domingo, julho 05, 2015

CREDE 5 - IPU ESTÁ TAMBÉM ENTRE AS CIDADES COM PIOR DESEMPENHO NO SPAECE ALFA


Depois da divulgação dos últimos números do Spaece-Alfa, muito aguardado pela comunidade ipuense, divulgamos aqui a pouca expressiva posição de Ipu comparando-a com as nossas cidades vizinhas. Não demorou muito que sites ligados Grupo Liberdade liderado pelo Prefeito Sergio Rufino (PCdoB), fizessem mais uma de suas defesas estapafúrdias tentando tapar o sol com a peneira sobre a inoperância da atual gestão municipal. Teve até site pago que taxou nossa matéria de "mentirosa" pois, segundo o mesmo e de forma apelativa e sensacionalista para agradar os magoados que não conseguem projetar a educação da cidade, o nosso quadro comparativo (imagem abaixo) não pode ser considerado pois a lista é "mentirosa misturando municípios da CREDE 6 (Varjota, Pires Ferreira e Reriutaba) e até da CREDE 13 (Ipueiras) para dizer que o Ipu foi o pior da região."
O site em sua justificativa mambembe insinua que deveríamos inserir as cidades da CREDE 5, pois assim o Ipu não ficaria na última posição pois teria melhores números na alfabetização que as cidades de Ibiapina e São Benedito (que também é administrada pelo PCdoB de Sergio Rufino), como se isso melhorasse a atual situação de como a alfabetização na educação básica é tratada no município.

O que está em pauta
Infelizmente os números mostram que o Ipu (174,1) não conseguiu atingir um patamar que de fato comprove a tradição de qualidade do educador ipuense. Nos quadros da secretaria municipal de educação existe uma gama de profissionais que na gestão do ex-prefeito Sávio Pontes, sobretudo nos anos de 2010 (197,2) e 2011 (188,6) conseguiram nos colocar entre as cidades de destaque da nossa região. O ano de 2012, com o entra e sai de prefeito e a mudança de secretario de educação, não pode ser considerando e isso até refletiu na queda para 156,4.
Os critérios políticos de nomeação de postos de comando e de lotação de professores, a começar pela Secretária de Educação Terezinha Rufino que é irmã do Prefeito, engessam as ações em busca de uma proficiência de honra para a Terra de Iracema. O problema da alfabetização em Ipu está também na falta de atitude da educação municipal.

Uma tímida melhora 
A relativa melhora dos dados do Spaece-Alfa de 2013 (156,4) para 2014 (174,1), ou seja uma evolução percentual de aproximados 11% foi regular e ofuscada pela eficiência da maioria das cidades de nossa região e que possuem realidades socioeconômicas até menores que o Ipu, pois pelo que pregam aqueles que fazem a Gestão Sergio Rufino e da maneira como execram as gestões anteriores, deveria o Ipu está no panteão da glória e não na rabada dos números regionais.

O Silêncio da Secretária de Educação
Passada uma semana da divulgação dos dados pelo Governo a Secretaria de Educação de Ipu ainda não foi a imprensa ipuense para comentar os dados do Spaece. Técnicos da educação foram até um dos programas pagos pela Prefeitura, buscando exaltar os modestos números e indiretamente justificar que estão ainda melhorando de "grão em grão". Houve até uma tentativa de fazer os educadores do município como vítimas da imprensa de oposição. 

A vereadora Arlete Mauriceia, professora dos quadro municipal e identificada com a bandeira educacional do município também não se pronunciou sobre os números.

5º ano e 9º ano
Nas demais modalidades da avaliação do Spaece o Ipu teve baixo crescimento, também pouco considerável e não plausível. Sobre as avaliações do 5º ano e 9º ano e sobre a divulgação do Prêmio Escola nota Dez edição de 2015 iremos nos pronunciar por aqui nos próximos dias.

Não inventamos esse dados, apenas analisamos e lamentamos, pois como ipuense e educador serei o primeiro a aplaudir aqui se no próximo diagnóstico do Spaece o Ipu, berço de grandes profissionais, fosse projetado pela administração dos Irmãos Rufino como referência em nossa região.

2 comentários:

Anônimo disse...

EITA EDUCADOR,QUANDO AS CRIANÇAS MERENDAVAM MANGA VERDE VC NUNCA QUESTIONOU O GESTOR OU A GESTÃO.

Anônimo disse...

Quando foi isso??? Manga verde??? O que passou não interessa. O que importa é o hoje, o agora , pois a merenda das escolas continuam uma porcaria , quando tem !!! Merendeiras tirando do bolso pra melhorarem a situação . Sem falar na podridão da água que é feita a merenda.Estou falando de hoje , quem vive de passado é museu. O prefeito deveria ter deixado as pobres das merendeiras recebendo bolsa família, pois essas sim ajudam mais do que ele , pois tiram do próprio bolso pra comprar tempero pra merenda , enquanto o prefeito só sabe comprar fazendas e ainda diz que tá preocupado com o TCM. KKKKKKKKK! Piada!!!