quinta-feira, dezembro 17, 2020

CAMILO SANTANA PRETENDE RETORNAR COM AS AULAS PRESENCIAIS EM FEVEREIRO

O retorno presencial às aulas em escolas públicas - interrompidas desde março deste ano - deve ocorrer em fevereiro de 2021, coincidindo com o início do novo ano letivo, de acordo com o governador Camilo Santana em entrevista ao Sistema Verdes Mares, na manhã desta quinta-feira (17). No entanto, segundo ele, também haverá o “direito a aulas remotas”.

“Vamos voltar a partir de fevereiro, mas garantindo que tenhamos aulas presenciais e aulas remotas. O decreto hoje autoriza todas as escolas, não só as privadas. Caberá também a cada prefeito, a cada município, fazer o seu planejamento”, declarou o chefe do executivo estadual. 

Segundo ele, o comitê científico do Governo do Estado vem percebendo que “outras áreas são mais preocupantes que a própria escola”. “O mundo inteiro está revendo isso. O que está gerando hoje um aumento no número de casos são festas e aglomerações, eventos que estamos restringindo”, afirma.  

Preparação

Camilo lembrou que, em preparação para diversos cenários na educação, o Estado iniciou a distribuição de chips de internet para mais de 340 mil alunos da rede estadual, permitindo que tenham acesso gratuito a aulas virtuais. Tablets também devem ser adquiridos, mas atualmente há “dificuldades na licitação”.

Ainda no planejamento do retorno, Camilo diz que vem defendendo a inclusão de professores nos grupos iniciais que receberão a vacina contra a Covid-19. Atualmente, a categoria está prevista na Fase 4 de imunização, mas o governador negocia a antecipação para a Fase 1 ou para a Fase 2, e diz que o Ministério da Saúde “ficou de avaliar”.

“Claro que vai depender muito da disponibilidade de vacinas que nós teremos a partir do início da imunização. Como se pretende voltar às aulas a partir de fevereiro, no início do ano letivo, a maioria das crianças é assintomática, então a presença do aluno com o professor pode transmitir o vírus”, explica.

(Diário do Nordeste)

BLOG DO KT COMENTA: Passadas as eleições com suas ações promíscuas em termos de medidas sanitárias, somente agora o Governador coloca a educação na pauta do dia, embora deixe claro que isso não é uma das suas grandes prioridades. 

E o que dizer dos prefeitos interioranos que não ousaram e se mostraram irresponsáveis com as perdas pedagógicas dos alunos da educação básica? Já não seria a hora do Prefeito Sergio Rufino em seu "Terceiro mandato" anunciar um plano de retorno? 

E as cidades interioranas que usam os números do Spaece como forma de propaganda por que não dão um passo inovador e deixam de ficar a reboque dos decretos governamentais? 

Não foi um ano fácil para os gestores público, disso sabemos. As soluções não eram tão fáceis para serem encontradas, mas muitos ficaram numa "zona de conforto" e não buscaram soluções próprias. 

Esse e outros temas serão analisados pelo professor Kléber Teixeira no próximo sábado, 19, a partir das 11h no Programa Política e Debate na FM Cidade de Ipu.

Nenhum comentário: