sexta-feira, março 04, 2022

CONCURSO DA ESA TERÁ 1.100 VAGAS E PROVAS EM SETEMBRO - CONFIRA O EDITAL

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura, divulgou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 04 de março, o edital de abertura do novo concurso público da Escola de Sargentos das Armas (Concurso ESA 2022). São 1.100 vagas no curso de formação de Sargentos, sendo 1.005 delas na área Geral - 900 para homens e 105 para mulheres; mais 40 vagas para área de Música e 55 para a área da Saúde.

As 1.005 vagas para o Curso de Formação na área geral, são para especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico - Manutenção de Viatura, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação - Manutenção. Ainda há 40 vagas para alunos Músicos. E, por último, 55 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Saúde no curso de Técnico em Enfermagem.

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

As inscrições no concurso deverão ser realizadas entre os dias 07 de março e 05 de abril de 2022, pela internet, por meio do endereço eletrônico www.esa.eb.mil.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 95,00.

Para participar da seleção os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído, idade mínima de 17 e máxima de 24 anos (não podendo completar 25 anos até dezembro de 2022), sendo que, para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos até o término do ano da matrícula (dezembro de 2022). Além disso, o candidato deve ter 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino, entre outros requisitos.

PROVA ESCRITA

Exame Intelectual (EI) - prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de matemática, português, história e geografia do Brasil, Inglês, teoria musical para os candidatos da área Música e conhecimentos específicos de Enfermagem para os candidatos da área da Saúde;

Prova discursiva, para todas as áreas constituída de uma redação que terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa;

Fonte: Ache concursos 

Nenhum comentário: