domingo, março 28, 2021

AGLOMERA, VACINA E FOTOGRAFA - OS AVANÇOS E RETROCESSOS NA VACINAÇÃO DOS IPUENSES

O Ipu avançou na última quinta, 25, na Campanha de Vacinação contra a Covid contemplando os munícipes com idade de 74 a 70 anos para a 1ª dose. Embora os lotes de vacinas tenham sido distribuídos de maneira proporcional para a população dos 184 municípios cearenses, o Ipu, até uma última semana, não tinha rompido a barreira dos idosos de 75 anos. Nesse percurso, estranhamente o prefeito de Ipu, Robério Rufino (PCdoB), diferentemente de quase todas a nossas cidades circunvizinhas, não aderiu ao consórcio de Prefeituras do Ceará (organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos com respaldo do STF). São 133 cidades cearenses que estão se prontificando, através desse consórcio, a comprarem vacinas nos próximos meses e acelerar a vacinação dos seus munícipes com o louvável intuito de salvar vidas; entretanto, o Ipu está fora fazendo uma equivocada "economia de palito". 

Mas, inegavelmente, há o que se comemorar também considerando que os profissionais de saúde da linha de frente e até do setor privado, já foram 100% contemplados com a 2ª dose. Em um outro contraponto, percebeu-se que a vacinação nas áreas sertanejas e serranas de Ipu ocorreu de maneira muito satisfatória. 

VACINAÇÃO NÃO COMBINA COM MUTIRÃO.

Nos dois únicos locais (era para ser uns quatro, minimamente) escolhidos para a aplicação da vacina, CVT e Escola Monsenhor Gonçalo, percebeu-se que faltou um melhor planejamento. Foi percebido, por exemplo, a ausência de uma maior quantidade de funcionários municipais para estarem de prontidão desde cedo, organizando as filas ou montando estruturas com cadeiras com o devido distanciamento para os idosos e os seus já previsíveis acompanhantes, sobretudo no início do evento. Os locais também não eram dos mais espaçosos e o Ginásio Esportivo Abdoral Timbó, o qual tem uma ampla estrutura de ocupação interna, poderia até ser utilizado, mas está passando por reformas. 

Outro ponto ideal era já haver equipes da aplicação do imunizante já de prontidão minimante com uma hora de antecedência (7h), pois logisticamente, era previsível a ansiedade dos idosos e até o temor de esgotar a vacina como já aconteceu em uma outra ocasião. A divulgação da Secretaria de Saúde dava transparecer que a vacinação só seria pela manhã, o que foi um outro fator que propiciara aglomerações.  

E não deu outra: o público chegou cedo e se aglomerou nas partes externas dos postos onde até um sereno que surgiu acabou não sendo bem-vindo. As redes sociais com suas fotografias e vídeos flagrantes, acabaram servindo de alerta para que as equipes da Prefeitura amenizassem a desorganização inicial a qual feria os princípios básicos da segurança sanitária.  

PROTOCOLO DE SEGURANÇA SANITÁRIA DESRESPEITADO 

A cobertura da imprensa local e os registros dos familiares presentes no CVT, revelou que o protocolo sanitário de distanciamento social foi totalmente colocado de lado. O cuidado com a distância mínima de 1,5m foi colocada de lado até pelo próprio Secretário de Saúde, Tião Rufino, que mais parecia estar em um ato político partidário (fotos aqui). Nitidamente o protocolo de segurança foi trocado pelo o político-eleitoral e, infelizmente, o que se viu ali foi um ambiente perigoso e propenso a contaminar os idosos. 

“As 10h já não tinha mais ninguém! Foi só no começo que juntou muita gente!”, assim ouvimos colegas de imprensa situacionista contestarem o que agora narramos aqui. Mas todos sabemos que esse traiçoeiro Vírus só precisa de uma mínima chance para se proliferar. 

Por fim, valeu  como  aprendizagem  para  as  equipes  da linha de frente de combate a Pandemia em Ipu. Espera-se que essa falta de organização não se repita e que sirva de lição à Secretaria de Saúde. Que haja então mais planejamento e principalmente prudência com um público tão suscetível como os ipuenses da melhor idade. 

OS – VEJAM FOTOS ABAIXO COM PROTOCOLO DE SEGURANÇA SEGUIDO EM SOBRAL NAS SUAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO

Nenhum comentário: