sexta-feira, maio 20, 2022

NOVA PESQUISA EXAME/IDEIA: LULA TEM 46% E BOLSONARO 36,9%

Nova pesquisa Ideia, encomendada pela revista Exame, mostra quadro de estabilidade na disputa presidencial, com Lula (PT) mantendo a liderança com 46% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 35,9% dos válidos.

O levantamento divulgado nesta sexta-feira (20) mostra que os quatro primeiro colocados oscilaram um ponto para menos em relação à pesquisa anterior.

No total de votos, Lula tem 41%, Bolsonaro 32%, Ciro Gomes (PDT) 9% e João Doria 2%. Em seguida, quatro candidatos registram 1% cada: Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), André Janones (Avante) e Felipe D'Ávila (Novo). Os demais não chegam a 1% dos votos. Brancos e nulos são 6% e indecisos 8%.

SEGUNDO TURNO

Se o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 46% das intenções de voto, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 39%, segundo a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira, dia 19 de maio. A distância entre os dois é de 7 pontos percentuais, a menor em um ano.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01734/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Nenhum comentário: