quarta-feira, janeiro 19, 2022

EM BAIXA NAS PESQUISAS, PDT LANÇA PRÉ-CANDIDATURA OFICIAL DE CIRO GOMES NESTA SEXTA (21)

O PDT deve lançar na tarde da próxima sexta-feira (21), a pré-candidatura oficial de Ciro Gomes para à Presidência da República. O evento em Brasília chegou a ser adiado devido ao aumento de casos de Covid-19 no País, mas o partido recuou da decisão e passou a exigir comprovante de vacinação para o ato. 

QUARTO LUGAR NAS PESQUISAS

Derrotado na disputa em 2018, Ciro mantém desde então uma forte agenda de olho no Planalto. Ao longo desse tempo, ele se coloca como alternativa ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Lula (PT). Mas com entrada de Sérgio Moro (Podemos) na corrida presidencial, Ciro, na maioria das pesquisas, tem ficado em quarto lugar com uma pontuação média de 6%. 

Setores do PDT em vários estados defendem abertamente a desistência de Ciro caso ele não chegue em abril com dois díginos nas pesquisas. Esse grupos defendem um alinhamento do PDT logo no primeiro turno com a competitiva candidatura de Lula (PT)

REFLEXOS NO CEARÁ

A candidatura de Ciro, principalmente como um nome de oposição a Lula, também desperta preocupações no Ceará. PT e PDT formam uma aliança histórica no Estado e os constantes ataques feitos pelo pedetista contra o petista já causaram insatisfação em aliados do ex-presidente no Ceará. 

Os deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins, por exemplo, são defensores de uma ruptura com o PDT no Ceará. Por outro lado, a ala do PT mais próxima ao deputado federal José Guimarães articula a manutenção da parceria entre as siglas. O governador Camilo Santana (PT) também é um dos maiores entusiastas dessa aliança. 

Nenhum comentário: