terça-feira, janeiro 15, 2013

PROUNI INICIA MATRÍCULAS NA QUINTA 17 DE JANEIRO

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni)  começam em 17 de janeiro, quinta feira, e se estendem até o dia 21 do mesmo mês. Assim como o Sisu, todos os procedimentos serão on-line, no site do programa. O Prouni oferece bolsas de estudos em universidades privadas. Assim como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes são selecionados com base exclusivamente na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.

Para participar do Prouni, é preciso ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem. Estudantes que tiraram zero na redação estão automaticamente excluídos do processo seletivo. Além disso, é preciso ter cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública. Quem cursou integral ou parcialmente o ensino médio em escola particular pode se inscrever no programa desde que tenha sido bolsista. Pessoas com algum diploma de ensino superior estão fora da disputa, exceto professores da rede pública de educação básica.

O Prouni oferece dois tipos de benefícios. As bolsas integrais custeiam todo o valor da mensalidade e são destinadas a estudantes provenientes de famílias com rende de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as parciais custeiam 50% da mensalidade e são oferecidas àqueles cuja renda familiar fica entre 1,5 e três salários mínimos por pessoa. Quem recebe a bolsa parcial mas não tem condições financeiras de pagar o restante da mensalidade pode solicitar financiamento do Fies.

No ato da inscrição, o estudante deve escolher a que vaga deseja concorrer. Ao fazer a inscrição, escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis de acordo com seu perfil socioeconômico. Cada candidato pode indicar até duas opções: durante os dias de inscrição, é possível alterar a escolha. Mas atenção: há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de ciências aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter licença de piloto privado e um número específico de horas de voo para poder se matricular. Caso a matrícula não seja possível em função de requisitos desta natureza, o candidato perderá o direito à bolsa.

Nenhum comentário: