sábado, outubro 03, 2015

Reforma Ministerial - TENTANDO SALVAR O GOVERNO, DILMA ANUNCIA MAIS PRIVILÉGIOS AO PMDB

A presidente Dilma Rousseff anunciou, na manhã desta sexta-feira (2), a redução do número de ministérios, de 39 para 31. O governo reduziu oito pastas – e não as dez originalmente prometidas. Na mesma ocasião, Dilma anunciou os novos ministros.
Com a redução do número de ministérios, Dilma disse que o governo dava “um primeiro grande passo” para a reorganização do Executivo: “Não estamos parados”, diz Dilma. “Se erramos, temos de consertar os erros",afirmou a presidente. Dilma também disse que todos os países desenvolvidos construíram Estados modernos, ágeis, eficientes, baseados no profissionalismo e na meritocracia, adequados ao processo de desenvolvimento de cada país. “Nós também temos de ter esse objetivo”, afirmou.

Além do rearranjo dos ministérios, a reforma inclui o corte de cargos comissionados. 3 mil cargos comissionados e 30 secretarias desaparecem. Os salários dos ministros serão reduzidos em 10%.Isso vale também para o salário da presidente, de acordo com informações da Folha de S.Paulo. As medidas cortam em R$200 milhões os gastos da União, segundo o G1.

Os oito ministérios cortados foram fundidos em pastas comandadas por apenas um ministro: "Vamos integrar pesca a agicultura. Vamos também extinguir a Secretaria de Assuntos Estratégicos e as atribuições que remanescerem serão integradas ao Ministério do Planejamento.  A Secretaria-Geral será extinta e transformada em Secretaria de Governo. O Gabinete de Segurança Institucional manteremos em gabinete militar ligado diretamente à Presidência da República. Também integrará a Secretaria de Governo a Secretaria de Micro e Pequena Empresa e Secretaria de Relações Institucionais”, disse a presidente.

Com a reforma, o PMDB aumentou a participação no governo, assumindo sete pastas.O PT permanece com nove pastas – é o partido com o maior número de ministérios. Dilma também agradeceu a contribuição dos ministros exonerados, começando pelo ex-ministro da Educaçã Renato Janine Ribeiro: “O meu mais profundo obrigado”.

Novos Ministros
Com a reforma, foram anunciados dez novos ministros:

- Casa Civil: Jaques Wagner
- Ciência e Tecnologia: Celso Pansera
- Comunicações: André Figueiredo
- Defesa: Aldo Rebelo
- Educação: Aloizio Mercadante
- Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes
- Portos: Helder Barbalho
- Saúde: Marcelo Castro
- Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini
- Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto
Fonte: Época.com

Nenhum comentário: