sexta-feira, outubro 01, 2021

CEARÁ É O ESTADO COM MAIOR ATRASO NA SEGUNDA DOSE, APONTA FIOCRUZ

Segundo levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 600.860 pessoas, no Ceará, ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 após 14 dias do prazo previsto. Com isso, o Estado tem uma taxa de atraso de 33%, o maior do País, conforme dados do Painel de Atraso de Segunda Dose de Vacina, que acompanha o cumprimento do esquema vacinal proposto.

Os primeiros resultados, feitos com base nos dados lançados até o dia 15 de setembro, mostram que a taxa de atraso nacional para todas as vacinas é de 11%. O painel leva em conta os indivíduos que tomaram a primeira dose (D1) e que ainda não tomaram a segunda. Para a AstraZeneca e a Pfizer, foram considerados 84 dias de intervalo para a segunda dose, e o prazo para a CoronaVac é de 28 dias. A situação de atraso é caracterizada após 14 dias da data prevista para a segunda dose.

Os dados são atualizados semanalmente e podem ser visualizados de forma interativa, nos âmbitos municipal e estadual, por tipo de vacina. A Fiocruz destaca que o atraso da D2 pode "comprometer seriamente a efetividade das vacinas no País" e, portanto, "é de extrema importância realizar este monitoramento para promover ações que atuem de forma assertiva na resolução do problema". Segundo a Fundação, "o objetivo do painel é apoiar os gestores públicos a identificar municípios que precisam de suporte para acelerar a vacinação da segunda dose".

Em nota, a Sesa informou que, assim como mostra o acompanhamento diário do Consórcio de Veículos, o Estado é o primeiro do Nordeste na porcentagem de população totalmente imunizada e está entre os dez primeiros estados do País (38,04% da população). "A pasta reitera que existe defasagem entre os números de doses aplicadas e os dados do sistema de informação do Ministério da Saúde".

Em Fortaleza, haverá repescagem para quem perdeu o agendamento para a segunda dose com a vacina da AstraZeneca nesta quinta, 30, no Centro de Eventos ou nos shoppings Iguatemi e RioMar Kennedy, entre 9h e 17 horas. O atendimento será exclusivo para esse público. As doses que serão aplicadas nesta quinta-feira foram recebidas pelo município na tarde de quarta, 29.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e que chegaram à data limite, segundo descrito no cartão de vacinação, devem aguardar a chegada de novos lotes da vacina, enviados pelo Ministério da Saúde (MS).

Na quarta, quem já tinha chegado à data limite para a segunda dose com essa vacina também encontrou restrições. A SMS havia informado que só seria vacinado quem estivesse agendado na lista nominal. Em orientação anterior, pessoas nas duas condições poderiam comparecer sem agendamento aos pontos de vacinação na Capital.

Conforme a SMS, pessoas que tomarão a segunda dose de outras marcas podem procurar os pontos normalmente. Os casos permitidos seguem sendo quem chegou na data limite do cartão de vacinação e quem perdeu o dia do agendamento em dias anteriores. O Centro de Eventos concentra todas as marcas de imunobiológicos e os Cucas possuem a CoronaVac. Já da Pfizer, o atendimento está sendo feito nos postos de saúde. 

(Com Agência Brasil)

Nenhum comentário: