sábado, dezembro 19, 2020

A QUINTA ELEIÇÃO DO CLÃ FAMILIAR LIDERADO PELO PROFESSOR MARCOS MARQUES EM PIRES FERREIRA

Em 2004, o prefeito de Pires Ferreira, ex-distrito de Ipu e emancipado em 1988, era Francisco das Chagas Torres Júnior, o Torrim. Naquele ano, o então gestor dos piresferreirenses vivia seu apogeu político. Além de eleger sua esposa, Corrinha Torres, como prefeita de Ipu, Torrim emplacava como prefeito seu compadre e amigo Professor Marcos Marques. Menos de dois anos, em mais uma típica edição de criatura se rebelando como seu criador, o professor rompeu politicamente com Torrim e de lá até as últimas eleições exerce uma hegemonia política que agora caminha para 20 anos de poder. 

Nesse percurso, computando o pleito de 2004 o qual foi eleito ainda em meio ao poder político do seu compadre, já são contabilizadas cinco eleições em que o grupo político do Professor Marcos vence o já repetitivo embate contra seu ex-parceiro Torrim que desde 2008 tenta voltar ao poder.

Nessas quase duas décadas, o clã dos Marques ganhou mais poder de articulação com os casamentos dos seus filhos que fortaleceram a unidade familiar e agregaram capilaridade política com influência até fora dos domínios do município. O primogênito Pedro Humberto, recém eleito prefeito de Reriutaba, é casado com Marfisa Aguiar a qual geriu Pires Ferreira nos últimos oito anos. Marcos Paulo é casado com Lívia Muniz, neta do ex-prefeito Enoque Mororó e eleita prefeita neste ano de 2020.

Sabe-se que esse grupo político familiar tem forte respaldo junto as lideranças estaduais como o Senador Cid Gomes e o Governador Camilo Santana. Outro ponto que em muito fortaleceu a continuidade da ala situacionista de Pires Ferreira, foi a boa gestão da carismática prefeita Marfisa Aguiar sempre ladeada pelo bem articulado marido Pedro Humberto.

Excetuando os Ferreira Gomes em Sobral, o Professor Marcos Marques agora lidera o grupo político familiar com mais tempo de poder na região. 

Apesar de ter uma educação super premiada e o ganho de vários equipamentos públicos para sua comunidade nos últimos anos, a cidade de Pires Ferreira está entre os cinco municípios com menor renda per capita do estado. Portanto, existem grandes desafios para serem superados pelo poder municipal.

Nenhum comentário: