segunda-feira, janeiro 18, 2010

SHOPING CHÃO: IPU x VARJOTA

CC



Nessas últimas semanas, o assunto mais polêmico da cidade têm sido sobre o remanejamento da feira popular conhecida como “Shoping Chão”, a qual acontece semanalmente na madrugada de quinta para sexta-feira, contando com a vinda de centenas de feirantes da capital.
A medida adotada pela Prefeitura Municipal busca retirar a feira da Praça da Estação, deslocando-a para o Grêmio Recreativo Ipuense (fotos acima). Há duas semanas que a feira não acontece por falta de estrutura do novo local, segundo afirmam os líderes da Associação dos Feirantes.

O Prefeito Sávio Pontes está correto com essa medida, pois a feira acontecendo no centro da cidade causa sérios transtornos para a infra-estrutura do município e prejudica o projeto de revitalização da Praça da Estação. É válido salientar que essa medida foi amplamente discutida pelo prefeito com os líderes dos feirantes nos últimos meses, e conclusivamente o mês de janeiro de 2010 foi escolhido para essa transição.

No Ipu, infelizmente, tentam tirar proveito político de tudo. De fato, a Prefeitura falhou em não estruturar por completo o local da feira para a data prevista. Espalharam boatos na cidade que o Prefeito queria acabar com a feira. Arruaceiros foram Grêmio Ipuense para desestimular os ônibus dos Feirantes a não botarem suas bancas de vendas, outros ficaram nas esquinas das ruas instigando notícias falsas e maldosas sobre a feira. Sávio Pontes está correto em manter sua posição e não ceder as pressões, as quais muitas são vindas de pessoas que nada tem haver com o enredo.Temos também informações que setores envolvidos nessa feira, que a utilizam para realizar transações criminosas, encabeçam esse protesto por temerem que no novo local haja um maior controle da entrada e saída de pessoas e mercadorias. Os feirantes do bem, ao que tudo indica, não podem ficar a reboque destes.
A Prefeita Rosa Cândida da vizinha cidade de Varjota, ofereceu condições para que a feira aconteça em seu município. Isso gerou mais divisão ainda entre as facções dos líderes das associações da feira. Após quase uma semana de negociação, e expectativa, veio a confirmação por uma ala dos comerciantes.Em entrevista ao apresentador do Jornal da Styllus FM de Varjota, Roberto Lira, um dos diretores da Associação dos Feirantes, Carlos Alexandre, afirmou  na última terça-feira(12/01) que "foi tudo acertado com a Prefeitura, através da Secrétaria de Desenvolvimeto Economico para que apartir de quinta - feira da proxima semana (21/01) o Shopping Chão, que funcionava em Ipú, passe a ser realizado em Varjota". Foi até assinado um documento entre os feirantes e a Prefeitura (foto abaixo).

O “Shoping Shão” têm seu lado ruim pois o capital bruto não fica na cidade, aumenta a violência e prejudica os comerciantes locais. Mas também gera ocupações temporárias para trabalhadores e faz circular dinheiro no comércio, além de ofertar produtos mais baratos para os menos aquinhoados. Acabou se tornando nos últimos anos uma espécie de cartão postal comercial da cidade. Na próxima quinta feira , dia 21 de Janeiro, teremos mais um capítulo dessa novela, pois as facções da feira estão divididas.

3 comentários:

Ricardo Aragão disse...

É lamentável a intolerância desse pequeno grupo de líderes feirantes. Certamente só pensam em seus lucros, pois a estrutura do Grêmio é excelente e o bairro - o mais populoso e um dos mais carentes de nossa cidade - muito apropriado para abrigar os empregos dessa feira. Evidente que um detalhe e outro deveria ter sido melhor observado. Mas isso não seria motivo para a radicalização. Se acabarem o Shop Chão no Ipu, será por culpa exclusivamente deles, os intolerante$ feirante$.

Unknown disse...

O professor Kleber Teixeira vem dando sua parcela de contribuição ao municipio de Ipú! Sua critica pode transparecer pesada, entretanto é bastante imparcial trazendo a tona discussões que são, sem sombra de dúvidas, bastante proveitosa e produtivas para a citada cidade!!! Gostaria de parabenizar o Professor por este Blog e dizer-lhe que não desista de ser este desbravador!!!

Reginaldo disse...

Reginaldo de Varjota

Desculpa mais não concordo com a opinião do Ricardo Aragão que chama os feirantes de intolerantes pois só agora que a feira está saindo do Ipu é que está aparecendo comentarios maudosos sobre a referida feira mesmo assim não dá pra entender por que a prefeitura do ipu mandou um carro volante para Varjota dizendo que a feira seria em Ipu fato estranho pois a feira estava sendo montada em Varjota o que não entendo é que a feira traz tanta coisa ruim e a prefeitura do ipu quer tanto vai entender isso.