quinta-feira, outubro 08, 2015

TCU REPROVA CONTAS DE DILMA - AGORA É COM O CONGRESSO!

Boneco inflável simbolizando presidente Dilma Rousseff é usado em ato de protesto no gramado entre o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso, ao lado da praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (30)
O governo Dilma Rousseff tentou de tudo, mas os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) não cederam e recomendaram, por unanimidade, nesta quarta-feira, que as contas do governo referentes ao ano de 2014 sejam reprovadas pelo Congresso Nacional. É a primeira vez desde 1937 que a prestação de contas do governo federal é rejeitada pela corte.
Politicamente, a decisão da corte de contas deve funcionar como um gatilho, fundamentando o início do processo de impeachment contra a presidente no Legislativo. Respaldado pela análise do Tribunal, caberá agora ao Congresso Nacional a tarefa de reprová-las - ou não. A eventual reprovação daria impulso ao movimento pelo impeachment da presidente.

História - O parecer técnico produzido pelo TCU será agora encaminhado ao Congresso, já que é de responsabilidade dos parlamentares a decisão final sobre as contas - deputados e senadores podem seguir ou não o entendimento do TCU. Nos últimos 78 anos, o TCU sempre aprovou as contas federais. Contudo, nenhum processo de relatoria das contas provocou tamanha repercussão ou foi alvo de contestação no grau do que ocorre, agora, com a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: