sexta-feira, dezembro 17, 2010

A IMPORTÂNCIA DO ENEM PARA A EDUCAÇÃO IPUENSE

                        ( Alunos prejudicados fizeram prova no "Murilão")
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o qual é promovido pelo Ministério da Educação através do INEP, estará divulgando na primeira quinzena de janeiro de 2011 o resultado da pontuação por alunos. O SISU, sistema de preenchimento das vagas das universidades que aderiram ao ENEM, estará disponível a partir do dia 17 de Janeiro para o cadastramento dos alunos que realizaram o exame nacional. Mais de 700 jovens ipuenses participaram da prova nacional que ocorreu no início de novembro. Na última quarta-feira, dia 15 de Dezembro, alunos ipuenses que foram prejudicados devido à falha no gabarito na prova do 1º dia em novembro, voltaram a realizar uma nova prova na Escola Murilo Aguiar (foto acima).
Além de servir de critério para o ingresso na Universidade Federal do Ceará, o ENEM também servirá como um raio X da qualidade de ensino das Escolas de Ensino Médio, tanto pública como particulares. No ano de 2009 apenas as Escolas Estaduais de Ensino Médio de Ipu foram avaliadas, pois as duas particulares da cidade, Patronato e Colégio Ipunese, não participaram com mais dez alunos, portanto com quantidade insuficiente para avaliação segundo os técnicos do Ministério da Educação. A Escola Murilo Aguiar foi a melhor colocada entre as Escolas ipuenses (ver tabela abaixo) no ENEM do ano passado, inclusive atingindo a média exigida pelo MEC de 500 pontos.
Existiu ao longo desse ano uma preocupação dos Colégios particulares da região da Ibiapaba em melhorar sua qualidade de ensino, sobretudo para os alunos do Terceiro ano do Ensino Médio que foram alvo de avaliação.
A direção dos colégios particulares sabem que é até admissível perder em pontuação para um outro colégio particular. Será perfeitamente normal em termos técnicos, por exemplo, o Patronato perder para o Colégio Ipuense. Mas sabem eles também que uma perda para qualquer escola pública de Ipu, colocaria em dúvida a credibilidade junto aos pais que pagam as mensalidades dos seus filhos acreditando na superioridade do ensino privado.
Apesar dos atropelos na aplicação das provas, o ENEM servirá de bússola para os pais escolherem qual a melhor instituição de ensino para o seu filho. Isso pode causar sérios danos as escolas ipuenses com desempenho inferior as demais instituições de ensino.
(OBS- Vejam matéria relacionada a esse assunto já postada em nosso blog em julho de 2010 - http://ipuemdebate.blogspot.com/2010_07_01_archive.html)
                    

Um comentário:

Anônimo disse...

PORQUE VC NÃO PUBLICA ANOTA DE REPUDIO AO PREFEITO LANÇADA PELO ASSO DOS PROMOTORES DO ESTADO DO CEARA?