segunda-feira, fevereiro 15, 2010

CARNAVAL DE IPU COM BAIXO FLUXO DE TURISTAS

Nos últimos anos o período carnavalesco em Ipu tem sido caracterizado pela pouca presença de turistas. O Carnaval da cidade de Ipu nos anos 80 e 90 já chegou a fazer sua capacidade hoteleira ficar totalmente preenchida . No momento, os principais hotéis da cidade se encontram com uma média de 30% da sua capacidade ( O blog pesquisou todos os hotéis da cidade). Muito pouco para o potencial turístico da cidade.
Concluímos que o Carnaval de Ipu, sobretudo na administração da Prefeita Corrinha do Torrim( 2005-2008) e nos primeiros anos da Gestão de Sávio Pontes, têm conseguido fazer um carnaval  modesto e dentro/ou um pouco acima da média. Dessa forma, percebemos que a grande virtude desses últimos anos têm sido conseguir trazer de volta os ipuenses que não residem na cidade, para passarem o período momino por aqui. Isso foi, e ainda é, um ganho pois  torna a cidade mais festiva e alegre.

Os turistas que por aqui apontam, são breves em sua estadia e se resumem a uma visita a Bica do Ipu ( foto acima batida hoje). Praticamente não deixam dinheiro na cidade. Partem para outras cidades da Ibipaba que há muito superam o Ipu nesse quesito.
Revitalizar o Carnaval de Ipu vai muito além de promover a vinda de bandas baianas e de apoiar Blocos Carnavalescos.Desculpem o bairrismo, mas temos comprovadamente mais material humano criativo que os nossos vizinhos. Precisamos de uma agenda cultural atraente e um marketing forte e agressivo e não feito  de última hora. Nesse sentido a Secretaria de Cultura deve ser encarada com mais atenção. O primeiro grande  passo deve ser dado ainda atual Administração Municipal com o ousado projeto de revitalização da Bica do Ipu e do seu complexo ecológico, o qual é apoiado pelo governo do Estado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse novo tempo acabou com o carnaval na bica,um desrespeito aos pobres que tanto gostavam de curtir lá.Resumindo só dar valor mesmo a elite.Eles tem suas festas particulares,não faz falta.Mais para o pobre faz muita falta.

Anônimo disse...

Infelizmente o Carnaval do Novo Tempo não alcançou suas expectativas, espero que no próximo ano possa ter melhor organização, mais animação dos blocos e melhores bandas pois até hoje 16.02 ainda nenhuma entrou para meu quisito "contagiante dos foliões", além do trio não ser dos melhores. A ex-prefeita e seu marido podiam ter muitos defeitos, mas no carnaval contagiavam o povão com uma alegria impressionante.

Jorge Lima disse...

Caro Kleber,

O problema do carnaval é o mesmo que se verifica em todos os eventos culturais que se tenta promover na cidade do Ipu. O problema é que a Secretaria de Cultura vem sendo ocupada por pessoas que não detém o necessário traquejo técnico e cultural necessário ao exercício de funções ligadas à cultura. aliás, isto acontece em praticamente todas as secretarias. Nomeia-se gente para exercer funções que exigem experiência e conhecimento específicos, sem levar isto em consideração. O turismo no Ipu é uma fantasia, nunca existiu de fato. Se nos anos 80 a rede hoteleira ficava lotada no carnaval, é bom lembrar quantos hotéis a cidade tinha, se comparada a hoje. Se o propósito é atrair turistas, é preciso pensar que tipo de turistas. Promover carnaval com música baiana só atrai os playboys com seus paredões de som. Sinceramente, esta gente só vem causar mais transtorno à cidade, com suas bebedeiras e correrias em seus carrões. Porque não se explora o patrimônio natural e histórico. Isto atrairia um tipo de turista cujo fluxo seria menor, mas constante, não se restringindo a período determinados, como o carnaval. Não é só promover o turismo de qualquer jeito. Acho que isto já estão tentando fazer, mas o amadorismo é tão grande que nem isso se consegue.

Jorge Lima
professor e pesquisador em História

Anônimo disse...

depois que começou a cobrança no shop-show.ninguem se arrisca mais em falar,que a maioria dos feirates ficou no ipu.são 400,500 ou 700 bancas?ha R$10,00 OU R$15,00 E AGORA QUANTAS BANCAS TEM NA FEIRA?CADE OS HONESTOS?PORQUE O BLOG NÃO FAZ UMA MATERIA SOBRE OS CUSTOS E A ARRECADA~ÇAO DA FEIRA,QUEM TEM MEDO DA VERDADE?

Anônimo disse...

ANTES DO COMPLEXO TURISTICO,CARO PROFESSOR,VAMOS COLOCAR BANHEIROS QUIMICOS,POIS,SE A LEI EM VIGOR NO RIO DE JANEIRO FOSSE NACIONAL,TINHA ERA IPUENSE NA CADEIA.OS BANHEIROS NÃO VIERAM POR FALTA DE PAGAMENTOS?

Anônimo disse...

Ocorreu muita vaia na noite de hoje para o prefeito,acho que foi a maneira de demonstrar a insatisfação diante de tantos fatos que vem ocorrendo em nossa cidade.O carnaval muito desorganizado,não tinha os cordeiros de costume,falta de iluminação pública,não tinha banheiros químicos,a rua estava uma verdadeira ferdentina,um desrespeito total aos foliões que participavam dos blocos,eles fizeram os seus gastos para engrandecer o nosso carnaval e não foram correspondidos.Sem falar do aumento abusivo da taxa de iluminação pública.Cada pessoa colhe o que planta.

Anônimo disse...

ANÕNIMO DISSE...
antes de tantos elogios comprados deve-se lembrar Kleber da História que quem faz a história é o povo não é?
E é o povo exatamente quem é esquecido, diante o absurdo que ora se vivencia em nossa cidade.

Que falta de democracia, não acha?
Isso prova o quanto nosso povo é pouco conhecedor do que se chama de CIDADANIA, concorda?
"Que país é este?" Que cidade é esta? LAMENTÁVEL......