atual gestão.

"Venho, respeitosamente, com base no Art. 5°, XXXIV, alínea "a", da Constituição Federal de 1988 e na lei 12.527/2011, solicitar a Vossa Excelência uma cópia dos Convênios e Projetos de Engenharia das obras dos seguintes equipamentos públicos: Reforma da Praça ao lado Centro Vocacional Tecnológico - CVT Ipu; Reforma do Estádio Municipal. 

Segundo ele o pedido é com base de cidadão eleitor e contribuinte preocupado com a paralisação da obra há alguns meses. "Encaminhei o ofício a fim de que possa ter algum esclarecimento sobre essas obras paradas" disse Marcos.

Para o legislativo o eleitor sugeriu ainda a realização de uma audiência pública para o mês de fevereiro de 2016, tendo como pauta os seguintes temas:   Apresentação dos projetos para a população presente, de forma clara e objetiva (Capacidade, Estacionamento, Acessibilidade, etc.); Prestação de Contas do que foi gasto até o dia da audiência; Motivo do atraso e paralisação das obras; Possibilidade de transferência do Estádio para o Parque de Exposição e criação, do Pólo Administrativo e de Lazer Parque de Iracema com a criação do monumento Arco de Iracema; Apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança, pois trata-se de equipamento urbano e comunitário de médio ou grande porte.

Fonte Ipunotícias.com

"O homem das Fábricas" - MAURO FILHO ESTEVE EM IPU NA FESTA DO REENCONTRO

O único político de prestígio que marcou presença na Festa do Reencontro no último sábado (16), promovida pela Afai (Associação dos Fiçhos e Amigos de Ipu), foi Secretário Estadual de Finanças Mauro Filho.
"O homem das Fábricas", como assim ser conhecido em Ipu após ter feito promessas (ainda não cumpridas) que traria indústrias durante a gestão do seu aliado e amigo Sergio Rufino, foi discreto em sua passagem pela Terra de Iracema.
A deputada Augusta Brito e o Secretário Inácio Arruda, companheiros de partido do Prefeito de Ipu, diferente do ano anterior, não prestigiaram a cidade onde foram bem votados no pleito passado.

PGR PEDE AO STF PERDA DE MANDATOS DE COLLOR E DELCÍDIO

Nas denúncias que apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que seja declarada, em caso de condenação, a perda do mandato dos senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado, preso em Brasília.
Os dois são suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
As denúncias contra Fernando Collor e Delcídio do Amaral estão em segredo de justiça, mas o G1 apurou que Janot encerra as denúncias em que solicita ao Supremo abertura de ação penal contra os dois senadores com pedido para que sejam obrigados a deixar o cargo.
Essa solicitação é considerada padrão em denúncias de parlamentares e deve se repetir se novos deputados ou senadores forem formalmente acusados de crimes.
As denúncias ainda estão em segredo de justiça porque citam trechos de delações premiadas ainda não homologadas pela Justiça.
Versões dos senadores
O G1 procurou a assessoria de Collor e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
Quando  denunciado, o senador classificou as acusações de um "teatro" montado pela Procuradoria-Geral e negou ter cometido irregularidades.
"O senador Fernando Collor reitera sua posição acerca dessa denúncia, que foi construída sob sucessivos lances espetaculosos. Como um teatro, o PGR [Janot] encarregou-se de selecionar a ordem dos atos para a plateia, sem nenhuma vista pela principal vítima dessa trama, que também não teve direito a falar nos autos", disse a assessoria do parlamentar quando a denúncia foi protocolada no STF.
O G1 deixou recado no celular do advogado de Delcídio Amaral e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
Quando a denúncia contra o petista foi apresentada pela PGR ao Supremo, a defesa disse que não se manifestaria até o obter o teor das acusações. Em depoimento à Polícia Federal, o senador disse que queria a soltura do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró por "questões humanitárias", por conhecer a família e ter trabalhado com Cerveró.
Pedidos de perda de mandato também foram feitos por Janot  nas denúncias contra os deputados Vander Loubet (PT-MS), Nelson Meurer (PP-PR) e Arthur de Lira (PP-AL), e na denúncia contra o senador Benedito de Lira (PP-AL).
As acusações
Conforme as investigações, Collor teria recebido, entre 2010 e 2014, R$ 26 milhões como pagamento de propina por contratos firmados na BR Distribuidora.
Já Delcídio do Amaral foi preso no ano passado por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Em gravação feita por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Delcídio promete falar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para libertar o ex-executivo, além de sugerir um plano de fuga para a Espanha passando pelo Paraguai.
Fonte: G1

RESULTADO DO SISU SERÁ DIVULGADO NESTA SEGUNDA (18) PELO MEC



Os candidatos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) na primeira edição de 2016 serão conhecidos nesta segunda-feira (18). Os dados serão divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/).
O Sisu é o sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos para vagas em universidades públicas, de acordo com o desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os  candidatos selecionados devem fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Quem não conseguiu uma vaga pode ainda manifestar, no próprio site do Sisu, interesse em entrar na lista de espera entre segunda (18) e sexta-feira (29).
Foram 2.712.937 candidatos inscritos na atual edição. O número de inscrições chegou a 5.275.613, considerando que cada candidato pode fazer duas opções de curso.

Neste ano, além de uma nova edição do Sisu no segundo semestre, está prevista uma edição extra com cerca de 100 mil vagas remanescentes. Ainda não foram divulgadas as datas do Sisu do 2º semestre e nem do Sisu das vagas remanecentes 

O Sisu é uma das formas gerenciadas pelo ministério de acesso ao ensino superior gerenciado por instituições públicas. Neste ano o MEC ainda vai abrir vagas para bolsas parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e também para financiamentos por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Datas do Prouini e do Fies
As inscrições para o Prouni serão nesta semana, entre terça-feira (19) e sexta (22). O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.
Já o Fies começa na próxima semana, entre terça-feira (26) e sexta (29). O fundo também adota critérios para privilegiar alunos por critérios de renda, área de interesse e localização dos cursos.

Próximas edições do Sisu em 2016
Nesta primeira edição do ano, o Sisu selecionou candidatos para 228 mil vagas em em 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Segundo o MEC, houve aumento de 10,9% no número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015.

O MEC prepara, pela primeira vez, uma edição extra do Sisu para reduzir as vagas remanescentes na graduação. De acordo com a pasta, mais de 150 mil vagas nas universidades públicas ficaram ociosas em 2014, conforme o Censo da Educação Superior.
A previsão do MEC é selecionar tanto por meio das notas do Enem como pelo desempenho acadêmico do estudante na instituição superior em que ele já estuda, abrindo possibilidade para transferências. O Sisu das vagas remanescentes é parte da estratégia da pasta de diminuir as vagas ociosas, e para isso, o MEC vai mudar a forma com que são repassados recursos para instituições federais: passarão a receber mais recursos aquelas que têm mais vagas preenchidas.
Até o começo de janeiro não havia previsão de data, mas Aloizio Mercadante afirmou que primeiro o MEC cuidaria das edições do Prouni e do Fies de primeiro semestre para avaliar o Sisu extra. Também não foi divulgada data para o Sisu regular do segundo semestre. No ano passado ela ocorreu em junho e selecionou candidatos para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições.
Fonte: Uol.com

sábado, janeiro 16, 2016

AILCA DÁ POSSE A NOVOS ACADÊMICOS E À NOVA PRESIDÊNCIA

Ocorreu na noite de sexta-feira (15) a sessão solene da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes - AILCA - a qual foi presidida pelo senhor Cláudio César Magalhães Martins. Na ocasião, foi dado posse a dois novos membros: Kleber Teixeira Santos e Antonio Marcos Silva Sampaio, bem como a nova presidência para o biênio de 2016-2017.
A solenidade da arcádia ipuense, a qual contou com a presença do Prefeito Sergio Rufino e dos Vereadores Adriano Melo e Efigênia Mororó, também foi marcado por uma homenagem prestada ao pároco de Ipu Padre Raimundo Nonato Timbó. O religioso teve um quadro com sua foto fixado no salão central da academia,  e também recebeu o título de membro honorário da Ailca. 

Discurso dos empossados
Kleber Teixeira, ao fazer uso da palavra, destacou sobre as ações que pretende implementar com seus confrades agora como membro do seleto grupo de imortais, na AILCA. Em um tom desafiante, Teixeira defendeu a ideia de promover-se ações que despertem o aflorar de criatividade na juventude ipuense. Pediu o apoio de seus ilustres confrades Dr. João Martins, Prof. Mello, Profª. Natália Viana e de outros presentes. Para Kleber, a AILCA tem esse dever de responsabilidade de preparar as gerações do agora quanto ao aprimorar dos projetos culturais e/ou científicos, o que irá instigar o surgimento de jovens com grande potencial intelectual.
Já Marcos Sampaio, utilizou-se de um discurso mais moderado, onde procurou agradecer aqueles que lhe deram a oportunidade de ingressar na mencionada academia. Procurou enfatizar que está disposto a contribuir com a AILCA no sentido de despertar um novo gestar de pensares de modo a buscar a concretização de projetos ao desenvolvimento dos talentos locais.

Nova Presidência
No segundo momento do evento, foi empossada a nova presidência da instituição a qual terá o comando da Professora Natália Maria Viana Soares Lopes. A composição da nova mesa da Ailca ficou assim: Presidente: Natália Maria Viana Soares Lopes ,1º Vice-presidente: Sebastião Valdemir Mourão, 2º Vice-presidente: Abílio Lourenço Martins, Secretária: Maria das Graças Ayres Martins.

(com informações de Rárrison Ramon e fotos de Realize Produções)

IPUENSES LANÇAM LIVROS EM NOITE DE GALA PATROCINADA PELO EMPRESÁRIO LUIZ PESSOA ARAGÃO

 
Os escritores Prof. Francisco de Assis Martins (Prof. Mello), Dr. Luciano Paiva, Dr. Nadson Júnior, e Vicente de Paulo Saboia lançaram as obras Ipu em Fotografias, Podes Crer, Amizade, A Ética como vínculo entre o Tribunal de Contas e o Poder Legislativo na análise das contas de governo, Eu ouvi, eu vivi. Publicados pela editora Premius, as obras versam sobre fotografias, cotidiano, negócios, poemas, história de Ipu e contratos.

O evento contou com as presenças de personalidades intelectuais, artistas, políticos, médicos, empresários da sociedade ipuense e foi abrilhantado com apresentações musicais da Orquestra Ibiapaba do Ipu, Grupo de Flauta Doce da ACAI, Carlos Gil cantando a música de sua autoria, Filho Ausente e Fátima Melo entoando o Hino do Ipu e na entrada do evento que ocorreu na buffet Casa Verde uma exposição Fotográfica em Grande estilo, parte das fotografias do acervo do Professor Mello. 

As apresentações das obras foram feitas pelos Doutores: Dr. João Martins de Souza Torres, Dr. Cláudio César Magalhães Martins e o Dr. Carlos Francisco Lopes Melo.

Nadson Rocha Aguiar Júnior 
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza - Advogado - Especialista em Direito Público pelo Complexo de Ensino Jurídico Damásio - Articulista da Revista Jurídica do Instituto dos Magistrados do Ceará, com os artigos: - O princípio da Capacidade Contributiva como forma de limitação da função de tributar do Estado. (201 O) - Os juizados especiais como instrumentos de acesso à Justiça e sua reafirmação do Pacto dos Lobos. (2012) - Coautor das obras jurídicas: - Caderno de filosofia jurídica (2009). - Estado Moderno - Doutrinas Contratualistas (2010). - Estado Moderno - Reforma Protestante e Contra Reforma (2011).

Vicente de Paulo Aragão Saboia
Vicente de Paulo Aragão Saboia é ipuense e morou na cidade de Ipu até os 13 anos, quando mudou-se para Fortaleza para continuar os estudos. Graduou-se em Odontologia pela UFC em 1986 e tem Pós-Doutorado pela Universitá degli Studi di Bologna. É Professor Titular do Curso de Odontologia da UFC e saxofonista amador nas horas vagas. 

Francisco de Assis Martins, (Prof. Mello)
Francisco de Assis Martins, (Prof. Mello), nascido em 15 de maio. Filho de João Anastácio Martins e Heraclides Melo Martins. Fez seus primeiros estudos na cidade de Ipu sendo Alfabetizado pela sua tia Profª. Valdemira Coelho na escola São Tarcísio. Ensino Fundamental do extinto Ginásio Ipuense e cursou o ensino Médio em Fortaleza no Colégio São João. Licenciado em Ciências Físicas Biológicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC; e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, com especialidade em Administração Escolar. Pertence as seguintes academias de Letras; Academia Municipal de Letras do Estado do ceará – ALMECE (Cadeira nº 4), Academia de Letras e Artes do Ceará – ALACE (Cadeira nº 22), Academia Maçônica de Letras do Estado do Ceará – AMLEC (Cadeira nº 32) e Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes – AILCA (Cadeira nº 15). "Sou uma ipuense que fui batizado nas águas límpidas do Riacho Ipuçaba por Mons. Gonçalo de Oliveira, sou filho da grande Nação Tabajara o que muito me orgulha." Biografia extraída do blog do Professor Melo.
Dr. Luiz Pessoa Aragão, patrocinador do evento, ao lado do escritor Francisco Mello

sexta-feira, janeiro 15, 2016

PATRONATO DE IPU PROMOVE SEMANA PEDAGÓGICA COM O TEMA "EDUCAR PELO EXEMPLO"

O Patronato Sousa Carvalho de Ipu promove durante os dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro a Semana Pedagógica com tema "Educar pelo Exemplo".
Abertura ocorreu na Quadra Poliesportiva Irmã Elza Soares na quarta-feira (13/01) com a palavra da diretora Francisca Vieira da Silva e contou com as presenças de funcionários e corpo docente da Escola.
No segundo dia do evento o Padre Lucas palestrou com o tema central "Educar pelo exemplo". Em seguida a diretora Francisca Vieira conduziu a reunião com encaminhamentos para prática pedagógica 2016.

Fonte: Ipunotícias.com