sábado, outubro 08, 2022

"MUY AMIGO" - SÉRGIO RUFINO TEVE CULPA NA NÃO ELEIÇÃO DE DENIS BEZERRA

O blog já havia "cantado a pedra" na qual Denis Bezerra (PSB) teria grandes dificuldades de ser reeleito deputado federal. Qual o fator determinante? 

O parlamentar ficou isolado em seu partido com o fim das coligações, e com isso ficou dependente de "puxadores" de voto para atingir o quociente eleitoral de mais de 200 mil votos para obter uma vaga ao menos por média (o quociente para deputado federal nesse 2022 foi de 232 mil votos). Ao final, somando os votos do PSB, faltaram apenas um pouco menos de 11 mil votos para o partido ter uma vaga na Câmara Federal.

MUY AMIGO I

O socialista que conquistou 118.822 votos no último domingo, 02/10, ficou muito conhecido nas altas órbitas políticas por ser o elo de ligação de Sérgio Rufino na cooptação de verbas parlamentares em Brasília para o Ipu e várias outras cidades. 

Esperava-se, portanto, que o "prefeito" de Ipu, o qual é o vice presidente da sigla socialista no Ceará, saísse candidato a deputado federal como assim era esperado nas rodas políticas do PSB, para ajudar o seu parceiro de partido. Mas o ex-gestor de Ipu, por sua vez, preferiu não se expor para ajudar o amigo e se resumiu em articulações com prefeitos e lideranças da região. 

Mas essas  articulações não deram a mesma votação se Sérgio Rufino fosse candidato? Lógico que não, pois o candidato sendo o ex-prefeito ipuense abriria uma maior preferência de voto bairrista em nossa região. 

MUY AMIGO II

Se Denis tivesse ficado com o PSB em aliança com o PT, certamente teria mais capilaridade junto as comunidades de Fortaleza e, principalmente, também surfaria na onda Lula-Elmano-Camilo. Então, por que não fez isso? Para atender ao interesse de Sérgio Rufino em apoiar Roberto Cláudio que tem parentesco com sua esposa (Ana Rufino) e com o seu cunhado Cláudio Pinho. 

MUY AMIGO III

A negligência de Rufino para com a reeleição de Bezerra ficou evidente até no seu feudo familiar. O vereador Monga (PCdoB) e o ex-vereador Adriano Melo, ambos da base de situação da prefeitura de Ipu, "foram liberados" para apoiarem outros candidatos à deputado federal. Juntos conquistaram mais de 2.400 votos.  

Nenhum comentário: