terça-feira, janeiro 18, 2022

SVM DEMITE MAIS DE DEZ PROFISSIONAIS DA TV

A semana não começou bem no Sistema Verdes Mares. Todas as empresas do conglomerado estão promovendo demissões nesta segunda-feira (17). São vários nomes importantes que foram dispensados, entre eles: Wânyffer Monteiro, Tereza Tavares (TV Verdes Mares), Gleudson Rosa, Marcos Lima, Paulo Sadat (TV Diário) e Melquíades Júnior (Diário do Nordeste). Equipe de engenharia da TV Verdes Mares Cariri também foi cortada e os jornais policiais da TV Diário serão encerrados, confirmando informação publicada no final de semana pelo blog Gente de Mídia. O programa "A Grande Jogada", por exemplo, já mudou de horário e foi transferido para o meio-dia.

Com as demissões de Gleudson Rosa e Marcos Lima, consequências do fim dos programas "Comando 22" e "Rota 22", mais mudanças na programação da TV Diário.

"A Grande Jogada", comandado por Antero Neto, passou para a faixa do meio-dia, já valendo desde hoje (17). Consta no site da emissora que o programa deve ir ao ar até às 14h, ganhando quase 1h a mais de duração. Na faixa do "Rota 22", entrou o "Cine Diário".

A decisão de cancelar os jornais policiais vai na mesma tese que levou a Jangadeiro a encerrar o "Barra Pesada", em 2020. Apesar da boa audiência, o retorno financeiro não compensava a permanência no ar. Na televisão cearense, "Cidade 190", "Cidade Alerta Ceará" (TV Cidade), "Brasil Urgente Ceará" (Band Ceará) e "Plantão Ceará" (TV Metrópole) são os únicos do gênero que continuam na ativa.

Em tempo: "Comando 22" entrou no ar na TV Diário em 2005, com Ferreira Aragão. Ficou fora do ar entre 2016 e 2017 e retornou em janeiro de 2018, com Gleudson Rosa. O "Rota 22" era o mais antigo e já chegou a ter Tadeu Nascimento (1946-2020) na apresentação. Durante o auge da emissora até agora, era apresentado por Marcos Lima.

Dos profissionais do vídeo, André Alencar é outro nome que entrou nos cortes em Fortaleza. De acordo com a página @antennados, Paulo Ernesto Arrais e Fabiano Rodrigues deixaram a TV Verdes Mares Cariri. Ambos apresentavam as edições regionais do CETV, que haviam sido suspensas no fim do ano passado.

Em nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) condenaram as demissões: "Prestamos solidariedade aos profissionais dispensados dos mais variados setores do SVM. Lamentamos e vemos com pesar o desmonte deste que era um dos maiores empregadores de jornalistas do Nordeste."

Com informações do site Mídia Cearense

O Blog do KT acrescenta: Nesse imbróglio todo, lembramos que o STV recebe patrocínio do Governo do Ceará, da Assembléia Legislativa e da Prefeitura de Fortaleza.

Nenhum comentário: