quinta-feira, janeiro 21, 2010

SERAP ANUNCIA DATA DA PROVA E MUNICÍPIO DEVE CONTRATAR PROFESSORES TEMPORÁRIOS


Como já havíamos comentado em nosso blog (ver postagem abaixo – A MOROSIDADE DO CONCURSO) sobre a impossibilidade do concurso público para cargos da P.M.I. acontecer em Fevereiro, a SERAP  determinou o domingo dia 7 de Março como data para a realização da prova.
Dessa forma, não há mais razão para o início das aulas da rede municipal iniciar somente no dia 1º de Março. Essa medida prejudicaria o alunado ipuense e interferia até mesmo na rede estadual, pois a mesma depende do transporte escolar do município. Outro complicador seria a não aceitação por parte do Governo do Estado, pois este só concordaria o adiamento das aulas se o município decretasse “Estado de Calamidade Pública”.
A Secretária de Educação Daniele Taumaturgo deverá nos próximos dias  fazer a lotação de mais de 200 professores contratados temporariamente. Esses ficariam no cargo, caso não aconteça nenhum percalço no concurso, até o meio do ano.
Fica aqui a expectativa que a secretaria consiga se esquivar das indicações políticas, e monte uma equipe de professores utilizando somente critérios técnicos. Tarefa essa dificílima para a equipe técnica da secretaria e seu corpo  pedagógico
O Ipu vem sofrendo nos últimos anos com números oficiais deficitários quanto a qualidade de sua educação. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-http://ideb.inep.gov.br/Site/) projetou como meta para a Educação Básica do Ipu em 2009 um índice de 2,6, atrás de todas as cidades vizinhas - Ipueiras (2,9), Hidrolândia (3,5),Guaraciaba do Norte (3,7), Reriutaba (3,9) e Pires Ferreira(4,1).
Praticamente o município não participa das Olimpíadas Nacionais. Deveria participar mais, pois temos no quadro docente do município grandes professores que poderiam otimizar nossos alunos talentosos nesses eventos. Na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) de 2009, por exemplo, não conquistamos nenhuma medalha, tendo dois alunos conquistado Menção Honrosa. Isso é muito pouco, quando comparamos com os resultados de outros municípios de menor porte como Reriutaba (Medalha de Prata), Mucambo (Medalha de Prata), Forquilha (Bronze) e Massapê (Bronze). Material humano a Terra de Iracema tem de sobra, mas está faltando participação e estratégia nesses eventos.
A Secretaria de Educação do Município  é composta por um corpo de notáveis da educação ipuense, portanto é esperado nos próximos anos uma melhora significativa nesse quadro exposto acima.

4 comentários:

Anônimo disse...

O IPU NÃO É SÓ EDUCAÇÃO,ESTAMOS SEM MEDICO,SEM CALCETEIROS,SEM COMBUSTIVEL NOS VEICULOS E MUITO MAIS.

Anônimo disse...

A JUSTIÇA VENCEU A PREPOTENCIA,A NOSSA CONSTITUIÇÃO É CLARA,NADA DE CENSURA.ESPERO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGUEM A DECISÃO DA JUIZA DA COMARCA DE IPU.

claudio alves disse...

espero que os candidatos que por ventura realizarem uma boa prova sejam realmente eleitos os melhores e possam realmente exercer seu cargo de direito.pois seria muito injusto deixar essas pessoas de fora pra favorer alguns sem qualidade para a função e ser executada.Um abraço cleber teixara.claudio alves.

Anônimo disse...

Fantastic site, I hadn't come across ipuemdebate.blogspot.com before during my searches!
Keep up the wonderful work!