segunda-feira, novembro 25, 2013

VASCO GANHA SOBREVIDA E FLUMINENSE DOBRA SUA CHANCES DE CAIR

O Cruzeiro é o campeão brasileiro deste ano desde a 34ª rodada da competição. A briga pelas três vagas restantes à Libertadores do ano que vem conta apenas com cinco times, sendo que o Atlético-PR está muito próximo de se garantir na competição: tal possibilidade chegou aos 97%. Já a disputa para saber quais times permanecerão na Série A continua acirrada. A conclusão da 36ª rodada do Brasileirão garantiu alívio para o Bahia, sobrevida ao Vasco e quase duplicou o drama do Fluminense, que viu o seu risco de queda aumentar de 22% para 38%, segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola e da Academia LANCE!.

O Náutico teve o seu rebaixamento decretado ainda no dia 2 deste mês, ao término da 32ª rodada. O Timbu poderia ter ganho companhia já neste domingo, mas a Ponte Preta, ao empatar com o Grêmio e ver o Fluminense ser derrotado pelo Santos, ganhou mais uma rodada de esperança, embora o seu risco de queda tenha chegado aos 99%. O Tricolor carioca, que tinha respirado com duas vitórias seguidas, passou a ser o primeiro time fora da zona do descenso: a possibilidade de queda, antes em 22%, passou para 38%.

O Vasco precisava vencer o campeão Cruzeiro para não encaminhar de vez o seu rebaixamento. Como alcançou esse objetivo no sábado, o Cruz-Maltino ainda celebrou os empates de Criciúma e Coritiba e a derrota do Fluminense. O seu risco de queda, antes em 88%, caiu para 76%. Por falar em Criciúma, a equipe catarinense não ampliou a sequência de três vitórias e segue ameaçada. O risco de descenso estava em 13% e, agora, é de 20%. Já  Coritiba e Portuguesa passaram de 49% e 4% para 50% e 8%, respectivamente. O Inter segue com apenas 1% e o Flamengo se livrou da possibilidade de descenso.

ATLÉTICO-PR MUITO PRÓXIMO DE VAGA NA LIBERTADORES

A disputa pelas, por ora, três vagas restantes para a Libertadores de 2014 vai ficando ainda mais restrita. O Atlético-PR pode se considerar o grande vencedor da rodada, pois foi o único time, entre os que têm chances de classificação, a vencer na rodada. Com isso, a sua possibilidade de classificação para a competição passou a ser de 97% – era de 81%. E vale lembrar que o vice-campeão terá vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Grêmio e Goiás, que se enfrentarão no próximo domingo, passaram a somar 88% e 64% de chances, respectivamente. Já o Botafogo, apesar não retornar ao G4 do Brasileirão, viu as suas chances aumentarem: de 47% para 49%. O Vitória, por sua vez, se complicou: tinha 8% e só tem 2% com a conclusão da rodada.

Nenhum comentário: