segunda-feira, julho 31, 2023

ESQUERDA CEARENSE CAMINHA PARA TER DUAS CANDIDATURAS À PREFEITURA DE FORTALEZA

(Por Kleber Teixeira) - Faltando praticamente um ano para as convenções partidárias da sucessão municipal em Fortaleza, o quadro se desenha complexo para o governador Elmano de Freitas e a liderança maior do PT cearense que é o Ministro Camilo Santana. 

GRATIDÃO I

A deputada Luizianne Lins é madrinha política de Elmano. Em 2012, no final do seu segundo mandato como prefeita de Fortaleza, lançou o hoje governador como seu candidato a sucessão. Ao final, Elmano foi derrotado por Roberto Cláudio, mas isso não reverte a gratidão o qual deve ele ter com a "loira do PT". Não há duvidas que Elmano de Freitas irá bancar a eleição de Luizianne, ainda mais por que a deputada controla majoritariamente o diretório do partido na capital.  

GRATIDÃO II

Em outra frente, Elmano e Camilo tem uma dívida com o Deputado Evandro Leitão (PDT). O hoje presidente da Assembleia foi o primeiro do PDT a declarar apoio a candidatura de Santana ao Senado e de Elmano ao governo em 2022 se distanciando do candidato Roberto Cláudio (PDT).  Leitão que também tem a simpatia de Cid Gomes bem como de alguns caciques do próprio PT, foi no ano passado o líder de uma ala pedetista que logo cedo defendeu (junto com Camilo) a candidatura de Izolda Cela à reeleição a qual não se concretizou. 

DUAS CANDIDATURAS

Faltando praticamente um ano para as convenções partidárias o desenho certamente será esse: Elmano paga sua conta com Luizianne estruturando sua candidatura. Camilo através do PSB (o qual passou a controlar) e com vários dissidentes do PDT e com o próprio Cid Gomes, deve pavimentar a candidatura de Evandro Leitão.  No segundo turno, as alas possivelmente se unem para  enfrentar Sarto (PDT) ou o Capitão Wagner (UB). 

Nenhum comentário: