sábado, fevereiro 12, 2022

NOVA PESQUISA REFLETE UMA ESPERANÇA PARA BOLSONARO E A ESTAGNAÇÃO DA TERCEIRA VIA

“A má notícia para a auto denominada ‘terceira via’ foram os sinais de que a imagem do governo está saindo do respirador”. A frase acima foi dita para a coluna pelo cientista político Antonio Lavareda, responsável pela nova pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira, 11. Nela, a avaliação ruim da atual gestão parou de crescer, apesar dos incontáveis erros do governo Jair Bolsonaro, seja na pandemia, seja na economia ou seja nos direitos humanos.

Segundo o instituto, é preciso analisar as seguintes números: Avaliação geral do governo (ruim e péssimo caiu de 55% para 54%), a Aprovação do governo (aprovação subiu de 29% para 31%), a Avaliação de  ações contra Covid-19 (o ótimo subiu de 20% para 23%), o rumo da economia (subiu de 26% para 27% os que acham que está o caminho certo) e o recuo da rejeição. 

Olhando os números da nova pesquisa, há um recuo de 7 pontos na percepção de  “notícias mais desfavoráveis“ para o governo atual. Se pensarmos que este governo só viu a impopularidade crescer nos últimos meses, pode ser o início de uma recuperação, enquanto a terceira via continua estagnada.

Na pesquisa estimulada, Lula continua liderando com folga (43%), Bolsonaro continua em segundo (25%) e Ciro Gomes (8%), Sergio Moro (8%), João Doria (3%) e Simone Tebet (1%) somam, juntos, 20%. 

Perguntado se os números tendem a mostrar que teremos de novo uma polarização entre PT e Bolsonaro, como em 2018, Lavareda afirmou que ainda é cedo. “Aguardemos fechar o trimestre”. 

coluna do Matheus Leitão (Revista Veja: acesso em 11.02.2022)

Nenhum comentário: