sexta-feira, março 19, 2021

Editorial do Blog - UM PAÍS DOENTE E MAIS POBRE: ONDE ERRAMOS? QUAL A SAÍDA?

Estamos caminhando para 300.000 mil mortos por (ou com) Covid-19 antes do final deste mês de Março e vemos, infelizmente, o nosso Brasil se tornar uma espécie de párea no mundo. Como efeito colateral, vivemos uma fase de incertezas econômicas com uma inflação que diminui a cada dia o poder de compra dos brasileiros. 

QUEM SÃO OS CULPADOS?
* A ausência de um estadista na Presidência da República, o qual tivesse conduzido uma coesão nacional de políticas públicas para combater os efeitos da Pandemia ainda lá no início de 2020. Jair Bolsonaro, preferiu ir para o embate político com os governadores e prefeitos, mantendo um discurso do anti-lockdow que agradava os seus exaltados seguidores direitistas. 
* Governadores e prefeitos que em outubro/novembro de 2020, relaxaram com as medidas de restrição social e não tiveram a perspicácia de perceberem que a Europa já vivenciava uma segunda onda de contaminações com a existências de variantes do vírus. Falou mais alto fechar os olhos e garantir a reeleição dos seus grupos políticos em meio as aglomerações hipocritamente por eles que já não eram mais coibidas. 
* A maioria dos Governadores e Prefeitos baixaram a guarda. Jogaram fora os milhões advindos do Governo Federal e desativaram estruturas hospitalares desnecessariamente. 
* Uma parcela significativa da sociedade brasileira que não tiveram a consciência de evitar as festinhas, os bailes funks e os paredões de som nos bares da vida. A maioria destes, sobretudo jovens entre 18 e 30 anos, se aproveitaram também da ineficiência de fiscalização e de uma Justiça capenga e sem estrutura. 

REALIDADES DO BRASIL
* Somos um país continental e repleto de fronteiras abertas. O vírus com sua variantes sempre terão mais facilidades em penetrar no Brasil bem mais do que na grande maioria dos países do mundo.  
* Produzimos uma variante do Covid-19 em Manaus. Mais contagiosa. Com isso, o número de infecções aumentou e a procura por leitos de hospitais fez os sistemas de saúdes colapsarem.
* O "fecha tudo" contraditório dos governantes. Fecham o comércio e as escolas, mas o transporte público não pode parar. E não esqueçamos dos grotões periféricos onde as pessoas vivem abarroadas em comunidades. 
* Temos uma população de 210 Milhões de brasileiros. A vacinação em massa, sobretudo em meio as dificuldades de importação de insumos para a fabricação de vacinas, nos deixa no pelotão dos países retardatários. 
* Somos um país tropical e de um comportamento social de proximidade, de contato corporal, o qual até os Europeus e orientais acham estranho. Reconfigurarmos a nossa postura de convívio social é algo antropologicamente impossível.  

QUAL A SAÍDA?
* Foco total na Vacina! E que o Presidente Jair Bolsonaro não tenha vergonha  de pedir ajuda internacional. 
* Reformas na Máquina Pública via Congresso com urgência.
* Investimentos em Ciência a médio prazo. Precisamos de mais Fiocruzes e Butatans. 

*********
Há também que torcermos para que a popularidade do Governo Bolsonarista, ja em queda constante, o faça rever seus conceitos e de olho em 2022, passe a fazer uma boa política pragmática sem seus arroubos, pois é o que mais  precisamos. 

Nenhum comentário: