domingo, novembro 27, 2016

ENTENDA A ACIRRADA ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA E COMO ELA SE REFLETE NA POLÍTICA DE IPU

A acirrada disputada pela presidência da Assembleia Legislativa, marcada para esta próxima quinta (01/12), tem causado uma intensa discussão nas rodas políticas de Ipu, haja vista o apoio declarado pela Deputada Estadual Augusta Brito (PCdoB) ao candidato Sergio Aguiar (PDT) que busca evitar o terceiro mandato consecutivo de Zezinho Albuquerque (PDT).

As intenções e alianças feitas por Sergio Aguiar, as quais se chocam com os interesses dos caciques partidários Cid e Ciro Gomes que querem a continuidade de Zezinho, projetam rupturas políticas que deverão repercutir de maneira intensa na sucessão governamental de 2018. 
O legue de alianças também envolve a sucessão da presidência do TCM, também com data marcada para o dia 1º onde o Conselheiro Chico Aguiar, pai de Sergio, dará apoio a Domingos Filho que, por sua vez, está de olho no Governo do Estado em 2018 e que ainda permanece com forte influência partidária dentro da Assembleia. 

Domingos, que trabalha nos bastidores para a derrota de Zezinho, sabe que comandar o estratégico Tribunal que sentencia ou absolve prefeitos, o habilitará para breves postulações ao governo. No Ipu, onde seu filho Domingos Neto foi o mais bem votado Deputado Federal, seus correligionários já contabilizam os efeitos diretos que o resultado positivo traria até para a próxima sucessão municipal. 

Aguiar e Domingos conseguindo seus objetivos, ambos apoiadores e identificados com a oposição de Ipu que não saiu vitoriosa no último pleito municipal, deverão potencializar interesses políticos como os de Diego Carlos e do ex-prefeito Sávio Pontes que fazem oposição ao Prefeito reeleito Sergio Rufino (PCdoB).

ENTENDA
Augusta e Sergio Aguiar disputaram as eleições para Deputado de 2012 apoiados em Ipu pelo Prefeito Sergio Rufino e pelo grupo de oposição, respectivamente. 
O pleito em Ipu foi muito intenso, sobretudo no meio radiofônio e em blogs, no qual o Prefeito Sergio Rufino patrocinou duros ataques ao deputado de Camocim. Acusado de "apoiar o grupo da corrupção", Sergio Aguiar promove uma ação por danos e calúnias contra um assessor do gestor de Ipu. 

Agora Augusta, ainda fortemente identificada com os Irmãos Rufino que comandam o Ipu, declara apoio exatamente à Sergio Aguiar. 

Conclusão: Enquanto os plebeus e capachos brigam por baixo, os seus chefes fazem vantajosos acordos por cima.

OUÇA O ÁUDIO
Na edição deste sábado, 26, no Programa Política e Debate da FM Cidade de Ipu, Rarisson Ramon e Kléber Teixeira analisaram os efeitos da sucessão da mesa diretora da Assembleia Legislativa e as suas repercussões.

Nenhum comentário: