sábado, outubro 24, 2015

EM MEIO A CRISE, COMERCIANTES QUEREM TRAZER SHOPING CHÃO PARA O CENTRO DE IPU

Matéria de Rárisson Ramon
Tomamos conhecimento que uma abaixo-assinado está circulando entre os empresários do centro de Ipu com o intuito de retornar a feira livre conhecida como "shopping chão" ao seu local de origem, ou seja, ao centro da cidade. Sabe-se que o país enfrenta tempos de recessão econômica e que a circulação de moedas está em baixa no mercado. Em Ipu não poderia ser diferente. Há uma reclamação muito forte dos comerciários em relação a baixa nas vendas e consequentemente nos lucros.
O grupo de oposição tem destacado que grande parte das empresas prestadoras de serviço a Prefeitura são de outros municípios, desta feita os recursos a serem investidos para o fortalecimento do comércio local está voando para outros horizontes. Sem circulação financeira na cidade não há estímulo a política da geração de emprego e renda.
A tentativa de trazer a feira livre ao centro é justamente provocar um aquecimento na economia dos comerciantes existentes em tal local. E como ficará os comerciantes que ganham dinheiro com a referida feira sediada nas dependências do Grêmio de Ipu? Comerciantes dos bairros Alto dos 14, Boa Vista e Mina ficarão no prejuízo? Os feirantes aceitarão essa mudança?
Quando se trata de "shopping chão", é mexer em uma colmeia de marimbondos, é sempre uma bomba relógio a estourar principalmente sobre o gestor municipal. Geralmente é quem sofre toda a carga de reclamações.
Ainda não temos uma certeza concreta da ação, pois não tivemos acesso ao documento. Entretanto, corre nos bastidores essa informação de que há articulações nesse sentido!
RR

Um comentário:

Anônimo disse...

Moro no centro da cidade e sempre acompanhei todo esse processo da feira do shopping chão.Os maiores percursores na época para a retirada da feira no centro partiu dos próprios comerciantes, que na época alegavam grandes prejuízos devido a feira.Alem dos assaltos e das ruas sujas(sofri por anos ter que lavar a minha calçada todas as sextas feiras muitas pessoas faziam das ruas próximas, local para suas necessidades físicas).Lembro perfeitamente que a feira iniciava-se na sexta feira pela manhã e devido aos "prejuízos" do comercio local,adequaram o horário noturno , entre os dias quinta e sexta feira.Me lembro de uma adequação que fizeram para que os feirantes só podiam expor suas mercadorias a partir das 23 horas e tinham que retirar suas mercadorias até as 9 da manha no dia seguinte(nesta caso as sextas feiras).Quem pede o retorno da feira ao centro da cidade,não tem a minima noção do quanto é sofrível para os feirantes como também para os moradores do centro da cidade.Tenho muitas historias para contar sobre a feira no centro da cidade, de roubo, mortes, arrastões, sim, arrastões e que desespero por parte dos feirantes, vi vários sendo roubados praticamente toda a sua mercadoria.E a policia, fazia o que podia, pois mesmo com apoio de outros policias não davam conta...Sinceramente, aos que pedem o retorno da feira ao centro da cidade talvez nem moravam aqui no Ipu quando tudo isso aconteceu.A feira no Grêmio foi uma das melhores soluções encontradas para nossa cidade.