domingo, maio 08, 2022

SEM AUTONOMIA, SECRETÁRIA DE SAÚDE DE IPU PODE DEIXAR O CARGO.

Sem ainda completar dois meses no cargo, a secretária de Saúde de Ipu, a enfermeira Mabel Girão, caminha para deixar o cargo. A teórica comandante da pasta segue sem autonomia para tomar decisões em meio a centralização nas mãos do ex-secretário Tião Rufino (hoje, chefe de Gabinete).

Nos corredores da secretaria de saúde e do hospital municipal, já são muitos os profissionais que percebem que Mabel está "desprestigiada" na função. Parentes do prefeito e outros que também ocupam cargos de indicação política, a ignoram no cotidiano e ainda buscam Tião para resolverem até coisas simplórias do cotidiano. Existem até aqueles que ainda torcem veladamente para o bem quisto vereador Glaidson Martins volte ao comando da pasta. 

As últimas situações com várias situações de mau atendimento no Hospital Municipal, sobretudo a parturientes e com recém nascidos, em meio a carência de obstetras e pediatras no cotidiano daquele nosocômio, emparedam a Secretaria de Saúde de Ipu a qual está até virtualmente desautorizada a se manifestar à comunidade nas redes socais como a verdadeira comandante da pasta. 

Por muito menos, Mabel já deixou rapidamente duas secretarias municipais (Santa Quitéria e Itapajé) a qual gerenciou nos últimos meses. A enfermeira chegou ao cargo em Ipu também devido a sua relação familiar e política com a ex-primeira dama Ana Rufino e com o ex-prefeito de São Gonçalo Cláudio Pinho. 

Uma coisa é certa observando a maneira como a fechada gestão dos Rufinos se comporta, a Secretária, se continuar, seguirá apenas com função protocolar e respondendo juridicamente por possíveis omissões da saúde municipal.  

Nenhum comentário: