domingo, fevereiro 14, 2016

CID PRESSIONA TRE PARA IMPEDIR CASSAÇÃO DE CAMILO E SUA INEGIBILIDADE

O julgamento do governador Camilo Santana (PT) e de seu antecessor Cid Gomes (PDT) só acontecerá na segunda-feira (15) às 17h. Mas o provável resultado já levanta polêmica. A razão é que um dos acusados de crime eleitoral, Cid, está fazendo pressão junto aos juízes do Tribunal Regional Eleitoral(TRE) para assegurar a improcedência do pedido de cassação de Camilo feito pelo Ministério Público Federal, através do procurador Marcelo Monte.
Na sexta-feira (12), Cid tentou conversar com a relatora do processo de cassação de Camilo e dele mesmo, a desembargadora Naílde Pinheiro. Queria um encontro reservado. Seu desejo foi inútil. E não foi atendido.
Independente, ética e comprometida com uma Justiça séria, a desembargadora Naílde Pinheiro só o teria recebido em seu próprio gabinete no Tribunal de Justiça (TJ) do Ceará numa reunião ocorrida ontem à tarde. Poderoso, e ciente que controla os destinos políticos do Estado, o ex-governador do Ceará foi demonstrar a sua preocupação com a ação apresentada pelo procurador Marcelo Monte.

O processo tem um parecer com um relatório com 80 páginas. Lá, as provas dos convênios firmados na gestão de Cid para favorecer a eleição de Camilo comprovariam segundo o Ministério Público Eleitoral, o uso da máquina pública para favorecer o então candidato do governador.
A relatora, desembargadora Naílde Pinheiro ouviu atentamente todas as justificativas apresentadas pelo acusado Cid Gomes, que não estava acompanhado de seu advogado no processo, André Costa. Estava sozinho. A relatora não disse nada. Se manisfestará apenas nos autos, como manda o bom direito.

TRE
A investigação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode resultar na cassação dos mandatos de Camilo Santana e da vice, Izolda Cela (PDT), além de decretar a inelegibilidade dos dois e de Cid Gomes.
Fonte: Cearanews

CAMILO DEFINE ESTRATÉGIA PARA UNIR TODO O PT EM APOIO A REELEIÇÃO DE ROBERTO CLÁUDIO

O governador Camilo Santana já tem na sua agenda o encontro com a presidente Dilma para tratar da sua posição na eleição de Fortaleza. O governador primeiro dirá, nos próximos dias, à presidente Dilma Rousseff (PT), e em seguida à direção nacional do seu partido, as razões pelas quais apoia a reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e defende a não indicação de um candidato do PT a prefeito de Fortaleza.
Cumprida essa etapa do roteiro por ele próprio traçado para se envolver na disputa municipal da Capital, Camilo chamará ao confessionário os petistas locais, a começar pelos mais próximos a ele e ao Governo, deixando os insurretos para a etapa seguinte. No dia 8 de novembro do ano passado nós anunciamos esses contatos do governador.
Camilo, embora seja pessoa de diálogo, no caso da eleição deste ano em Fortaleza, nas poucas conversas sobre seu posicionamento, não transmite qualquer impressão de transigir ou ceder a argumentos contrários à manutenção da aliança que o levou à chefia do Executivo cearense, iniciada pelo PT com Cid Gomes (PDT), ainda em 2006, da qual, na época já fazia parte Roberto Cláudio como deputado estadual.

Além de alegar gratidão, dever moral, e expectativa de ser retribuído em 2018, se candidato à reeleição, Camilo advertirá as lideranças do Governo e da sua agremiação para a importância emprestada pelo PDT à disputa na Capital cearense e o envolvimento pessoal de Ciro Gomes contrário ao processo de impeachment da presidente.
Uma desafeição a essa empreitada do grêmio governista poderia dificultar a convivência da direção nacional pedetista com o Governo Dilma, e em alianças imprescindíveis ao PT em diversos outros municípios brasileiros. As dificuldades da gestão petista nacional, no seu entendimento, não devem ser agravadas por questões de caprichos de alguns aliados fortalezenses.

OUTROS CANDIDATOS

Todos os candidatos a prefeito de Fortaleza, neste ano, preparam os acertos finais de suas respectivas alianças. Não importa o fato de a nova legislação eleitoral ter diminuído o prazo da campanha. Da parte de alguns há pressa na conclusão dos acordos. Heitor Férrer (PSB) aguarda a manifestação do senador Tasso Jereissati (PSDB), ainda em fevereiro, para definir se os seus respectivos partidos vão ou não estar coligados.
Heitor aposta em candidato a vice-prefeito indicado pelo PSDB, embora, também, o presidente estadual do seu grêmio, deputado federal Danilo Forte, tenha mantido conversa com o deputado federal Pastor Ronaldo (PRB), embora os vereadores de Fortaleza do PRB estejam bem ligados ao atual prefeito.
O deputado estadual Capitão Vagner (PR) também quer uma aliança com o PSDB. O presidente de honra do PR, Roberto Pessoa, admite a possibilidade de aliança com os tucanos, reconhecendo uma certa dificuldade de conversar mais claramente com o senador Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB. O certo é que com ou sem aliança com qualquer outro partido, Vagner estará na disputa, diz Roberto.
O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) é o que parece guardar mais tranquilidade quanto ao futuro de mais uma sua candidatura a prefeito da Capital cearense. O deputado Vitor Valim ainda não conseguiu se viabilizar dentro do PMDB e pode acabar trocando de partido para concretizar o seu projeto.
Na última semana o deputado estadual Walter Cavalcante (PMDB) reclamava um encontro dele e o deputado Valim com o senador Eunício Oliveira, para definirem suas situações dentro do partido. Walter embora tenha filiado um seu irmão para ser candidato a vereador em Fortaleza, em um dos partidos comandado por Roberto Cláudio, diz que o PMDB deve lançar Valim como candidato a prefeito de Fortaleza.
O Pastor Ronaldo, outro parlamentar que se anuncia candidato, ainda de todo não está viabilizado, embora tenha o controle do PRB. O deputado Moroni Torgan, nos próximos dias anunciará sua adesão à campanha de Roberto Cláudio.
Com informações de Edison Silva-DN

EMPRESÁRIO MARCELO MAGALHÃES É A GRANDE NOVIDADE NA SUCESSÃO MUNICIPAL DE SANTA QUITÉRIA

Filiado ao PTB, o qual tem o aval e a empolgação do Deputado Federal Arno Bezerra, o empresário Marcelo Magalhães tem se firmado como um forte nome à sucessão quiteriense.
O ex-diretor da CDL e também empresário do setor radiofônico e de alimentos, é reconhecido em sua terra natal por ser um grande mobilizador na defesa do comércio, da segurança e do desporto.
O pré-candidato tem montado uma agenda para esses próximos meses onde deverá ampliar o diálogo com a setores da sociedade local. Marcelo articula para a quinta, 25 de Fevereiro, uma Palestra motivadora sobre o voto consciente e o exercício da cidadania. 

Outros candidatos
O ex-prefeito Tomás Figueiredo e atual prefeito Cristiano Lobo, também se auto-proclamam candidatos ao executivo municipal nesse ano de 2016.

CID AFIRMA QUE ERROS DE LULA SÃO INSIGNIFICANTES PERTO DOS ACERTOS

Em meio a um cerco investigativo envolvendo um sítio e um apartamento, o ex-presidente Lula foi defendido ontem pelo ex-governador Cid Gomes (PDT) durante inauguração da Escola de Tempo Integral Professora Maria José Ferreira Gomes, no bairro Presidente Vargas.
"O Lula é um homem que cometeu erros ao longo da sua vida pública, e certamente esses erros são insignificantes perto do bem que ele fez ao Brasil. Ele é que é o grande responsável por essa mudança que o Brasil está vivendo hoje, que é uma mudança positiva", afirmou em entrevista ao O POVO.
Avaliando o cenário político nacional, o ex-governador afirmou ainda que o País passa por um processo de consolidação e fortalecimento das instituições e que nenhum político ou "poderosos de colarinho branco" estão imunes às investigações ou possíveis prisões caso necessárias.

Recém-filiado ao PDT, partido aliado ao Governo Federal, Cid voltou a criticar um grupo de partidos que faz oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. "A direita brasileira não se conforma com isso (mudança do País) e vai querer destruir a imagem do Lula. A história vai se encarregar de dar ao Lula a posição de destaque, de relevo, que ele verdadeiramente tem".
Participando de mais um evento público ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT), o também ex-ministro da Educação aproveitou a entrevista para defender a gestão do aliado político que busca a reeleição no final deste ano. A defesa passou por uma crítica indireta à ex-prefeita e ex-aliada política, a deputada federal Luizianne Lins (PT).
"A educação pública em Fortaleza sofreu muito durante muitos anos, mas sob a administração do Roberto Cláudio começa a se recuperar. Ele agora começa a recuperar a rede que estava um desastre", alfinetou.

Vereadores e deputados aliados ao prefeito estiveram presentes. A inauguração teve ares de campanha eleitoral. O governador Camilo Santana (PT) acabou escalando a vice-governadora Izolda Cela (Pros) para representá-lo na inauguração. Em outras oportunidades, o petista tem feito questão de comparecer aos eventos públicos ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Fonte: O Povo.com

DILMA SAI EM DEFESA DE LULA: "INJUSTIÇA"

Após encontro na véspera com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às voltas com investigações policiais das operações Lava-Jato e Zelotes, a presidente Dilma Rousseff saiu ontem em defesa do aliado e antecessor no cargo. Ela disse, pela manhã, no Rio de Janeiro, que o colega petista é “objeto de grande injustiça”. Foi a primeira vez que Dilma se posicionou sobre o teor das apurações da Polícia Federal e do Ministério Público em que Lula é investigado. Uma das suspeitas é que o ex-presidente foi beneficiado por obras em imóveis bancadas por empreiteiras que desviaram dinheiro da Petrobras. A outra, que um de seus filhos recebeu dinheiro de uma quadrilha que ‘comprava’ medidas provisórias.

Dilma e o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se encontraram com Lula na noite de sexta-feira em São Paulo. Na conversa, acertaram detalhes de defesa. A última vez que a presidente e o antecessor estiveram juntos foi em 5 de janeiro, no Palácio da Alvorada, na véspera do depoimento do petista à Operação Zelotes. Na tarde de sexta, Lula se reuniu com o Conselho Político do seu instituto e com os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin.
A defesa de Dilma ocorre após mais de um mês de ataques à imagem do líder petista. “Acho que o presidente Lula está sendo objeto de grande injustiça”, afirmou ela depois de participar da campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Respeito muito a história do presidente Lula e tenho certeza de que esse é um processo que será superado, porque eu acredito que o país, a América Latina e o mundo precisam de uma liderança com as características dele.” A presidente disse que a conversa com o aliado foi igual às que mantém corriqueiramente. “Eu converso sistematicamente com o presidente Lula.”

Pressionado, Lula prestará depoimento na quarta-feira no Ministério Público de São Paulo, como investigado por ocultação de um triplex no Guarujá. O petista tem se demonstrado abatido com as manifestações contra ele, que incluem um boneco com roupa de presidiário, e com as apurações policiais.

QUATRO PROBLEMAS 
Lula tem pelo menos quatro problemas para resolver. Um sítio em Atibaia, registrado em nome de dois sócios de seu filho Fábio Luís Lula da Silva, que já foi frequentado pelo ex-presidente 111 vezes, de acordo com dados do Portal da Transparência. Para lá, ele levou mudanças, de acordo com documentos obtidos pela revista Veja. Investigadores da Lava-Jato suspeitam que o imóvel foi reformado pela OAS e pela Odebrecht e serviu para mascarar propinas desviadas da Petrobras.

No Guarujá (SP), o problema se repete em relação ao triplex. Na Zelotes, os investigadores descobriram que Luis Cláudio, outro filho do petista, recebeu R$ 2,5 milhões de uma empresa acusada de pagar propina em troca da aprovação ou facilitação do andamento de medidas provisórias. No Ministério Público Federal em Brasília, Lula é alvo de um inquérito por tráfico de influência internacional em favor da empreiteira Odebrecht.
Fonte: O Estado de MG

sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Ouça a edição de hoje, sexta (12), do Quadro nos Bastidores da Política

UFC TEM MAIS DE 2,2 MIL VAGAS PARA LISTA DE ESPERA DO SISU 216

Um total de 2.203 vagas permanece disponível na Universidade Federal do Ceará (UFC), para ser ofertado em chamada de lista de espera, divulgada na noite de quinta-feira (11) pela Instituição. As listas contêm as relações de candidatos aptos por curso, grau, turno e classe de concorrência, em ordem de classificação, assim como o quantitativo de vagas que deverá ser preenchido pela chamada, seguindo os mesmos critérios. Os candidatos selecionados aparecem na lista com seu nome identificado como "classificado". Estes deverão comparecer, entre 15 e 19 de fevereiro, na data e horário estabelecidos para cada curso, à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici, em Fortaleza. Já os chamados para os campi do Interior deverão fazer a matrícula presencial nas diretorias de seus respectivos cursos, de 16 a 18 de fevereiro, também respeitando o cronograma de cursos.A Coordenação do Sisu na UFC esclarece que a chamada neste ano será presencial, mas não nominal. Os portões não serão fechados, e os candidatos poderão comparecer a qualquer momento dentro do dia e horário estabelecido para seu curso para solicitar matrícula, como ocorreu na chamada regular.Para solicitar a matrícula, o candidato classificado deverá gerar a etiqueta de identificação do candidato.Essa etiqueta deverá ser impressa e colada em envelope de 260 mm x 360 mm (ou semelhante), a ser entregue aberto e contendo toda a documentação exigida, no ato de solicitação de matrícula. Também será permitida a solicitação de matrícula por meio de procuração.
Banco de suplentes
Quem não foi classificado ainda tem chance de ocupar uma vaga na UFC. Para isso, o candidato deverá se inscrever no banco de suplentes, para que possa ser convocado futuramente, caso surjam vagas de cancelamento ou desistência no curso para o qual está inscrito em lista de espera.As inscrições para o banco de suplentes se darão através da entrega da documentação de matrícula completa. Para os candidatos às vagas de cursos sediados em Fortaleza, as inscrições ocorrerão no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min, de 15 a 19 de fevereiro de 2016. Já para os que pleiteiam uma vaga nos campi do interior do Estado, as inscrições ocorrerão de 16 a 18 de fevereiro de 2016. As datas, horários e locais de inscrição no banco de suplentes seguem o mesmo cronograma de divisão por curso da solicitação de matrícula dos classificados.
CONFIRA AS LITAS COMPLETAS





JAPONÊS DA FEDERAL É O PRESENTE DOS 36 ANOS DO PT


PREFEITA DE JATI É ALVO DE AÇÃO DO MP POR OMITIR LISTA DE PAGAMENTOS

A prefeita de Jati, Maria de Jesus Diniz Nogueira, conhecida como Neta (PR), é acusada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) de improbidade administrativa por não fornecer dados sobre pagamentos a servidores públicos da Prefeitura. Segundo o MPCE, as informações seriam fundamentais para investigação sobre nomeação de familiares para cargos na gestão. A ação foi ajuizada na dia 3 de fevereiro pelo promotor de Justiça Emerson Maciel Elias e divulgada nesta sexta-feira, 12. 
A ação do Ministério Público pede a suspensão dos direitos políticos da prefeita por cinco anos, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o poder público, receber benefício, incentivos fiscais, dentre outros, pelo prazo de três anos. Em 2015, o MPCE havia solicitado à prefeita as cópias das folhas de pagamento dos servidores públicos de Jati referentes ao período de janeiro a setembro do ano passado. O pedido foi reiterado após ausência de resposta, mas novamente não houve manifestação da gestora.

O MPCE investiga ato ímpobro da gestora ao nomear cônjuges, companheiros ou pessoas com vínculo de parentesco consaguíneo, em linha reta ou colateral ou por afinidade até o terceiro grau com o detentor de mandato eletivo ou com servidor em cargo de direção, chefia ou assessoramento. Para o promotor, a prefeita atentou contra o princípio da publicidade dos atos estatais e violou os princípios constitucionais da probidade e da moralidade administrativa. 

O POVO Online entrou em contato com a Prefeitura de Jati, mas foi informado de que o expediente se encerrou pela manhã e não havia possibilidade de resposta.

Clãs políticos
Conforme O POVO mostrou no domingo, 7, os chamados clãs políticos comandam pelo menos 83 prefeituras no Estado - 45% do total de municípios. Os dados são de 2013, primeiro ano de mandato dos atuais gestores, e constam em tese de doutorado do cientista político Venuccio Pimentel. Ele colheu dados de 1.500 municípios do Nordeste e descobriu que 43% deles possuem um ou mais parentes de prefeitos como secretários das principais pastas: saúde, educação e assistência social. Jati, no entanto, não consta na pesquisa. 
Redação O POVO Online

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Áudio - Nos bastidores da Política desta quinta 11 de fevereiro

VASCO VENCE E SEGUE 100% NO CARIOCA

O Vasco da Gama venceu a terceira seguida no Campeonato Carioca, desta vez sem empolgar, e manteve campanha com 100% de aproveitamento. Em jogo em São Januário, nesta quarta-feira (10), venceu o Volta Redonda por 2 a 0.

O primeiro gol foi marcado por Nenê, em cobrança de pênalti irregular assinalado pelo auxiliar, aos 15 minutos do segundo tempo. A bola cabeceada por Thalles pegou na barriga de Mailson, mas o bandeirinha assinalou infração. O segundo foi de Thalles, que aproveitou assistência do mesmo Nenê. 

Com o triunfo, o clube segue na liderança do Grupo A, agora com 9 pontos, dois a mais do que o também invicto Boa Vista – que derrotou o Tigres por 3 a 2 na rodada. Embalado, o Vasco espera o Flamengo em clássico do domingo (14), de novo em casa - e não terá o zagueiro Luan, que foi expulso nesta quarta. 
Fonte:Uol.com

TRE PODE CASSAR CAMILO E DEIXAR CID INELEGÍVEL POR OITO ANOS

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgará, na próxima segunda-feira (15), uma ação que pode levar à cassação do mandato do governador Camilo Santana (PT) e da vice Izolda Cela (PDT) por uso da máquina pública para para eleição do petista. O órgão também quer a inelegibilidade por um período de oito anos para Camilo, Izolda e Cid Gomes. 
O Ministério Público alega que o ex-governador Cid Gomes (PDT) utilizou o cargo para eleger o aliado e vai apresentar um parecer de 80 páginas sobre o caso, demonstrando que convênios foram firmados e recursos repassados aos municípios com objetivos eleitorais.
Parecer
No parecer do TRE, cerca de 30 são tabelas e gráficos que mostram que 70% dos convênios foram firmados entre os dias 1º e 7 de julho de 2014, “deixando de cumprir várias formalidades, inclusive realizando imediato repasse”.
Fonte Cearanews7.com

Lula X Moro - JUIZ AUTORIZA INQUÉRITO ESPECÍFICO SOBRE SÍTIO

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato em 1º grau, autorizou ontem a abertura de inquérito específico para que a Polícia Federal investigue o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A força-tarefa do Ministério Público Federal suspeita que empreiteiras - como OAS e Odebrecht - tenham realizado obras na propriedade como compensação por contratos com o governo.
O pecuarista José Carlos Bumlai - já investigado na Lava Jato - também pode ser alvo do inquérito por ter, conforme as apurações, emprestado um arquiteto para a obra.

Até então, as suspeitas eram investigadas em um inquérito que tem como alvo apenas executivos da OAS. Estavam sendo apuradas inicialmente suspeitas de crimes de peculato (apropriação de bem por agente público e seus cúmplices) e lavagem de dinheiro.
"Considerando-se que o IPL (inquérito policial) 0594/14 (já relatado e que aguarda perícia em andamento) diz respeito especificamente à empresa OAS, entendemos ser necessário o desmembramento dos documentos produzidos no bojo deste IPL que digam respeito à investigação da suposta relação do imóvel localizado em Atibaia/SP, com a empresa OAS e outras empresas e pessoas físicas investigadas na Operação Lava Jato, reunindo-se o material produzido em novo IPL a ser instaurado, após a autorização judicial, em dependência ao IPL 1041/13", diz o pedido da PF.

Sigilo
Com a decisão, um novo inquérito - sigiloso - foi aberto. "Além da extensão da investigação para além do âmbito da empresa OAS, entendemos que as diligências em curso demandam necessário sigilo, já que o fato ainda está em investigação", informa a PF na representação a Moro.
Além das obras supostamente realizadas por empreiteiras acusadas de fatiar obras na Petrobrás mediante o pagamento de propinas, a força-tarefa da Lava Jato investiga quem são os donos do sítio e quais as relações do advogado Roberto Teixeira, compadre do ex-presidente Lula, com a compra e a reforma do Sítio Santa Bárbara.
A propriedade está em nome de Fernando Bittar, filho do ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar (PT), e do empresário Jonas Suassuna - sócio de um dos filhos de Lula. O negócio foi formalizado em 29 de outubro de 2010 no escritório de Teixeira, padrinho do filho caçula do ex-presidente, Luis Claúdio. A família de Lula usa frequentemente o sítio, que foi reformado em 2011, após sua compra.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA PETROBRAS GANHA REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Uma votação promovida pela ONG Transparência Internacional na internet classificou os maiores casos de corrupção do mundo e levou a Petrobras a um inglório segundo lugar, abaixo apenas do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych. O escândalo na estatal brasileira recebeu 11.900 votos dos internautas, contra 13.210 de Yanukovych, acusado de desvios milionários de recursos públicos para sua conta pessoal.
O petrolão teve mais votos que os casos do ex-presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, que teria desviado 100 milhões de dólares e recebeu 10.166 votos no júri popular, e do senador da República Dominicana, Felix Bautista, acusado de fraudes em fundos estatais, com 9.786 votos, além do escândalo de propinas pagas a cartolas da Fifa, escolhido por 1.844 internautas como o maior caso de corrupção. Entre os efeitos danosos causados pela corrupção na Petrobras, a ONG cita 2 bilhões de dólares em propinas, pagamentos a políticos e "dezenas de milhares de empregos perdidos".
A primeira parte da campanha "desmascare o corrupto", com denúncias de cidadãos do mundo todo, começou no dia 4 outubro, e a votação que consagrou o petrolão internacionalmente enquanto monumento à corrupção foi feita entre o dia 9 de dezembro e esta quarta, quando começa a terceira fase: cobrar punições aos envolvidos nos casos mais votados pelos internautas.
A Transparência Internacional divulga relatórios anuais sobre a percepção da corrupção. No último índice, publicado em janeiro, o Brasil caiu sete posições e apareceu em 76º lugar entre os 168 países classificados. Quanto mais próximo do primeiro lugar, posição ocupada atualmente pela Dinamarca, menor é a percepção de corrupção no país.

Abaixo, os nove casos de corrupção que mais receberam votos na campanha da ONG:
1º - O ex-presidente da Ucânia Viktor Yanukovych (13.210 votos)
2º - Petrobras (11.900 votos)
3º - O ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli (10.166 votos)
4º - Felix Bautista (9.786 votos)
5º - Fifa (1.844 votos)
6º - Sistema Político do Líbano (606 votos)
7º - Akhmad Kadyrov Foundation (194 votos)
8º - O ex-presidente da Tunísia Zine al-Abidine Ben Ali (152 votos)
9º - O Estado americano de Delaware (107 votos)
Fonte Veja.com

quarta-feira, fevereiro 10, 2016

VASCO BUSCA MANTER A INVENCIBILIDADE HOJE (10) CONTRA VOLTA REDONDA

Com três gols em dois jogos, Riascos comanda o ataque hoje
O Vasco defende nesta quarta-feira a liderança do Grupo A do Campeonato Carioca contra o Volta Redonda, em São Januário, e leva o confronto que antecede o clássico contra o Flamengo a sério. A vitória do adversário desta quarta sobre o Fluminense na primeira rodada ligou o alerta em São Januário, e o técnico Jorginho não permitiu acesso da imprensa no treino tático realizado na segunda-feira, permitindo observação e imagens somente do recreativo na terça. Ele não deu pistas da escalação, afirmando somente que todos conhecem bem o time do Vasco, mas pode haver novidades. O jovem Mateus Pet tem sua vaga ameaçada por Pikachu, que tem entrado bem nas partidas, e Jorge Henrique tem Eder Luís no seu encalço pela posição.
Jorginho afirmou que cobrará Riascos pelo cartão que recebeu por tirar a camisa em comemoração de gols, fato que não quer ver se repetir no Vasco. O colombiano é o único vascaíno pendurado na partida desta quarta. Ele ainda considera que a equipe está longe do ideal, mas diz que o elenco surpreendeu pela boa condição física no início da temporada. Com duas vitórias em dois jogos, os vascaínos esperam chegar embalados para o clássico contra o Flamengo, no domingo, que, por ora, é assunto proibido em São Januário.
Todos evitam falar no rival antes da partida contra o Volta Redonda, que é o segundo colocado do Grupo B com quatro pontos. O Vasco aposta também nas cobranças de falta, especialmente de Nenê, que vem liderando a equipe e teve ótimo aproveitamento no treino de terça. Ele chegou a transmitir parte da atividade em rede social, mas acabou tendo o celular "confiscado" pelo treinador. 

No Volta Redonda, o técnico Felipe Surian não poderá contar com o atacante Hugo, recém-contratado e que não teve a situação regularizada junto à Ferj por causa do feriado de carnaval. Já o lateral Cristiano, que cumpriu suspensão no clássico contra o Resende, treinou normalmente durante a semana, mas sua presença entre os titulares não está garantida. A formação com Marrone improvisado na esquerda e o garoto Luiz Gustavo pelo lado direito agradou a comissão técnica e por isso não está descartada. Na frente, o trio de meias formado por Rafael Pernão, Marcelo e Vinicius Pacheco está confirmado. Eles se revezam na aproximação a Tiago Amaral, atacante que já marcou duas vezes no campeonato.
Bruno Arleu de Araújo apita o jogo, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva. O Premiere transmite a partida no sistema pay-per-view, com narração de Luiz Carlos Júnior e comentários de Roger Flores. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Escalações
Vasco: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Julio dos Santos e Andrezinho; Mateus Pet (Pikachu), Nenê e Jorge Henrique (Eder Luís); Riascos.
Volta Redonda: Mota, Marrone (Luiz Gustavo), Luan, Maílson e Cristiano (Marrone); Bruno Barra, Djavan, Rafael Pernão, Marcelo e Vinicius Pacheco; Tiago Amaral.
Fonte: Globo.esporte.com

sexta-feira, fevereiro 05, 2016

Veja - O CARNAVAL DE ESCÂNDALOS DA ERA PT


OUÇA A EDIÇÃO DESTA SEXTA, 5 DE FEVEREIRO

Ao vivo no estúdio da AM 1520 na manhã desta sexta,5, Kleber Teixeira e Hélio Lopes debatem sobre o Carnaval de Ipu 2016. Os radialista também comentaram as definições do grupo de oposição após reunião ocorrida no início dessa semana, a qual contou com a presença dos vereadores de oposição e dos pré-candidatos Diego Carlos e Sávio Pontes. 

Segunda Vitória: VASCO FAZ 3 x 1 NO AMÉRICA PELO CARIOCA

Nenê comemora com Rodrigo o terceiro gol vascaíno
O Vasco até teve dificuldades na noite de ontem, quinta 04-02, mas, comandado por Nenê, superou a boa marcação armada pelo América-RJ, venceu por 3 a 1 em Edson Passos, e a torcida cruz-maltina desfrutará o Carnaval na liderança do Grupo A do Campeonato Carioca. A equipe de Jorginho criou pouco no primeiro tempo, mas saiu na frente com gol de pênalti em cobrança perfeita de Nenê. Na etapa final, mais agressivo, o time de São Januário conseguiu ampliar com um golaço de voleio de Riascos, após passe preciso do camisa 10 cruz-maltino, o nome do jogo. O América ainda diminuiu com Leandro Aguiar, que em seu primeiro lance na partida balançou a rede, mas pouco depois, novamente com assistência de Nenê, Rodrigo fez o terceiro e sepultou as chances do anfitrião.
O público pagante foi de 4.946 torcedores, com 6.052 presentes e R$ 125.920,00 de renda. Com a vitória, o Vasco é líder isolado do Grupo A, com seis pontos. O próximo compromisso da equipe de Jorginho é contra o Volta Redonda, na próxima quarta-feira, às 19h30, em São Januário. O América, por sua vez, é o sexto colocado no Grupo B, com somente um ponto somado em duas rodadas. O próximo jogo será contra o Resende, em Edson Passos, às 17h, também na próxima quarta-feira.
Fonte: Globo.esporte

CUNHA, O "INDERRUBÁVEL"


DILMA X MOSQUITO


quinta-feira, fevereiro 04, 2016

"99,9% Fechado" - RADIALISTA AQUILES SOBRINHO RECEBE PROPOSTA DO GRUPO LIBERDADE

As eleições municipais se aproximam e as movimentações radiofônicas de bastidores se intensificam. O grupo situacionista Liberdade liderado pelo Prefeito Sergio Rufino e irmãos, deverá colar no ar em breve a FM Liberdade (antiga Novo Tempo). O experiente radialista Aquiles Sobrinho, o qual tem históricos de campanhas vitoriosas em Ipu como em 1992, 1996 e 2004, está 99,9% fechado para compor a linha de frente da emissora.
O comunicador está na cidade desde o último final de semana e já organiza sua mudança para o Ipu.
Aquiles tem dito que não quer ser âncora de programa, mas que pretende fazer um trabalho de comentarista político nos programas da FM e, logicamente, fazer a defesa da Administração Municipal.

CAMILO DIZ QUE PACTO DE PAZ DE FACÇÕES CRIMINOSAS NO CEARÁ É "BRINCADEIRA"

O governador Camilo Santana (PT) defendeu que só podem ser “brincadeira” as informações de pacificação entre grupos de criminosos que antes viviam em guerra na disputa de território para o tráfico de drogas em Fortaleza e na Região Metropolitana. O chefe do Executivo afirmou ainda que não há possibilidade de que a redução nos homicídios registrados no último fim de semana, na Capital, esteja relacionada a essas alianças.
“A redução dos homicídios no Ceará tem sido um esforço, devo destacar isso, do comprometimento das forças de Segurança Pública do Estado. Da integração das forças, das estratégias e do fortalecimento das ações”, argumentou. Ele admitiu que o Governo enfrenta deficiências na área da Segurança, assegurou que continuará investindo no setor, ampliando as “ações de Polícia”, mas manteve a posição da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) de não reconhecer os acordos.
“O que nós temos que fazer é combater os criminosos. Traficante, no meu governo, é cadeia! É dessa forma que vamos tratar todos os que querem fazer crimes aqui no Ceará”. As declarações foram dadas na manhã de ontem, durante a abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado.
Conforme O POVO publicou ontem, existem relatos de trégua para o tráfico em comunidades de 16 bairros da Grande Fortaleza. Na mesma semana em que os acordos foram disseminados pela Cidade, houve queda nos homicídios na Capital, entre a sexta-feira e domingo últimos, quando a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa registrou quatro ocorrências. 
O número destoa da média de crimes que a DHPP costuma registrar nos fins de semana. Houve queda de 71,4% nos assassinatos, numa comparação com o último fim de semana de janeiro de 2015. Além disso, segundo a própria SSPDS, metade das mortes cometidas no ano passado, no Ceará, se deu nos fins de semana. 
Thiago Paiva/O Povo

Combate a Zika - DILMA VOLTA A TV COM PANELAÇO

A presidente Dilma Rousseff voltou nesta quarta-feira a falar em cadeia nacional de rádio e televisão depois de quase um ano. E novamente foi alvo de um panelaço em várias cidades do Brasil.
Dilma usou o pronunciamento para tratar do surto de zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e da chikungunya. A presidente apelou à população que se mobilize no combate ao mosquito. "Basta que impeçamos o mosquito transmissor de se reproduzir em águas paradas. Se o mosquito não nascer, o vírus Zika não tem como viver", disse. Ela pediu ainda a formação de um "exército de paz e de saúde, com a participação dos 204 milhões de brasileiros e brasileiras".
Para encerar, a petista afirmou que o governo federal fará "tudo, absolutamente tudo" para proteger as mulheres grávidas. "Quero transmitir, agora, uma palavra especial de conforto às mulheres brasileiras, principalmente às mães e às futuras mamães. Faremos tudo, absolutamente tudo, que estiver ao nosso alcance para protegê-las. Faremos tudo, absolutamente tudo, para apoiar as crianças atingidas pela microcefalia e suas famílias", disse. Assim que teve início o discurso da petista, começou o protesto. Imediatamente depois do término do pronunciamento as redes sociais foram encharcadas por vídeos que mostravam o panelaço pelo país.
Fonte: VEJA

quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Áudio - FIQUE POR DENTRO DOS FATOS POLÍTICOS DO BRASIL, DO CEARÁ E DE IPU


Estaca Zero: ALIADO DE CUNHA ANULA ABERTURA DE INVESTIGAÇÃO NO CONSELHO DE ÉTICA

A cúpula da Câmara dos Deputados voltou a entrar em campo para blindar o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no processo de cassação a que responde no Conselho de Ética. Depois de afastar o relator Fausto Pinato (PRB-SP), que pediu investigação contra Cunha, o vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA) agora acatou recurso que leva a ação praticamente à estaca zero, anulando a sessão que deu início às apurações sobre o envolvimento do peemedebista no escândalo de corrupção da Petrobras e se ele mentiu ao dizer que não mantinha contas fora do país.
A ação chegou às mãos de Maranhão por iniciativa de um outro aliado de Cunha, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS). Em dezembro, o parlamentar ingressou com um recurso na Mesa Diretora pedindo a anulação de todos os atos da sessão que deu aval à abertura de um processo contra o peemedebista. O argumento é que não foi concedido um pedido de vista (adiamento), o que é regimental. O comando do conselho negou o pedido porque ele só pode ser aplicado uma vez, e já tinha sido usado enquanto Fausto Pinato, o relator deposto, estava à frente do caso. Em seu lugar, assumiu o deputado Marcos Rogério (PSD-RO), que apresentou parecer também pedindo investigação contra Cunha.
O Conselho de Ética deve se reunir pela primeira vez em 2016 nesta quarta-feira. Diante do imbróglio do recurso, o colegiado deve apenas discutir a medida e aguardar a apresentação do novo relatório do deputado Marcos Rogério. Além da ação que pode levar à cassação de seu mandato, Eduardo Cunha é alvo de um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja afastado do cargo por, entre outros motivos, estar obstruindo as investigações contra ele.
Fonte Veja.com

SAIBA QUAIS SÃO AS PROFISSÕES QUE ESTÃO EM ALTA EM 2016

Apesar da crise, alguns segmentos do mercado continuam oferecendo oportunidades profissionais em 2016, segundo levantamento da Wyser, empresa especializada em recrutamento e seleção para média e alta gerência da multinacional italiana de recursos humanos Gi Group.
As áreas financeira, farmacêutica, agronegócios, comercial, tecnologia da informação continuam requisitando profissionais. Segundo avaliação da Wyser, em 2016, mais do que nunca, as empresas continuarão optando por profissionais resilientes, com capacidade de inovar e encontrar oportunidades de crescimento e, principalmente, gerar rentabilidade aos negócios mesmo com poucos recursos.
No entanto, outros setores mais afetados pela crise, como a construção civil, mineração, indústrias pesada e naval e turismo, os profissionais terão mais dificuldade para encontrar uma oportunidade ao longo do ano. 
Veja profissões resistentes à crise:

Contador - É cada vez maior nas empresas a necessidade de corte de custos, análises contábeis/financeiras, cálculo de rentabilidade do negócio etc. Profissionais com inglês fluente e passagem por consultoria big four (as quatro maiores do mundo) serão bastante demandados.
Atuário - O mercado de seguros, consórcios e previdência privada é um dos que mais crescem no Brasil. Devido a poucos cursos de ciências atuariais no país, profissionais com sólida formação técnica e acadêmica nessa área serão muito demandados nos próximos anos.
Bioquímico/Farmacêutico - O mercado de Healthcare e Life Sciences é outro que vem apresentando crescimento constante no país. Indústrias farmacêuticas, laboratórios de pesquisa avançada e produtos de beleza e higiene pessoal demandam cada vez mais profissionais com essa formação.
Engenheiro Eletricista - Profissionais com essa formação podem atuar em empresas de energia renovável, telecomunicações e projetos de expansão de redes elétricas. Conhecimentos avançados de inglês e alemão são garantias de boas remunerações.
Agrônomo - Não há crise no agronegócio. O Brasil, como celeiro mundial e inovador em pesquisa agrícola fornece boas oportunidades, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Advogado - Profissionais especializados na área tributária são requisitados para trabalhos de consultoria, gerando ganhos consideráveis para as empresas. Também há uma grande demanda por profissionais especializados na área societária, de fusões e aquisições.
Engenheiro de Produção - Profissionais com experiência em consultoria de gestão, mapeamento, redesenho de processos e gestão de projetos têm sido necessários para fortes reestruturações nas grandes empresas.
Físico - Com grande capacidade analítica e quantitativa, muitos físicos têm sido contratados por empresas da área financeira, como hedge funds e mercado financeiro em geral.
Analista de Sistemas/Computação - Com crescimento do mercado de tecnologia da informação (TI), profissionais com experiência em programação e habilidades para desenvolver soluções são demandados em quantidade crescente.
Sociólogo - Pessoas com essa formação são cada vez mais utilizadas pelas empresas para pesquisas de mercado, análises quantitativas de clientes e comportamento do consumidor. A área de ciências políticas também demanda analistas de conjuntura nacional e internacional.

PROFISSÕES EM BAIXA
Engenheiro Mecânico - Há uma forte crise no Brasil no setor metal-mecânico. Além disso, o mercado de automação e mecatrônica também não apresenta forte crescimento.
Geofísico - A carreira está em baixa devido à falta de novos projetos de infraestrutura e mineração no país.
Jornalista - Com as rápidas mudanças na mídia e no setor editorial mundial, muitas reestruturações têm ocorrido, com consequente corte de pessoal.
Engenheiro Civil - As crises no cenário político econômico praticamente interromperam novos projetos de infraestrutura e construção no Brasil. Muitos profissionais que escolheram a carreira devido ao boom dos anos anteriores estão desempregados. Além disso, há excesso de oferta de mão de obra no mercado.
Engenheiro de Petróleo - Forte crise de confiança no governo, entraves políticos e falência de grandes players do setor afetaram a indústria de petróleo. É uma das carreiras que mais sente a queda do mercado.
Turismólogo - Antes chamado de "profissional do futuro", o turismólogo tem sido preterido por candidatos com formação em administração. Um MBA ou pós-graduação em gestão pode ser o diferencial para cargos de gerência em grandes redes internacionais.
Engenheiro Metalúrgico - A desaceleração do crescimento da economia mundial, aliada à concorrência chinesa, tem causado forte crise na área. Empresas de metalurgia, siderurgia e refratários possuem perspectiva de fortes cortes de pessoal.
Geólogo - A crise no setor de mineração é uma das maiores do país. Dificuldades com o marco regulatório, queda de preços do minério e problemas ambientais têm causado uma quase paralisia nos investimentos.
Engenheiro Naval - A crise no setor de óleo e gás, aliada aos escândalos de corrupção nos grandes consórcios e estaleiros, praticamente estagnou a encomenda de embarcações de grande porte. Como alternativa à baixa demanda por profissionais, um mercado recomendado para esses profissionais é o de consultoria de gestão.
Engenharia Ambiental - A queda no número de projetos de obras públicas e de mineração está contribuindo na queda da demanda por projetos de licenciamento ambiental. Recentes acontecimentos, como desastre ambiental e crise hídrica, podem voltar a aquecer a necessidade de profissionais com essa formação.
fonte: G1

terça-feira, fevereiro 02, 2016

DILMA PEDE PARCERIA AO CONGRESSO, DEFENDE A CPMF E É VAIADA

O Congresso começou oficialmente o ano de 2016 nesta terça-feira, em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Em seu discurso, a petista pediu uma parceria com o Legislativo em prol da retomada do crescimento econômico brasileiro. E foi vaiada repetidas vezes ao defender a recriação da CPMF. Falando na sequência, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB0-RJ) apressou-se em mandar um recado ao Planalto: "Não há consenso de que o aumento da carga tributária seja a solução para a crise". Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) mostrou que no ano novo mantém seu papel de fiador do governo. Ele pediu que projetos pessoais sejam deixados de lado em busca de união.
Ainda que tenha chegado a interromper sua fala por causa das vaias, Dilma afirmou na saída do Congresso que achou a receptividade dos parlamentares "ótima". Ela também afirmou que tinha "obrigação absoluta de estar ali". Esta contudo, foi a primeira vez em cinco anos que Dilma participou da cerimônia. A presidente voltou a afirmar que a CPMF é a "melhor solução" em favor do Brasil. "Para nós,a CPMF é provisória. Aqueles que são contrários afirmam que a carga tributária tem crescido. O que se verifica é que a arrecadação federal de impostos e contribuição não previdenciária tem caído ao longo dos últimos anos. A parcela que cresceu foi a das contribuições para a Previdência Social", afirmou Dilma.
A Previdência, aliás, foi outro assunto de destaque no discurso da presidente. "Vamos elaborar uma proposta exequível e justa que aprimore as regras de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. A proposta terá como premissas o respeito aos direitos adquiridos e levará em consideração a expectativa de direitos", afirmou. "Não queremos e não vamos retirar direitos dos brasileiros. A reforma da Previdência é uma questão do Estado brasileiro,pois melhorará a sustentação fiscal no médio e no longo prazo", prosseguiu.
Publicidade

Também sobre a crise financeira, Dilma falou em "fixação de um limite global do gasto primário do governo". "Espero ao longo deste ano contar com a parceria do Congresso Nacional para fazer o Brasil alcançar patamares mais altos de Justiça. O crescimento duradouro da economia depende da expansão do investimento público e privado. Queremos construir uma agenda priorizando as medidas que vão permitir a transição do ajuste fiscal para a reforma fiscal", disse a presidente.
Para além da economia, o discurso de Dilma teve em foco outra grave crise que acomete o país, desta vez na saúde pública. "Todo governo está engajado no enfrentamento desta emergência. Não faltarão recursos para que possamos reverter a epidemia do vírus zika", disse a petista. "Iniciamos uma campanha nacional de mobilização contra o aedes aegypti. Agora, faremos a 1ª grande operação que ocorrerá em 13 de fevereiro", afirmou.
Na sequência, falaram os presidente da Câmara e do Senado. Eduardo Cunha iniciou o discurso com um balanço de 2015, o primeiro em que esteve à frente da Câmara. Ele destaca que o desafio deste período foi tornar a Casa independente e afirma que foram votados, em um ano, 1.114 matérias. "Essa Casa legislativa cumpriu seu papel de não apenas legislar propostas do Executivo, mas tratar com mesma relevância os temas importantes para a sociedade".
Responsável por dar aval ao processo de impeachment contra a presidente Dilma, Eduardo Cunha classificou o ano de 2015 como difícil e disse que os embates políticos da Casa seguiram as divisões políticas do Brasil. Para ele, o acirramento dos debates foi motivado pelas dificuldades econômicas, pela recessão e pela queda da arrecadação de todos os entes federados. O peemedebista é duro opositor à recriação da CPMF. Apesar disso, ele destaca que a Casa não se furtará em examinar qualquer proposta do Executivo para ajudar o país a recuperar a economia. "Estaremos sempre à disposição para uma solução que minimize os efeitos danosos a essa grave crise do Brasil", disse.
Último a falar, Renan afirmou na largada: "Se 2015 foi o ano que não começou e nem terminou, conclamo o Parlamento brasileiro para que tenhamos em 2016 um ano que tenha inicio meio e fim". O senador disse que é preciso minimizar os debates sobre de quem é a responsabilidade da crise.
O peemedebista afirmou que o Senado vai apreciar a regulamentação da terceirização. "É importante regulamentar o trabalho de 13 milhões de brasileiros terceirizados", disse. O presidente do Senado também afirmou que o Legislativo precisa debater a independência do Banco Central. "A extinção do mandato para presidente do Banco Central foi o primeiro ato da ditadura militar". Renan Calheiros afirma que o Congresso vai promulgar após o Crnaval a janela da migração partidária por tempo limitado. "A fragmentação e a facilidade para criar legendas dificulta a formação de maiorias e é fonte recorrente de crise", criticou. Ao encerrar, Renan afirmou: "Não seremos habitantes da fracassolândia".
Fonte: Veja.com

Sobral: RAFAEL ARRUDA, JORDÃO E JUNCO, RECEBEM COMITIVA DO PRB

No último sábado, 30, o presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em Sobral, Daniel Rodrigues, seguiu uma intensa agenda passando pelos distritos de Rafael Arruda, Jordão e o pelo bairro Junco, na sede de Sobral. 
Daniel Rodrigues participou da comemoração do aniversário do pré-candidato a vereador, Franzé Goió (PRP), no distrito de Rafael Arruda, onde firmou o compromisso de continuar os trabalhos com foco na mudança. “Nosso trabalho e nossa responsabilidade só aumentam a cada dia. Estamos visitando todos os distritos de Sobral, sempre buscando conhecer os problemas e traçando políticas de melhorias para a região”, ressaltou. 
A agenda continuou à tarde com a participação em uma festa pré-carnavalesca, no bairro Junco, organizada pelo pré-candidato a vereador Zé Vital (PTN).
À noite, a comitiva do presidente do PRB seguiu para o distrito de Jordão, onde esteve acompanhado do pré-candidato a vereador Johnson e juntos participaram da inauguração da Fitness Academia, de propriedade do professor Daniel do Jordão.  Na oportunidade, Daniel Rodrigues parabenizou o jovem empreendedor e destacou a importância de se acreditar em um sonho e principalmente de se investir nele. “Toda grande caminhada começa com um simples passo, por isso se você acredita num futuro melhor, comece a fazer um pouquinho a cada dia. Sempre estivemos e estaremos dispostos a ajudar a todas as pessoas que queiram fazer o bem e que queira melhorar a vida de outras pessoas, numa corrente de forças que só tende a se fortalecer”, finalizou.

Áudio - EDIÇÃO DE HOJE DO QUADRO NOS BASTIDORES DA POLÍTICA

Na edição de hoje, terça 2, no Informativo da AM 1520 de Ipu, Kleber Teixeira e Hélio Lopes comentam a buraqueira na CE-187 (trecho Ipu-Varjota) ocasionada pelas primeiras chuvas. Na política local, Kléber alerta sobre a falta de uma ação mais forte do poder municipal no combate ao Zika Virus e prevenção da dengue.
Os comunicadores também debatem sobre a não saída de Elisafran Carneiro do comando do Saae de Ipu.

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

CONGRESSO ABRE 2016: UM ANO CURTO, MAS EXPLOSIVO

Depois de 45 dias de recesso, deputados e senadores retomam os trabalhos nesta segunda-feira com o sentimento de que 2015 não terminou. As questões que o Parlamento deixou pendentes no ano passado estão de volta, somadas à situação econômica cada vez mais grave e aos esforços do governo para aplacar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Há também, é claro, o fator Lava Jato, que alimenta a guerra por sobreviência no Congresso. Ano de eleições e Olimpíada, contudo, 2016 promete ser curto para os parlamentares. Resta saber se o Congresso está disposto a dedicar tempo de fato à solução dos problemas do país.
A herança de 2015 preocupa o governo. O ano foi marcado pela vitória acachapante de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na corrida pela presidência da Câmara. O desafeto do Planalto impôs derrotas em série à gestão Dilma. O governo até passou a respirar com mais tranquilidade depois da derrocada de Cunha, atingido em cheio pela Lava Jato, mas ainda teme que o deputado que deu aval ao impeachment da presidente ganhe sobrevida até o fim de 2016 - e continue causando dor de cabeça. A esperança, então, está no inconstante presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que no ano passado chegou a desafiar o Planalto em matérias ligadas ao ajuste fiscal.
A pauta que vai dominar a reabertura dos trabalhos é a ação contra Dilma Rousseff. Na Câmara, nada avançará até que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifeste sobre os embargos de Cunha sobre o rito do impeachment, o que mantém a fragilidade do governo por prazo indefinido. O Senado, por outro lado, deve se debruçar na análise da prestação de contas do governo de 2014, rejeitadas em unanimidade pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por causa das chamadas pedaladas fiscais, que infringem a lei de responsabilidade fiscal. Se os senadores seguirem o entendimento da corte, a situação da petista ficará ainda mais insustentável. A Casa, no entanto, tem ambiente mais favorável ao Planalto.
Publicidade

Enquanto luta para salvar o próprio mandato, o governo também articula com os congressistas a aprovação de um pacote impopular de medidas para tirar a economia do atoleiro. A principal delas é a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o imposto do cheque, considerado vital para evitar o aprofundamento da crise. A medida encontra dura resistência entre os parlamentares. "Sem chance de passar", resume o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Sobre as demais medidas econômicas, ele pondera que "pautas complexas dependem muito mais do governo ter base do que qualquer outra coisa". "Ao governo nunca foi negado apreciar qualquer pauta. Quando não conseguiu, foi porque faltou voto", acrescentou o peemedebista. "O problema é a falta de credibilidade. A crise que está aí tem um nome: Dilma Rousseff, que é a grande responsável pelo descontrole das finanças no país. Ela não tem autoridade moral nenhuma para exigir mais um sacrifício da nação", afirmou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR).
A situação de Cunha tampouco é confortável. Na corda bamba, o presidente da Câmara tenta se sustentar no cargo a todo custo. Investigado no esquema de corrupção da Petrobras, ele é alvo de pedido de afastamento apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e responde a processo de cassação no Conselho de Ética. A aliados, demonstra a segurança de permanecer no cargo.
Fonte Veja.com

ACONTECEU NESTE SÁBADO (30) A 17ª EDIÇÃO DO CARNAVAL DA SAUDADE

O Carnaval da Saudade em Ipu , dando sequência a tradição está em sua 17ª edição, uma realização dos “Foliões da Saudade” que todos os anos inovam nas alegorias e na organização deste carnaval. 
O tradicional Carnaval da Saudade  aconteceu na noite do último sábado (30 de janeiro), nos salões da AABB de Ipu e foi animado pela banda Dragões de Piripiri que tocou as músicas temas dos antigos blocos carnavalescos da cidade.