quarta-feira, março 02, 2022

NOVO PISO DO MAGISTÉRIO E REAJUSTE SALARIAL DE SERVIDORES - PREFEITURA DECIDE ENVIAR PROJETO À CÂMARA

Em uma reunião realizada na noite da última quinta-feira (24/02), os vereadores da bancada de situação foram avisados pelo prefeito de Ipu, Robério Rufino, que será enviado para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que reajusta o piso do magistério em 33%. Como de praxe, o aumento será retroativo ao mês de janeiro. A razão da demora estava dependendo o aval do "prefeito" e líder Sérgio Rufino para o cumprimento da Lei. 

REAJUSTE PARA OS DEMAIS SERVIDORES

Também ficou acertado que será enviada a mensagem de aumento para os todos os demais servidores que recebem acima de um salário. Desde 2016, ano em que Sérgio Rufino concorreu a reeleição, que esses funcionários municipais não tinham reajuste e os seus salários estão em drasticamente devassados.  O valor desse aumento ainda será definido nos próximos dias, porém fontes ouvidas pelo blog ligadas à prefeitura acreditam que será minimamente acima de 10%. 

PRESÃO SOBRE O PREFEITO

A falta de um pronunciamento por parte do prefeito ou da secretária de educação, colocando o Ipu como a única cidade da região que não havia anunciado a adequação para com a Lei Federal do novo piso do magistério, estava levando a uma ampla mobilização dos professores, de vereadores de oposição (Hilton Belém e Nonato Filho) e da imprensa anti-Rufino contra a gestão municipal. 

Nos bastidores houve uma queda de braços entre o líder Sérgio Rufino, não muito favorável ao aumento no total de 33%, e o prefeito Robério que estava decido a dar o aumento a qualquer custo devido as constantes pressões vindas de professores.

ANO ELEITORAL TAMBÉM PESOU

A ainda não descartada candidatura de Sérgio Rufino à Deputado Estadual nesse ano, tornando assim o Ipu uma espécie de vitrine política, pesou para a concessão dos dois aumentos que serão oficializados nos próximos dias. O discurso de ser uma "prefeitura financeiramente equilibrada", mas que não dava valorização salarial aos seus funcionários, poderia dificultar a caça ao voto para deputado. 

Nenhum comentário: