terça-feira, agosto 23, 2022

PESQUISA REAL BIG DATA - ELMANO EMPATA COM RC E JÁ LIDERA NA ESPONTÂNEA; WAGNER SEGUE NA LIDERANÇA.

(Ceara Agora) - Uma nova pesquisa TV Record/RealTime Big Data, divulgada, nesta segunda-feira, pela TV Cidade, mostra a liderança do Capitão Wagner (União Brasil) na disputa ao Governo do Estado, com 38% das intenções de votos, vindo, em seguida, empatados, Roberto Cláudio, com 25%, e Elmano de Freitas, com 24%.

O candidato Zé Batista (PSTU) marcou 1% de intenção de votos, enquanto Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não pontuaram. Entre os eleitores entrevistados, 7% disseram que votariam em branco ou nulo, e outros 5% disseram não saber ou não responderam à pesquisa.

com apoio de 113 prefeitos e com a imagem colada ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva e a Camilo Santana, que concorre ao Senado, o candidato a governador da Coligação ‘Ceará Cada Vez Mais Forte’, Elmano de Freitas, cresceu nas intenções de votos e, na espontânea, aparece com 1 ponto à frente do pedetista Roberto Cláudio (PDT).

De acordo com os números do Instituto Real Time Big Data, na pesquisa espontânea, Capitão Wagner, do União Brasil, soma 28% das intenções de votos, Elmano aparece, em segundo lugar, com 11%, e Roberto Cláudio, 10%. Mesmo não sendo candidato ao Governo, Camilo foi citado por 2% dos entrevistados. A pesquisa revela que 44% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder, e 5% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto,

COMPARAÇÃO ENTRE AS DUAS PESQUISAS

A pesquisa estimulada do Instituto Real Time Big Data, divulgada, no dia 4 de agosto, apresentou Capitão Wagner com 35% das intenções de votos, Roberto Cláudio, com 26%, e Elmano, com 20%. Nessa nova pesquisa, Wagner subiu três pontos, dentro da margem de erro, Elmano cresceu quatro pontos, e Roberto perdeu, também, dentro da margem de erro, um ponto.

A pesquisa espontânea do dia 4 de agosto mostrou que, naquele momento, Capitão Wagner era citado por 29% dos eleitores – hoje são 28%, Roberto Cláudio tinha 11% – caiu para 10%, e Elmano, que tinha 9%, passou para 11%. Entre os entrevistados, 42% não nominaram nenhum dos candidatos, enquanto 4% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. A oscilação na tendência de votos, no cenário da pesquisa espontânea, está dentro da margem de erro.

O Instituto Real Time Big Data ouviu 1.000 entrevistados nos dias 19 e 20 de agosto. A pesquisa, com uma margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%, está registrada no TSE com o protocolo CE-00164/2022

Nenhum comentário: