terça-feira, julho 28, 2015

DILMA IRÁ BUSCAR RECUPERAR POPULARIDADE NO NORDESTE

A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá iniciar nas próximas semanas uma série de viagens pelo Nordeste, em agenda positiva, para tentar recuperar o prestígio da imagem diante do eleitorado da região. 
Historicamente mais simpático ao PT, o Nordeste é a região do País que proporcionalmente mais deu votos ao partido nas eleições presidenciais de Lula e Dilma. Enfrentando uma crise econômica e política, a popularidade da presidente foi abalada também na região, acompanhando os baixos índices do Sul e Sudeste.
A presidente anunciará programas e reforçará marcas populares do primeiro mandato durante as viagens. A ideia é também manter diálogo com os movimentos sociais ligados ao Partido dos Trabalhadores. Os eleitores nordestinos foram decisivos para a vitória da petista na eleição do ano passado. Nos nove Estados, Dilma obteve cerca de 12 milhões de votos a mais que o então adversário do PSDB, o senador Aécio Neves. Recentemente, os governadores da região assinaram um manifesto de apoio conjunto à presidente da República.
O contra-ataque de Rousseff também deverá ser realizado pela televisão. Já na próxima semana, um programa de TV será veiculado. O mote é a defesa do PT e do governo sob o argumento de que a situação está ruim.

ENTENDA
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Datafolha, entre setembro do ano passado e março deste ano, os índices de aprovação popular à Dilma Rousseff (PT) caíram vertiginosamente no eleitorado nordestino. O percentual de Ótimo/Bom saiu de 45%, um mês antes da eleição, para apenas 16% em março de 2015.
Em pesquisa realizada em junho deste ano pelo Instituto ibope, a popularidade de Dilma no Nordeste chegou a patamares muito baixos. Ótimo/Bom (13%); Regular (24%); Ruim/Péssimo (63%).
O roteiro prévio aponta que a presidente deverá visitar os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí até o final de agosto. As datas, no entanto, ainda não foram divulgadas.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: