segunda-feira, novembro 01, 2021

PROJETO DE PERENIZAÇÃO DA BICA DO IPU - REALIDADE OU BLEFE POLÍTICO?

O outubro de 2021 foi marcado pelo anúncio de uma "obra faraônica" em Ipu por parte do prefeito Robério Rufino (PCdoB). Trata-se do Projeto de Perenização da Bica do Ipu que terá o sonoro valor de 18 milhões. A obra, além de abastecer o distrito de Várzea do Giló, contemplará a construção de uma adutora na região serrana por onde perpassa o Riacho Ipuçaba que desemboca no principal cartão postal ipuense.

Em um evento público no último dia 15 de outubro, o Prefeito oficializou que os recursos seriam do Governo do Estado do Ceará. Porém, em anúncio feito no último dia 26/10 e registrado pela imprensa local, foi enfatizado que o Deputado Federal Dênis Bezerra (PSB) também seria o "pai da criança" ao lado do Governador Camilo Santana (PT). Este último, por sua vez e estranhamente, não anunciou publicamente a execução dessa obra a qual seria literalmente um divisor de águas na história do município. 


DESCONFIANÇA

A gestão dos Rufinos - incluindo aqui os oito anos de Sérgio Rufino (2013-2020), sempre foi desapegada de projetos que dessem a cidade uma potencialização da economia local e um protagonismo no turismo. A agenda política das últimas e da atual gestão sempre passou distante de uma ação inovadora nesse sentido. Resta saber se este projeto será a "Brasília de JK" desses próximos três anos de administração do clã dos Rufinos. 

E o que dizer das obras de pequeno porte que os atuais gestores levam vários anos para concluir? E aquelas de médio que estão pelo caminho como o Matadouro Público, o Estádio da Várzea, Ginásio Poliesportivo e o Mercado Público? A própria Bica do Ipu com seu restaurante e visita do público está fechada a quase dois anos.

ESTRATÉGIA ELEITORAL

Fica também a desconfiança se essa obra não será uma espécie de "chantagem eleitoral" sobre o cidadão ipuense que irá em 2022 votar para Deputado e Governador.  

Apesar desses contrapontos, esse blogueiro aqui torce de coração para que a histórica obra de Perenização da Bica do Ipu de fato aconteça em tempo hábil. Aplaudir de pé, será inevitável como cidadão ipuense. 

A contagem de tempo já começou. 

Um comentário: